A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transplante e Doação de Órgãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transplante e Doação de Órgãos."— Transcrição da apresentação:

1 Transplante e Doação de Órgãos

2 O que é Transplante? Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão (coração, rim, pulmão e outros) de um paciente doente (Receptor) por outro órgão normal de alguém que morreu (Doador). Os transplantes inter-vivos são realizados com menor freqüência. Os transplantes são realizados, somente, quando outras terapias já não dão mais resultados. Para alguns, portanto, é o único tratamento possível que possibilite continuar vivendo.

3 O que é Doação de órgãos e tecidos?
A doação de órgãos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir do momento de sua morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.

4 Dificuldades: O principal perigo no transplante é a rejeição.
-Tipo Sanguíneo; -Tamanho do órgão; -Maior grau de compatibilidade menor dose de drogas imunossupressoras; -Menor grau de compatibilidade maior dose de drogas imunossupressoras; -Tempo; -Família

5 Quando podemos doar? A doação de órgãos como Rim e parte do Fígado pode ser feita em vida, bem como a doação de medula óssea. Mas em geral nos tornamos doares quando ocorre a MORTE ENCEFÁLICA. Idade a partir de 21 anos Verificar as características e o perfil do doador.

6 Em 16 de Janeiro de 1997, foi aprovada, pelo Congresso Nacional, após uma longa discussão, a nova lei de transplantes (Lei 9434/97), sancionada pelo Presidente da República em 04 de fevereiro de 1997, que altera a forma de obtenção para o consentimento presumido. A Legislação anteriormente vigente (Lei 8489/92 e o decreto 879/93) estabelecia o critério da doação voluntaria. Em março de 2001 houve uma nova mudança, através da Lei 10211, que dá plenos poderes para a família doar ou não órgãos de cadáver. Todas as manifestações de vontade constantes em documento foram tornadas sem efeito.

7 Princípios Éticos; Os transplantes refletem questões éticas relativas á experimentação no corpo humano, ás decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo questionam os limites do conceito da dignidade humana. Desde modo, existe, pois um conjunto de três princípios gerais, nos quais, se incorporam intrinsecamente as questões dos transplantes.

8 -Princípio da Intangibilidade Corporal; -Princípio da Solidariedade; -Princípio da Totalidade;

9 *Dentro destes três princípios gerais, insere-se um conjunto de princípios específicos, que se prendem com a equipe de saúde em relação aos transplantes, acrescentando o Princípio da Justiça.

10 -Princípio da Autonomia;
-Princípio da Confidencialidade; -Princípio da Gratuidade; -Princípio da Justiça.

11 A aplicação desses princípios é integral quando se trata de doações de órgãos e é responsabilidade dos médicos, dos enfermeiros, das comissões de ética e das organizações que atuam na procura de órgãos para transplantes.

12 *Aspectos Religiosos e Culturais:
-Cristianismo; -Testemunhas de Jeová; -Judaica; -Budismo; -Islamismo; -Anglicana; -Índia;

13 -Cristianismo: A Igreja é a favor e até incentiva a doação de órgãos, mas condena todo tipo de abuso em relação ao transplante. -Testemunha de Jeová: Apesar de serem contra a transfusão de sangue, as testemunhas de Jeová não são contra o transplante de órgão, desde que sejam lavados.

14 -Judaísmo: Em relação judaica, mesmo os ortodoxos apóiam estes atos médicos, tendo apenas com exigência que na colheita feita em cadáver, a morte tenha sido determinada de acordo com a Halachá- e que o órgão seja utilizado de imediato, não é permitido a doação para o banco de órgãos. -Budismo: Considera a vida como uma ilusão, e a morte como fim provisório, dando um pouca importância ao corpo depois da morte, não apresentando argumentos como transplante e doação de órgãos.

15 -Islamismo: A importância do corpo leva certas correntes a recusar as colheitas de cadáveres por integridade corporal ser contido para não ter o acesso da vida. -Anglicana: Apoia tudo que preserve a vida que foi criada por Deus, se na Bíblia nada indica que Deus é contra o transplante de órgãos, então não é contra. -Índia: Apenas recentemente foi adaptada uma Lei sobre o transplante de órgãos Humanos que visa abolir o comércio de órgãos e facilitar a colheita em cadáveres, instituindo o princípio da morte cerebral.

16 Referências: Aspectos Fundamentais/UFRGS
Org/wiki/Translantação_de_órgãos HTM Rev. Esc. Enf. -VSP, V.33, N.3, P , SET.1999

17 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CURSO DE ENFERMAGEM – II SEMESTRE MATUTINO DISCIPLINA: BIOÉTICA E DEOTONLOGIA EM ENFERMAGEM DOCENTE: ELIANE VELAME Discentes: Ana Luiza Antonio Menezes Junior Bruna P. Carinhanha Jérsica Carvalho N. Coelho Larissa Almeida Guimarães Maria Aparecida P. Lemos Nayara Silva Nunes


Carregar ppt "Transplante e Doação de Órgãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google