A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A origem dos gregos Profª. Lilian Larroca. Origem histórica Contada através de lendas, onde não havia compromisso com a realidade, e as explicações eram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A origem dos gregos Profª. Lilian Larroca. Origem histórica Contada através de lendas, onde não havia compromisso com a realidade, e as explicações eram."— Transcrição da apresentação:

1 A origem dos gregos Profª. Lilian Larroca

2 Origem histórica Contada através de lendas, onde não havia compromisso com a realidade, e as explicações eram sobrenaturais.

3 Origem – minóicos e micênicos A sociedade minoica foi formada pelos habitantes da ilha de Creta, uma das maiores do Mediterrâneo, ao sul da Península Balcânica, atual território grego.

4 Acredita-se que a ilha já era habitada há pelo menos cinco mil anos, mas não há comprovação.

5 Vantagens do Local: Terras férteis (em Creta – não confundir com a Grécia, em si); Território consideravelmente grande. Posição privilegiada em relação ao Mar Egeu (bom para o comércio, e que gerou uma indústria naval muito desenvolvida).

6 Tessalocracia Não, não é um palavrão! Essa palavra significava “domínio ou governo do mar”, pois os cretenses eram um império marítimo, o mais antigo que se tem informação.

7 Fase de reconstrução A ilha foi devastada no século XVIII a.C., por razões desconhecidas; Em sua reconstrução, a influência da cidade de Cnossos sobre as demais aumentou muito; Minos era, provavelmente, um título (como rei, Faraó, César...) e, por isso, Creta viveu, dominada pelos “Minos”, o Período “minoico” de sua história.

8 Cultura Cretense ArteProduziam ferramentas e belos vasos produzidos em ouro, prata, bronze, cobre, chumbo e estanho. Essas peças são encontradas também em outras regiões do Mediterrâneo, comprovando o comércio da região. ArquiteturaHavia palácios enormes, magníficos, como o de Cnossos. PoliteísmoAdoravam vários deuses, relacionando divindades a animais. O touro era reverenciado pela força e capacidade reprodutiva. Porém, a GRANDE-MÃE era a principal deusa cretense, adorada porque acreditavam que ela promovia o sucesso das colheitas. As mulheres também podiam conduzir algumas atividades religiosas.

9 Arte Arquitetura Religião

10 Domínio Micenas Próximo do final do século XV a.C., Cnossos foi invadida e dominada pelos habitantes de Micenas. Os habitantes do continente (“Micenas”) passaram a predominar sobre os da ilha (“Minoicos”).

11 Povos que deram origem aos gregos: A região da Grécia (Península Balcânica) era habitada, primeiramente pelo povo pelasgo. Por serem pacíficos, conviviam pacificamente com os habitantes que vieram depois. Os povos que deram origem à sociedade grega antiga eram, basicamente, os aqueus, eólios, jônios e dórios.

12 Períodos da História Grega: PeríodoFatos Período HoméricoOrganização de comunidades rurais diferenciadas. Período ArcaicoFortalecimento das “cidades- estado”. Período ClássicoHouve guerras entre os gregos e entre os gregos e persas, terminando com a invasão dos macedônios.

13 Geografia da Grécia O território grego está dividido em três partes: continental, peninsular e insular. As comunidades se isolaram porque, devido ao relevo da região, ir de uma região para outra não era fácil – era necessário subir montanhas, ir de uma ilha outra de barco mas não havia muitos portos... Parte continental Parte pensinsular Parte insular: ilhas

14 Chegada dos povos de origem PovoPeríodo da chegadaConsequência AqueusCerca do ano a.C. Iniciaram a organização das primeiras comunidades urbanas da região. Eólios e jônios Cerca de a.C.Nesse período (pré-homérico), surgiram as mais antigas cidades das quais se tem notícia na Grécia (Ex.: Argos, Tirinto, Micenas, Pilo). A urbanização (tipo das cidades) era muito simples. Os gregos do continente começaram a ter contato com os habitantes da ilha de Creta., formando uma sociedade creto-micênica ou minoico-micênica (minoico – da ilha / micenas – do continente). DóriosCerca de a.C.Invadiram a região, usando muita violência contra as populações atacadas. Para fugir deles, os habitantes das antigas comunidades urbanas (antigas cidades) fugiram para áreas rurais mais afastadas e até para longe do território grego.

15 Primeira Diáspora Grega Fuga dos gregos das antigas cidades, devido à violência dos dórios. Diáspora significa dispersão, espalhamento. O primeiro momento da diáspora marca a passagem para o Período Homérico.

16 Homero e seus poemas Homero foi o poeta grego que escreveu os poemas Ilíada e Odisseia: IlíadaNarra a Guerra de Troia. OdisseiaNarra as aventuras do herói Ulisses.

17 Os genos Quando os habitantes fugiram dos dórios para o campo, eles formaram comunidades rurais diferenciadas, formadas por famílias. Essas comunidades se chamavam genos. O chefe da comunidade era o pater-família, como se fosse o pai de toda a família. Era o homem mais velho dentre os moradores do geno. Ele exercia o papel de juiz, líder religioso e administrativo.

18 A vida nos genos A terra e a produção dos genos era de toda a comunidade, e não de uma pessoa. o resultado da colheita era dividido entre o grupo. A economia estava baseada na agricultura e criação de ovelhas. Geralmente não havia escravos, e todos eram economicamente iguais. A diferença que havia entre as pessoas era a influência que tinha nas decisões da comunidade.

19 O fim dos genos As comunidades cresceram muito e a produção já não era suficiente para sustentar a todos. Eles resolveram dividir as terras. Mesmo com essa divisão, não foi suficiente para todos viverem bem. O pater familia “sugeria” que seus parentes mais distantes fossem embora para outros lugares.

20 Segunda Diáspora Grega Com esse novo “espalhamento” dos gregos, ocasionado pelo crescimento dos genos, houve a Segunda Diáspora Grega. Muitos gregos procuraram regiões fora da Península, e começaram a colonizar grande parte da região conhecida como Ásia Menor, do sul da Itália, ilhas do Mar Egeu e do próprio Mediterrâneo. A soma desses territórios compôs o que se chamava de Magna Grécia.

21 Revolução A grande revolução acontecida no século VIII a.C. foi o domínio do Mar Mediterrâneo, especialmente pelos fenícios, que desenvolveram navios de carga e de guerra. Esses povos, que queriam comercializar seus produtos, começaram a visitar e colonizar terras ao redor do Mediterrâneo. Os produtos, os hábitos, o conhecimento de diferentes povos foram espalhados dessa maneira.

22 Para outros downloads: /category/aulas-em-ppt/


Carregar ppt "A origem dos gregos Profª. Lilian Larroca. Origem histórica Contada através de lendas, onde não havia compromisso com a realidade, e as explicações eram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google