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Manutenção Principais Conceitos.

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Apresentação em tema: "Manutenção Principais Conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 Manutenção Principais Conceitos

2 Paradigma do Passado “O homem da manutenção sente-se bem quando executa um bom reparo.”

3 Paradigma Moderno “ O homem da manutenção sente-se bem quando consegue evitar falhas.”

4 TIPOS DE MANUTENÇÃO

5 Tipos de Manutenção

6 OBJETIVOS ATUAIS DA MANUTENÇÃO
Redução dos Custos; Evitar paradas com perda de produção; Diminuir tempos de imobilização; Reduzir tempos de intervenção, através de uma boa preparação do trabalho; Reduzir falhas e defeitos; Melhorar qualidade de produção; Aumentar a segurança; Aumentar o output da produção; Aumentar o tempo de vida das máquinas.

7 TIPOS DE MANUTENÇÃO Manutenção Corretiva Não Planejada
Manutenção Corretiva Planejada Manutenção Preventiva Manutenção Preditiva Manutenção Detectiva Engenharia de Manutenção

8 Ferramentas disponíveis e adotadas hoje em dia e que tem a palavra Manutenção.
Manutenção Produtiva Total (MPT) ou Total Productive Maintenance (TPM). Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM) ou Reliability Centered Maintenance. Manutenção Baseada na Confiabilidade (RBM) ou Reliability Based Maintenance.

9 MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenção Corretiva é a atuação para a correção da falha ou do desempenho menor do que o esperado. Condições que levam à Manutenção Corretiva Desempenho deficiente apontado pelo acompanhamento das variáveis operacionais. Ocorrência da falha A Manutenção Corretiva pode ser dividida em duas classes; Manutenção Corretiva Não Planejada Manutenção Corretiva Planejada

10 Manutenção Corretiva Espera-se equipamento apresentar defeito, para então realizar reparo; Pouco eficaz,age somente após quebra inesperada; Reparo não planejado, parada não planejada antecipadamente; Desencadeia perda de produtividade; Disponibilidade imediata de pessoal; Serviços especiais - técnicos experientes e especializados; Imediata disponibilidade de peças; Alto custo do serviço de reparo; Serviços surpresa emergenciais, atrapalham o Cronograma dos Serviços Planejados.

11 MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA
É a correção da FALHA de maneira ALEATÓRIA, ou seja sobre um fato já ocorrido. Ela acarreta: Altos custos Perdas de Produção Perdas de Qualidade Elevados custos indiretos de Manutenção

12 Manutenção Corretiva Não confundir manutenção corretiva com quebra-galhos!!! Será que um calço resolve o problema?

13 Manutenção Corretiva Não Planejada
performance esperada desempenho t0 – t1 – tempo de funcionamento 1 t1 – t2 – tempo de manutenção t2 – t3 – tempo de funcionamento 2 t0 t1 t2 t3 tempo Manutenção Corretiva Não Planejada

14 MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA
É a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, por DECISÃO GERENCIAL, isto é, pela atuação em função de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra. Um trabalho planejado será sempre: Mais barato Mais rápido Mais seguro De melhor qualidade do que um trabalho não planejado

15 As causas da adoção de uma política de manutenção corretiva planejada pode ser devido aos seguintes fatores: Possibilidade de compatibilizar a necessidade da intervenção com os interesses da produção. Aspectos relacionados com a segurança – a falha não provoca nenhuma situação de risco para o pessoal ou para a instalação. Melhor planejamento dos serviços. Garantia da existência de sobressalentes, equipamentos e ferramental. Existência de recursos humanos com a tecnologia necessária para a execução dos serviços e em quantidade suficiente, que podem, inclusive, ser buscados externamente à organização. Quanto maiores forem as implicações da falha na segurança pessoal e operacional, nos custos intrínsecos dela, nos compromissos de entrega da produção, maiores serão as condições de adoção da política de manutenção corretiva planejada

16 Manutenção Preventiva
É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha o queda no desempenho, obedecendo um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.

17 PONTOS NEGATIVOS Pode ocorrer a substituição de componentes com condições de uso. Pode ocorrer falhas entre os períodos planejados, devido a: Falha humana; Falha de sobressalentes;

18 Manutenção Preventiva
Com o tempo, as industrias foram se conscientizando de que a máquina que funcionava ininterruptamente até quebrar, acarretava vários problemas que poderiam ser evitados com simples paradas preventivas para lubrificação, troca de peças gastas e ajustes de conjuntos e componentes.

19 MANUTENÇÃO PREVENTIVA
É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo. Os seguintes fatores deverão ser levados em consideração para adoção de uma política de manutenção preventiva: Quando não for possível a manutenção preditiva. Aspectos relacionados com a segurança pessoal ou da instalação que tornam mandatória a intervenção, normalmente para a substituição de componentes. Por oportunidade em equipamentos críticos de difícil liberação operacional. Riscos de agressão ao meio ambiente. Em sistemas complexos e/ou de operação contínua.

20 Manutenção Preventiva
As PREVENTIVAS divide-se em: Intervenção de inspeção Visual (cinco sentidos); Detalhada (desmontagem). Sistêmica ou Sistemática Substituição por tempo instalado ou, tempo de uso.

21 A manutenção preventiva será tanto mais conveniente quanto maior for:
Simplicidade na reposição. Quanto mais altos forem os custos de falhas. Quanto mais as falhas prejudicarem a produção. Quanto maiores forem as implicações das falhas na segurança pessoal e operacional. Os pontos negativos com relação à manutenção preventiva é a introdução de defeitos não existentes nos equipamentos devido a: Falha humana. Falha de sobressalentes. Contaminações introduzidas no circuito de óleo. Danos durante partidas e paradas. Falhas dos Procedimentos de Manutenção.

22 Manutenção Preventiva
performance esperada desempenho p1 p2 p3 Nível admissível procurado p1, p2,p3 – manutenções preventivas tempo t0 t1 t2 t3 t4 t5 t6 t7 manutenção corretiva não planejada manutenções preventivas Manutenção Preventiva

23 Manutenção Preditiva É a atuação realizada com base em modificações de parâmetros de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. O objetivo é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.

24 MANUTENÇÃO PREDITIVA É a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A Manutenção Preditiva também é conhecida como Manutenção Sob Condição ou Manutenção com Base no Estado do Equipamento As condições básicas para se adotar a Manutenção Preditiva são: O equipamento, sistema ou instalação devem permitir algum tipo de monitoramento/medição. O equipamento, sistema ou instalação devem merecer esse tipo de ação, em função dos custos envolvidos. As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progressão acompanhada. Seja estabelecido um programa de acompanhamento, análise e diagnóstico, sistematizado.

25 Os fatores indicados para a análise da adoção de política de Manutenção Preditiva são os seguintes:
Aspectos relacionados com a segurança pessoal e operacional. Redução de custos pelo acompanhamento constante das condições dos equipamentos, evitando intervenção desnecessárias. Manter os equipamentos operando, de modo seguro, por mais tempo.

26 Manutenção Preditiva Objetivos esperados de um plano de Manutenção Preditiva Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos Reduzir o trabalho de emergência não planejado Impedir o aumento dos danos Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento;

27 Manutenção corretiva planejada
Tempo de planejamento da intervenção performance esperada desempenho nível de alarme nível admissível procurado ▼ - acompanhamento preditivo t1 t2 t3 tempo t0 Manutenção corretiva planejada Manutenção Preditiva

28 Fluxo de Manutenção Preditiva

29 Manutenção Preditiva Vibração Pressão Vazão Temperatura
Parâmetros medidos pela manutenção preditiva Vibração Pressão Vazão Temperatura Desempenho ou performance (Cargas Cíclicas) Aceleração Corrente (A) Tensão (V) Resistência (Ω) Defeitos superficiais (trincas, corrosões, fissuras) Analise de lubrificantes

30 Manutenção Preditiva Principais métodos de Análise e diagnóstico Preditivo Analise vibracional Analise de lubrificantes (ferrografia, cromatografia e viscosimetria) Ensaios não-destrutivos (Raios X, Raios σ, ultra-som, partículas magnéticas, líquidos penetrantes, ensaios acústicos) Termográfica Ensaio visual (endoscopia, direto ou indireto) Estanqueidade (leak-test)

31 Manutenção Preditiva Muitas vezes,a prática correta da “Manutenção Preditiva” também ajuda a reduzir o custo da “Manutenção Preventiva”.

32 MANUTENÇÃO DETECTIVA É a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.

33 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO
É deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras.

34 Engenharia de Manutenção
É deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causa básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback o projeto e interferir tecnicamente nas compras.

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