A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1

2 OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
ACTIVIDADES ECONÓMICAS: RECURSOS, PROCESSOS DE PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO

3 OBJECTIVOS  Conhecer/Compreender a evolução das capturas de peixe a nível mundial;  Conhecer/Compreender a produtividade dos meios marinhos;  Localizar/ Justificar as grandes regiões pesqueiras a nível mundial;  Distinguir diferentes tipos de pesca;  Identificar características dos diferentes tipos de pesca;  Conhecer os impactos causados pela actividade piscatória;  Tomar posições críticas/ Apontar soluções sobre esses impactos;  Caracterizar a pesca na União Europeia e em Portugal.

4 EVOLUÇÃO DAS CAPTURAS DE PEIXE A NÍVEL MUNDIAL

5 EVOLUÇÃO DAS CAPTURAS DE PEIXE A NÍVEL MUNDIAL
Os recursos marinhos sempre foram aproveitados pelo homem; A população mundial cresceu muito assim como a procura de peixe; As técnicas pesqueiras sofreram um grande desenvolvimento; Actualmente explora-se de uma forma intensiva os mares e oceanos.

6 PRODUTIVIDADE DOS OCEANOS

7 POR QUE É QUE ESTAS ÁREAS SÃO RICAS EM PEIXE?
PRODUTIVIDADE DOS OCEANOS As áreas mais ricas em peixe são as plataformas continentais e as áreas de choque das correntes marítimas; POR QUE É QUE ESTAS ÁREAS SÃO RICAS EM PEIXE?

8 REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DO FUNDO DOS OCEANOS

9 A PLATAFORMA CONTINENTAL
É rica em peixe porque é nestas áreas que há maior quantidade de plâncton graças à conjugação de vários factores: Grande quantidade de nutrientes provenientes do continente devido à proximidade da foz dos rios; Maior oxigenação das águas devido à agitação provocada pelas ondas e marés;

10 A PLATAFORMA CONTINENTAL
Maior luminosidade dada a baixa profundidade que permite uma maior penetração dos raios solares; Movimento ascendente das águas das camadas mais profundas do oceano – upwelling – que arrasta consigo os nutrientes acumulados no fundo.

11 A PLATAFORMA CONTINENTAL
Plataforma Continental em Portugal e na Europa

12 ÁREAS DE CHOQUE DAS CORRENTES MARÍTIMAS

13 ÁREAS DE CHOQUE DAS CORRENTES MARÍTIMAS
Estas áreas são ricas em peixe devido: À riqueza em planctôn pelo facto deste ser arrastado pelas águas em movimento; À possibilidade de adaptação de espécies com diferentes preferências de temperatura e salinidade.

14 AS GRANDES REGIÕES PESQUEIRAS A NÍVEL MUNDIAL
Nordeste do Atlântico Noroeste do Atlântico Pacífico Norte Pacífico Sul Atlântico Central Atlântico Sul

15 AS GRANDES POTÊNCIAS PESQUEIRAS
JAPÃO CHINA RÚSSIA UE EUA PERÚ CHILE

16 A “DIVISÃO” DOS OCEANOS E MARES
Em resultado da grande invasão dos mares e oceanos foi definido, em 1982 pela ONU, as ZEE – Zonas Económicas Exclusivas. O que é a ZEE? É uma faixa marítima com 200 milhas de extensão a partir da costa, atribuída a cada país ribeirinho, sobre a qual, esse país, tem o direito de explorar e o dever de conservar, proteger e fiscalizar.

17 A “DIVISÃO” DOS OCEANOS E MARES

18 A “DIVISÃO” DOS OCEANOS E MARES
A ZEE DE PORTUGAL

19 TIPOS DE PESCA

20

21 TIPOS DE PESCA PESCA MODERNA PESCA TRADICIONAL
Técnicas Modernas Técnicas tradicionais Rendimentos baixos Rendimentos altos Embarcações pequenas Embarcações grandes Mão-de-obra reduzida e com qualificação Mão-de-obra numerosa e sem qualificação Autoconsumo Mercado Pesca do alto mar Pesca litoral ou costeira

22 IMPACTOS CAUSADOS PELA PESCA
Sobreexploração Extinção de espécies Problemas económicos e sociais: baixos rendimentos, desemprego,…

23 CONTUDO A MELHOR SOLUÇÃO PARA PRESERVAR A VIDA MARINHA É:
IMPACTOS CAUSADOS PELA PESCA Definição de quotas de pescado Alargamento da malhagem das redes O QUE FAZER? Proibição de algumas técnicas de pesca Maior vigilância do espaço marítimo Definição de áreas e/ou épocas do ano em que se pode pescar A AQUICULTURA (…)

24 É A CRIAÇÃO DE PEIXE, MOLUSCOS, CRUSTÁCEOS E ALGAS EM VIVEIROS.
O QUE É A AQUICULTURA? É A CRIAÇÃO DE PEIXE, MOLUSCOS, CRUSTÁCEOS E ALGAS EM VIVEIROS.

25 A AQUICULTURA É praticada em muitos países; É uma técnica alternativa à pesca convencional; É apoiada pela investigação científica – PESCA MODERNA; Actualmente fornece cerca de 20% do pescado consumido no mundo;

26 A PESCA NA UNIÃO EUROPEIA
É uma actividade económica muito importante – dá emprego, fornece alimento, é fonte de matéria-prima, desenvolveu a construção naval, a indústria de conservas de peixe, a indústria de embalagens e até os circuitos comerciais. (…) Existe, desde 1983, a Política Comum de Pescas que procura controlar o sector das pescas de uma forma sustentável; A PCP tem por principais objectivos: evitar a sobreexploração do pescado, zelar pelo nível de vida dos pescadores e garantir o abastecimento, a preços razoáveis, do mercado consumidor.

27 A PESCA EM PORTUGAL Para as populações do litoral é uma actividade económica muito importante; A nossa plataforma continental é pouco extensa; Pratica-se uma pesca tradicional e também moderna; Pescamos junto à costa e no alto mar;


Carregar ppt "OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google