A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Estratégia Empresarial PROFESSOR: Gustavo Gomes Bublitz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Estratégia Empresarial PROFESSOR: Gustavo Gomes Bublitz"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA EMPREENDEDORA: A Formação de Estratégia como um Processo Visionário
DISCIPLINA: Estratégia Empresarial PROFESSOR: Gustavo Gomes Bublitz ACADÊMICOS: Alyne Soares Felipe Luciano S. Pereira Patrícia M. Vicente

2 CONCEITO A Escola Empreendedora enfatizou o mais inato
dos estados e processos, associada com imagem e senso de direção, isto é, visão. VISÃO: serve como inspiração e como um senso daquilo que precisa ser feito, tende com frequência a ser mais uma espécie de imagem do que um plano plenamente articulado.

3 A ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA É AO MESMO TEMPO:
Deliberada em suas linhas amplas e seu senso de direção; Emergente em detalhes para que estes possam ser adaptados durante o curso.

4 PENSAMENTO ESTRATÉGICO COMO VER
Ver Adiante Ver Atrás Ver Embaixo Ver Abaixo Ver Através Ver ao Lado Ver Além através além acima adiante atrás abaixo ao lado

5 ECONOMIA O papel do empreendedor era limitado a decidir
quais quantidades produzir e a que preços, a dinâmica competitiva cuidava do resto. Segundo economistas: Karl Marx: elogiava os empreendedores como agentes de mudanças econômicas e tecnológicas, más criticava o impacto sobre a sociedade em geral. Joseph Schumpeter explicava o comportamento corporativo nas tentativas de lucros.

6 Knight via o espírito empreendedor como
sinônimo de risco pesado, manuseio da incerteza e fora da economia. Peter Drucker identificou espírito empreendedor com a própria administração. Richard Branson menciona quatro tipos de empreendedores: o inovador calculista, o inovador inspirativo, o promotor superotimista e o construtor de um empreendimento forte.

7 A literatura da escola empreendedora
1950 (Schumpeter) Empreendedorismo – pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. 1970 (Peter Drucker) Foi introduzido o conceito de risco. 1985 (Pinchot) Conceito Intra-empreendedor.

8 O líder na imprensa popular - de todos os escritos a grande maioria tem sido popular, conteúdo empírico. Espírito empreendedor – engloba as decisões, visões e intuições do indivíduo isolado. Personalidade empreendedora – estuda a cognição individual do ponto de vista da psicologia, traços dos empreendedores bem sucedidos.

9 1970 (Collins e Moore) Apresentaram um estudo sobre a personalidade empreendedora. O resultado foi de pessoas com características: Duras; Pragmáticas; Levadas por necessidade de realizações e independência; Fortes necessidades de controle; Ressentimento em relação à autoridade; Tendência a aceitar risco moderado.

10 Personalidade empreendedor X administrador
Na tomada de decisões, administradores e empreendedores procedem com ordem diferente de perguntas. Administrador Qual oportunidade é apropriada? Empreendedor Onde esta a oportunidade?

11 Orientação estratégica
Administrador – quer preservar recursos e reage de forma defensiva às possíveis ameaças para neutralizá-las. Empreendedor – constantemente sintonizado com mudanças ambientais que possam sugerir uma oportunidade favorável. Passam rapidamente da identificação da oportunidade para a sua perseguição.

12 1997 – ( Busenitz e Barney) Concluíram que os empreendedores tendem ao excesso de confiança e a generalizar em excesso a partir de pouca características. O excesso de confiança pode ser benéfico tomada de decisão. De fato, “ a janela da oportunidade já teria fechado quanto todas as informações se tornassem disponíveis”.

13 Característica da geração de estratégia na empresa empreendedora
A organização empreendedora focaliza oportunidades, os problemas são secundários; O poder é centralizado nas mãos do executivo principal; Geração de estratégia é caracterizada por grandes saltos para frente, face à incerteza; O crescimento é a meta dominante da organização empreendedora.

14 LIDERANÇA VISIONÁRIA Quando o planejamento falhou, a visão surgiu.
O grande líder – significando alguém com uma visão – viria salvar a organização.

15 LIDERANÇA VISIONÁRIA Mas como distinguir a visão real?

16 “Se é realmente uma visão, você nunca irá esquecê-la”. Warren Bennis
LIDERANÇA VISIONÁRIA “Se é realmente uma visão, você nunca irá esquecê-la”. Warren Bennis

17 LIDERANÇA VISIONÁRIA Para escolher uma direção, um líder precisa ter desenvolvido antes uma imagem, que chamamos de visão, pode ser vaga como um sonho ou precisa como uma declaração de meta ou missão... Livro sobre liderança, Bennis e Namus.

18 LIDERANÇA VISIONÁRIA Liderança visionária é estilo e estratégia associados. É drama, mas não representação. Essa liderança nasce e é feita, é o produto de um momento histórico.

19 LIDERANÇA VISIONÁRIA O modelo de mudança de kurt Lewin (1951), explica a mudança da visão em três estágios – descongelamento, mudança e recongelamento.

20 F I M . . .


Carregar ppt "DISCIPLINA: Estratégia Empresarial PROFESSOR: Gustavo Gomes Bublitz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google