A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRÉCIA ANTIGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRÉCIA ANTIGA."— Transcrição da apresentação:

1 GRÉCIA ANTIGA

2 Você no mundo e a Grécia Mar Mediterrâneo Você está aqui!

3 Um dia isso vai mudar, mulher!
1. FORMAÇÃO A Grécia, ao que tudo indica, inicialmente foi ocupada por um aglomerado de povos que chegaram lá em diversas levas, pois, inicialmente, eram povos nômades e agrícolas. Um dia isso vai mudar, mulher! E mudou mesmo!

4 Tudo começou na ilha de Creta.

5 Civilização minóica Por volta de a.C. - Surgimento da mais antiga civilização européia conhecida, na ilha de Creta. Economia: - agricultura da vinha e oliveira; - comércio marítimo com cidades da Ásia Menor, Egito e ilhas do Mediterrâneo .

6 não tinham construções muradas
Até agora sabemos que: não tinham construções muradas viviam do comércio: cerâmica, armas, jóias, etc. possuíam uma boa frota marítima construíam palácios luxuosos muito importantes

7 Deusa Mãe adorada pelos Cretenses.
Creta - existência de muitos palácios mas o maior e mais importante foi o palácio de Cnossos. Rei mais importante – MINOS , que impôs sua autoridade de maneira absoluta, por isso a civilização cretense foi chamada de minóica . Reconstituição do palácio de Cnossos. Religião – politeístas; culto principal : Deusa – Mãe ( deusa da maternidade ,da fecundidade da terra,dos animais, dos homens e das mulheres). - não construíram templos para seus deuses. Deusa Mãe adorada pelos Cretenses.

8 A LENDA

9 A civilização micênica atingiu seu apogeu no período de 1400-1230 a.C.
Não se sabe ao certo qual foi o real motivo de desaparecimento dessa civilização, mas alguns historiadores acreditam que a invasão dos dórios na região de Creta foi o principal motivo, ou os cretenses foram destruídos provavelmente por uma catástrofe natural.

10 A CIVILIZAÇÃO MICÊNICA
Com o tempo, a região da Grécia recebeu outras migrações: jônicos, aqueus e dórios. Os aqueus formaram uma outra sociedade importante: a civilização micênica. Ela se instalou na Península do Peloponeso e em Creta.

11 Antiguidade Clássica - A CIVILIZAÇÃO GREGA
Localização: Península Balcânica Condições geográficas: -relevo acidentado, montanhoso , -solo pouco fértil, - isolava os vários grupos humanos locais, dificultando a comunicação e favorecendo a formação política predominante: a cidade - estado. Costa litorânea muito recortada com bons portos favoreceram a navegação e o comércio.

12

13 PERÍODOS Período Pré-Homérico (2800 – 1100 a. C.) – povoamento da Grécia. Período Homérico (1100 – 800 a. C.) – poemas Ilíada e Odisséia. Período Arcaico (800 – 500 a.C) – formação da pólis (cidade-Estado). Período Clássico (500 – 336 a.C) – auge da pólis. Período Helenístico (336 – 146 a.C) – decadência da pólis/ domínio Macedônico.

14 Caracterizado pelas invasões arianas: aqueus, eólios, jônios e dórios
PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO Caracterizado pelas invasões arianas: aqueus, eólios, jônios e dórios

15 PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO séc. XX a.C – XV a. C
Os mais antigos vestígios arqueológicos encontrados na Grécia atual dão indícios da existência de povos vivendo nessa região por volta de 2500 a.C.. Tais povos se mesclaram a outros que invadiram a região por volta de 2500 a.C. Os aqueus foram os primeiros seguidos dos eólios e jônios. A convivência entre os povos do local e os invasores não era nada pacífica. Por volta de 1200 a.C. chegam os dórios.

16 OS DÓRIOS Exímios guerreiros, saqueadores e conhecedores do ferro, enquanto os povos locais utilizavam apenas o bronze.Destruíram inúmeros centros urbanos. A invasão dórica levou os gregos a fugirem, constituindo a Primeira Diáspora Grega. Alguns dirigiram-se para as diversas ilhas vizinhas enquanto outros rumaram para o interior. Foram responsáveis pelo fim da civilização micênica...

17 Diáspora dispersão de povos por motivos religiosos ou políticos, em virtude de perseguição de grupos intolerantes.

18 Caracterizado pela formação dos genos
PERÍODO HOMÉRICO Caracterizado pela formação dos genos

19 Os Genos Durante o período homérico surgiu na Grécia várias comunidades agrícola denominados GENOS

20 O QUE ERAM OS GENOS? Pela organização em GENOS, famílias coletivas que reuniam descendentes de um antepassado comum. Cada geno era chefiado pelo membro mais velho, o pater, com autoridade militar, religiosa e política; Economia sustentada na agricultura e no pastoreio. A terra era propriedade coletiva. A produção destinava-se à subsistência da família. Comércio pouco desenvolvido e à base de trocas. Não havia desigualdade econômica e nem social.

21 De GENOS para PÓLIS – (cidades – estado)
Em 800 a.C os genos já consistiam em um grande número de comunidades que começaram a se juntar. A união destas comunidades chamamos de Pólis.

22 Geno 1 Geno 2 Geno 1 Geno 2 Frátria 1 Frátria 2 Tribo 1 Cidade-estado

23 Caracterizado pelo surgimento da PÓLIS
PERÍODO ARCAICO Caracterizado pelo surgimento da PÓLIS

24

25 PERÍODO CLÁSSICO Auge da PÓLIS

26 PERÍODO CLÁSSICO As cidades-Estados formaram a pólis. Elas tinham algumas características: Cada uma abrigava a cidade em si mais os seus arredores. Serviam de ponto de encontro da população. Era o centro político, econômico e religioso. Por exemplo: Esparta, Atenas, Tebas, Corinto, Mileto, etc. As cidades-estados possuíam um templo ofertado à divindade local; a praça para Assembléia Popular; a Acrópole, no lugar mais alto; núcleos da defesa militar; teatros e estádios para divertimentos.

27

28

29 REVISÃO

30 Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. "
Ce - 411 Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. " Obs.: Citado em Diógenes Laérico, Vidas dos Filósofos. Sócrates Professora Maria Luciana


Carregar ppt "GRÉCIA ANTIGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google