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Desafios/Lições Aprendidas ABEAR 1 0 Workshop RNP-AR App.

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1 Desafios/Lições Aprendidas ABEAR 1 0 Workshop RNP-AR App

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3 3 RNP-AR Demanda da sociedade

4 Argumentos não mensuráveis do ponto de vista de Aeronavegabilidade Definição de Estado: “mitigação operacional” é aceitável? Caso sim, definir escopo Coordenação entre áreas de aeronavegabilidade e operacional

5 RNP AR Oferece vantagens operacionais e de segurança significativas em comparação a outros procedimentos RNAV, uma vez que introduz capacidades de navegação adicionais em termos de integridade, precisão e funções que permitem operações com redução de margens de separação com obstáculos em procedimentos de aproximações e decolagem os quais não seriam possíveis, nem satisfatórios, do ponto de vista operacional, em outras circunstâncias.

6 RNP AR APCH: Authorization Required As operações RNP AR APCH permitem um elevado nível de desempenho de navegação e requer que o operador atenda a requisitos adicionais da aeronave e tripulação para a obtenção de uma autorização pela autoridade aeronáutica. A operação RNP AR APCH inclui capacidades particulares que requerem uma autorização especial e obrigatória semelhante a operação do ILS CAT II e CAT III.

7 O RNP-AR foi uma resposta a um anseio da sociedade. O RNP-AR trouxe requisitos mais restritivos sobre sistemas de navegação existentes até então. Alguns regulamentos aceitam a proposição de mitigações operacionais para compensar deficiências verificadas no nível de aeronavegabilidade. A aceitação de tal princípio é uma decisão de Estado.

8 Sistemas novos devem atender plenamente os requisitos de aeronavegabilidade. O RNP-AR demanda uma maior proximidade entre as áreas operacional e de aeronavegabilidade, em especial se houverem mitigações operacionais. Mitigações operacionais, caso existam, necessitam ter seu escopo de aceitação definido.

9 AUTORIDADES a) Comunicação mais efetiva e grupos multidisciplinares dedicados (ANAC/DECEA) b) Padronização no uso de documentos-referência para certificação (SPO/SAR ): FAR/LAR/JAR/MPR etc. c)Grupos técnicos dedicados a cada certificação. d)Agenda positiva de reuniões durante o processo. ABEAR 1 0 Workshop RNP-AR App

10 Empresas Aéreas: a) Certificação, em via de regra, não é um processo célere. b) A certificação do produto representa 50% do sucesso. c) É recomendável iniciar pela certificação menos demandante. d) INSPACs tem que ser qualificado como os seus pilotos. e) Os envolvidos devem ser dedicados e técnicos no assunto. f) Seria apreciável uma discussão prévia entre operadores do mesmo tipo de aeronave. g) Agenda positiva com a ANAC para atualização das pendências. Simuladores devem retratar fielmente o ambiente operacional. ABEAR 1 0 Workshop RNP-AR App

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