A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUTENÇÃO INDUSTRIAL"— Transcrição da apresentação:

1 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
AULA 2 APONTAMENTOS

2 Plano de Manutenção Preventiva
Série de medidas e cuidados que devem ser tomados para evitar: desgastes e quebra de equipamentos e componentes da instalação, aumento do consumo de energia elétrica, perda de capacidade, paradas bruscas da instalação devido às falhas e o mais importante numa empresa hoje em dia, prejuízo financeiros. A manutenção preventiva quando bem realizada é altamente eficaz. Qualquer instalação industrial deve possuir um plano de manutenção preventiva, mas cada instalação exige seu próprio plano de manutenção, pois cada plano é feito com base nos equipamentos e componentes da instalação, portanto não deve ser aproveitado o plano de manutenção de uma instalação em outra. Podemos utilizar como base o plano de uma instalação e a partir dele criar um plano adequado para a nova instalação em questão, sempre acompanhado no manual do fabricante do equipamento.

3 O Profissional responsável pela operação da instalação deve ter o plano de manutenção sempre em mãos, devendo seguir rigorosamente todos os procedimentos e respeitar corretamente todos os intervalos de tempo mencionados, cumprindo essas obrigações a instalação terá uma vida útil maior sem necessidade de paradas. Todo plano de manutenção preventiva deve ser de fácil entendimento e sempre deve existir uma cópia na sala de máquinas, em local de fácil acesso.

4 EQUIPAMENTO O QUE VERIFICAR INTERVALO DE TEMPO OBSERVAÇÕES Nessa coluna está o equipamento ou componente da instalação que deve ser examinado Nessa coluna está todos os pontos que necessitam ser examinados em cada equipamento ou componente da instalação Nessa coluna mostra de quanto em quanto tempo os equipamentos e componentes devem ser examinados Nessa coluna foi colocadas algumas explicações e informações sobre os processos e meios para realizar a manutenção preventiva e sobre os equipamentos e componentes da instalação

5 MANUTENÇÃO PREDITIVA É a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. É a primeira grande quebra de paradigma na manutenção e tanto mais se intensifica quanto mais conhecimentos tecnológicos desenvolvem equipamentos que permitam avaliação confiável das instalações e sistemas operacionais em funcionamento.

6 Seu objetivo é prevenir as falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível. Na realidade o termo associado à Manutenção Preditiva é o de predizer as condições dos equipamentos. Ou seja, a Manutenção Preditiva privilegia a disponibilidade à medida que não promove a intervenção nos equipamentos ou sistemas, pois as medições e verificações são efetuadas com o equipamento produzindo.

7 Quando o grau de degradação se aproxima ou atinge o limite previamente estabelecido, é tomada a decisão de intervenção. Normalmente esse tipo de acompanhamento permite a preparação previa do serviço, alem de outras decisões e alternativas relacionadas com a produção. De forma mais direta, podemos dizer que a Manutenção Preditiva prediz as condições dos equipamentos, e quando a intervenção é decidida o que se faz, na realidade, é uma manutenção corretiva planejada.

8 As condições básicas para se adotar a Manutenção Preditiva são as seguintes:
Os equipamentos, sistema ou instalação devem permitir algum tipo de monitoramento/medição. O equipamento, sistema ou instalação devem merecer esse tipo de ação, em função dos custos envolvidos. As falhas devem ser oriundas de causa que possam ser monitoradas e ter sua progressão acompanhada. Seja estabelecido um programa de acompanhamento, análise e diagnóstico, sistematizado.

9 · Aspectos relacionados com a segurança pessoal e operacional.
Os fatores indicados para análise da adoção da política de Manutenção Preditiva são os seguintes: · Aspectos relacionados com a segurança pessoal e operacional. · Redução de custos pelo acompanhamento constantes das condições dos equipamentos, evitando intervenções desnecessárias. · Manter os equipamentos operando, de modo seguro, por mais tempo.

10 A redução dos acidentes por falhas “catastróficas” em equipamento é significativa. Também a ocorrência de falhas não esperadas fica extremamente reduzida, o que proporciona, além do aumento de segurança pessoal e da instalação, redução de paradas inesperadas da produção que, dependendo do tipo de planta, implicam consideráveis prejuízos.

11 Os custos envolvidos na Manutenção Preditiva devem ser analisados por dois ângulos:
O acompanhamento periódico através de instrumentos/aparelhos de medição e análise não é muito elevado e quanto maior o progresso na área de microeletrônica, maior a redução dos preços. A mão-de-obra envolvida não apresenta custo significativo, haja vista a possibilidade de acompanhamento, também, pelos operadores. A instalação de sistemas de monitoramento contínuo “on line” apresenta um custo inicial relativamente elevado. Em relação aos custos envolvidos, estima-se que o nível inicial de investimento é de 1% do capital total do equipamento a ser monitorado e que um programa de acompanhamento de equipamento bem gerenciado apresenta uma relação custo/beneficio de 1/5.

12 No tocante à produção, a Manutenção Preditiva é a que oferece melhores resultados, pois intervem o mínimo possível na planta, conforme mencionado anteriormente. É fundamental que a mão-de-obra da manutenção responsável pela análise e diagnóstico seja bem treinada. Não basta medir; é preciso analisar os resultados e formular diagnósticos.

13 Objetivos da Manutenção Preditiva
Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento; Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção; Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; Reduzir o trabalho de emergência não planejado; Impedir o aumento dos danos; Aumentar a vida útil total dos componentes e de um equipamento; Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção; Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção. Redução de custos de manutenção e aumento da produtividade.

14 Execução da Manutenção Preditiva
Para ser executada, a manutenção preditiva exige a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos, tais como: Vibrações das máquinas; Pressão; Temperatura; Desempenho; Aceleração.

15 Com base no conhecimento e análise dos fenômenos, torna-se possível indicar, com antecedência, eventuais defeitos ou falhas nas máquinas e equipamentos. A manutenção preditiva, após a análise do fenômeno, adota dois procedimentos para atacar os problemas detectados: estabelece um diagnóstico e efetua uma análise de tendências.

16 As vantagens da manutenção preditiva são:
Aumento da vida útil do equipamento; Controle dos materiais (peças, componentes, partes, etc.) e melhor gerenciamento; Diminuição dos custos nos reparos; Melhoria da produtividade da empresa; Diminuição dos estoques de produção; Limitação da quantidade de peças de reposição; Melhoria da segurança; Credibilidade do serviço oferecido; Motivação do pessoal de manutenção; Boa imagem do serviço após a venda, assegurando o renome do fornecedor.


Carregar ppt "MANUTENÇÃO INDUSTRIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google