A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P AUL W ATZLAWIC K Todo comportamento é comunicação e toda comunicação afeta o comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P AUL W ATZLAWIC K Todo comportamento é comunicação e toda comunicação afeta o comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 P AUL W ATZLAWIC K Todo comportamento é comunicação e toda comunicação afeta o comportamento

2 A XIOMAS : 1) Impossível não comunicar Impossível não influenciar Impossível não responder à comunicação Dilema do esquizofrênico: se comportam como se tentassem negar que estão se comunicando e, depois, negam também que a sua negativa em si mesma seja uma comunicação.

3 Respostas à comunicação : Aceitação Rejeição Desqualificação : frases incompletas, declarações contraditórias, interpretações errôneas, etc. Sintoma : mensagem não-verbal: “Não sou eu quem não quer (ou quer) fazer isto; é algo fora do meu controle”. Ex: “são os meus nervos; a minha ansiedade; a minha doença; a minha vista deficiente; o álcool; o modo como fui criado; a minha mulher; etc”. (Watzlawick)

4 2) Toda comunicação tem conteúdo e relação 2.1) Conteúdo : Comunicação Dados Relato 2.2) Relação : Meta-comunicação Ex: “ –Minha filha, você não entendeu o que eu disse. - Está me chamando de burra? - Não. Acho que você não ouviu bem. - Ah! Está me chamando de surda? - Minha filha, você está fazendo confusão... - Isso mesmo! Está me chamando de louca!”

5 2.3) Reações : Confirmação : leva o outro em consideração, ou seja, o outro é importante para eu me relacionar Rejeições : “Reconheço você, porém você está errado”. Reconhecimento limitado do que esta sendo rejeitado; não nega, necessariamente, a realidade do conceito.

6 Desconfirmação : desconfirma a pessoa como fonte daquela mensagem; é de um nível lógico diferente; desqualificando; desconsideração do outro; não estou atento a perceber o outro. “Você não existe”. Ex: “Sempre que eu discordo da minha mãe, ela parece dizer para si mesma, ‘Oh, eu sei o que estás dizendo alto, mas sei que não é o que realmente pensas no íntimo’. E então trata de esquecer o que acabei de dizer” (Watzlawick)

7 3) As interações acontecem em uma seqüência. Sempre se está buscando o início da interação. Fazer a pontuação é natural, mas quando são diferentes podem levar a acusações. Cada um tem uma explicação diferente para seu próprio comportamento. Só a Meta-comunicação é que vai ajudar nestas situações (Meta-comunicar as relações). Ex: “Esposa: Tomo todas as iniciativas porque ele está sempre desligado e não posso confiar que vá assumir alguma responsabilidade”. “Marido: Fico desligado porque ela assume todas as iniciativas, quer mandar em tudo e não me deixa assumir coisa alguma”. (Vasconcellos)

8 4) Os seres humanos se comunicam analógica e digitalmente Analógica : Comunicação gestual; não verbal; inflexão de voz; são invocações de relações. Ex: “Ela: Você não me pediu desculpas... Ele: Oh, querida! Já pedi, sim... Ela: Pediu com a voz... mas não pediu com a cara...” (Vasconcellos)

9 Digital : Comunicação de símbolos arbitrários, verbal Tendemos a combinar a linguagem analógica com a digital O Sintoma é um retorno ao analógico, quando não é possível digitar (comunicar o conteúdo)

10 5) As perguntas comunicacionais são Complementares ou Simétricas A Simetria se baseia na igualdade: - Se aceitam mutuamente tais quais são; - Pode levar a luta de poder; - Quando uma relação simétrica se desintegra é observado a Rejeição (mais do que a desconfirmação do eu do outro)

11 A Complementaridade se baseia na diferença: pode desenvolver a rigidez; é mais observado a desconfirmação. Quando o padrão de relação é a reciprocidade (saudável), a simetria e a complementaridade se alternam. Observar: Quem tem o direito de dizer o que e sobre o outro. O essencial não é o conteúdo, mas o aspecto da relação da comunicação do casal.

12 PROFECIA QUE PROMOVE A SUA PRÓPRIA REALIZAÇÃO: Segundo Watzlawick: uma profecia que se autocumpre é uma suposição ou vaticínio que tão-só por ter sido feito converte em realidade o evento suposto, esperado ou profetizado, e dessa forma confirma sua própria “exatidão”. O problema é que o indivíduo só se concebe reagindo a essas atitudes e não as provocando. Ex: se eu suponho que me desprezam acabarei me comportando de maneira arredia, insuportável... e assim ficará “provada” a minha profecia.

13 “Um ato decorrente de uma profecia que se autocumpre cria primeiro as condições para que ocorra o evento esperado, e nesse sentido forja exatamente uma realidade que não se produziria sem aquele. Tal ato, portanto, nem é verdadeiro nem falso; simplesmente cria uma situação e, com ela, sua própria verdade”. (Watzlawick)

14 COMUNICAÇÃO PARADOXAL: Mensagem Relacional Paradoxal : experiências de bloqueio da meta- comunicação: impedem que alguém saia de uma situação insustentável. Meta-comunicação: quando o receptor da comunicação depara com uma Dupla- mensagem ou Comunicação Paradoxal. Ex: “Não entendi sua pergunta”; “Sua pergunta me confunde”; “Sua pergunta é contraditória”.

15 HÁ TRÊS TIPOS DE PARADOXOS: (ANTINOMIAS) 1) Paradoxos Lógico-matemáticos : contraditório e demonstrável. 2) Paradoxos Semânticos : só é verdadeiro se não for verdadeiro. Interpretações dos significados das mensagens. Ex: “Eu estou mentindo”

16 3) Paradoxos Pragmáticos : efeitos da linguagem sobre os usuários. 3.1 ) Injunções Paradoxais : dupla mensagem que aparece sob forma de uma instrução; são ilusões de alternativas. Ex: “Tens de amar-me”; “Sabes que tens toda a liberdade para ir, querido; não te preocupes se começo a chorar” (romance de W. Styron); “O senhor já abandonou o hábito de espancar a sua esposa? (qualquer resposta o incrimina)”. (Vasconcellos)

17 3.2) Predições Paradoxais : Ex: “Um casal em que a esposa, além de ser excessivamente ciumenta, apresenta um outro tipo de comportamento – o de diariamente tomar um aperitivo – o que irrita o marido. Este então lhe diz num momento de raiva: ‘se você não deixar este hábito, arranjarei outra’. A esposa passou a ter ciúmes logicamente fundamentados”. (Vasconcellos)

18 TEORIA DA DUPLA VINCULAÇÃO : - “Quando mensagens de significado indeterminável acontecem numa relação muito importante para o sujeito, com valor de sobrevivência – por exemplo, uma relação pai-mãe /filho – da qual ele não pode sair (não podendo falar, nem mesmo insinuar a contradição) e à qual não pode deixar de responder, está caracterizado uma situação de Dupla-vinculação” (Vasconcellos).

19 - Uma mensagem não-verbal que contradiz a mensagem verbal. Ex: “Vá deitar-se, porque você está cansado” (Na verdade: “Vá deitar-se, porque estou cansado de você”) - Dupla-mensagem que deixa o interlocutor num beco sem saída. Ex: “Seja espontâneo”; “Aqui é proibido proibir” Única saída : denunciar a contradição contida na comunicação, o que só pode ser feito a partir de outro nível – META-COMUNICAÇÃO (falar sobre a comunicação)


Carregar ppt "P AUL W ATZLAWIC K Todo comportamento é comunicação e toda comunicação afeta o comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google