A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,"— Transcrição da apresentação:

1 Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico, dado pelos europeus nos séculos XIV e XV. Aula 9

2 A Grécia Antiga (Cidades-estados, colonização e cultura helenística)

3 I- Localização: I- Localização: Península Balcânica, a mais oriental do sul da Europa.

4 Facilitou a navegação marítima, o comércio e a formação de colônias e cidades-estados. II- Condições naturais: II- Condições naturais: região pouco fértil (solo pobre), com poucas planícies, montanhosa (dificuldade de comunicação entre as regiões), costa mediterrânea bastante recortada e numerosas ilhas.

5 III- Periodização da História da Grécia Antiga:

6 a) Período pré-homérico (2.000 - 1.200 a.C): Formação do homem grego, como os povos cretenses (ou minóicos) e micênicos (povo aqueu). Máscara Funerária: Argamenon, rei de Micenas. Homem grego foi o resultado da miscigenação dos pelasgos (ocupação Neolítica) com os indo-europeus (arianos): aqueus, eólios, jônios e dórios. 1.200 a.C: invasão dos Dórios, encerrando o domínio Micênico. Guerreiros dórios: violência extrema.

7 b) Período Homérico (séculos XII - VIII a.C.): Conhecimento do período pós invasão dórica se deve as obras do aedo (poeta) Homero: “Ilíada” (sobre a Guerra de Tróia) e “Odisséia” (sobre as aventuras do herói grego Ulisses – ou Odisseu). Primeira Diáspora Grega” 1.200 a.C (século XII a.C.): invasão dos Dórios, de modo violenta, causa a “Primeira Diáspora Grega” (fuga da população para o interior balcânico, para a Ásia Menor ou para a as ilhas do mar Egeu, base da colonização grega). GENOS Formação dos GENOS, pequenos agrupamentos humanos isolados (nos cantões, áreas montanhosas) e com as seguintes características: Crença de que todos os seus membros descendiam de Heleno, filho de Deucalião (que escapou do Dilúvio); Sociedade igualitária (com distinções tradicionais e hierarquia segundo a proximidade familiar com o pater) e patriarcal ; Liderança do paterfamilias (chefe); Economia e propriedade coletiva (herança dividida entre todos e propriedades divinas e coletivas). Século VIII a.C.: crescimento demográfico, limitações naturais, modo de produção e técnicas agrícolas atrasadas causam o colapso dos Genos. Segunda Diáspora Grega” A população (de modo espontâneo ou compulsório) acabou fazendo a “Segunda Diáspora Grega”, em busca de novas terras e, com isso, fundando colônias (Penínsulas Itálica e Ibérica).

8 . Patterfamilias divide as terras, favorecendo seus parentes mais próximos: origem às desigualdades sociais e às pólis (cidades-estados).


Carregar ppt "Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google