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Vínculo entre o Animal e o Ser Humano Ser Humano CaçaTração Locomoção Pastoreio Guarda Companhia.

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Apresentação em tema: "Vínculo entre o Animal e o Ser Humano Ser Humano CaçaTração Locomoção Pastoreio Guarda Companhia."— Transcrição da apresentação:

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2 Vínculo entre o Animal e o Ser Humano Ser Humano CaçaTração Locomoção Pastoreio Guarda Companhia

3 AAA x TAA Envolve visitação, recreação por meio do contato direto dos animais com as pessoas. Propõem oportunidade de motivação a fim de melhorar a qualidade de vida. Atividade Assistida por Animais (AAA) Envolve serviços profissionais da área médica e outras que utilizam o animal como parte do trabalho e do tratamento. Pode ser desenvolvida em grupo ou de forma individual. Terapia Assistida por Animais (TAA)

4 "A Terapia Assistida por Animais é uma técnica empregada, por profissionais da área da saúde, no tratamento de patologias no âmbito da saúde física, mental ou social. Tem objetivos terapêuticos específicos, sendo a terapia adaptada e direcionada à demanda clínica do profissional que a promove e utiliza o animal de estimação como ferramenta do processo terapêutico." (MONTEIRO, A.M.F. 2007)

5 Relação Homem Animal Apresenta facetas diversas, podendo ser caracterizada, historicamente, em três fases: Primeira Fase: Concepção Arcaica do Animal Segunda Fase: Concepção Econômica- Funcional do Animal Terceira Fase: Concepção Ética do Animal

6 Relação Homem Animal Concepção Arcaica do Animal: Tomados como divindades, assumiam formas de deuses e representavam o bem e o mal. Concepção Econômica- Funcional do Animal: utilizados como força de trabalho e/ou produtos a serem consumidos. Concepção Ética do Animal: Discussões sobre o bem-estar animal evidenciando um panorama das mudanças no comportamento humano quanto à significação cultural da relação homem-animal.

7 Alguns registros.. 1792- Willian Tuke utilizou animais para que os pacientes desenvolvessem autocontrole a partir de cuidados dedicados a cães e gatos. 1944 (Segunda Guerra Mundial)- Cruz Vermelha promovia nos EUA o 1º programa de interação homem-animal para os soldados em recuperação.

8 Alguns registros.. Década de 60- o psiquiatra Boris Levinson descreveu o uso e os benefícios que a presença de um animal promovia nas sessões terapêuticas, ao observar a reação de um paciente com grande dificuldade de interação após ser recebido acidentalmente por seu cão no consultório.

9 Contextos Terapêuticos Animais participantes de programas de tratamento específicos são atores importantes para solucionar problemas de saúde humana relacionados à prevenção e reabilitação. Problemas Cardíacos Artrites Osteoporoses Depressão Câncer AlzheimerAutismo Violência Doméstica

10 Estudos mostram que a presença dos bichos nesses casos promove sensação de bem-estar e socialização. Contexto Terapêutico Terapeutas e profissionais da saúde estão utilizando cachorros e outros animais no auxílio e incentivo no tratamento de seus pacientes. Contudo, quanto às especificidades da AAA/TAA no campo fonoaudiológico, os estudos ainda são escassos.

11 O cão em terapia Profissionais como veterinários, psiquiatras e médicos compartilham observações a partir de suas práticas e as experiências pessoais em que a interação com os animais apresentam impacto positivo sobre a saúde física e psíquica dos humanos. Assim, atualmente a tentativa é grande em desenvolver pesquisas científicas visando ampliação/divulgação dos conhecimentos sobre o tema.

12 Histórico Fundação da organização Delta em 1977 – Portland/EUA. Em 1981 passou a ser denominada “Delta Society – The Humam-Animal Health Connection”. Promover a interação entre animais e humanos, a fim de avaliar e potencializar os benefícios para a saúde e qualidade de vida de ambos.

13 Histórico Associação Internacional das Organizações de Interação Homem- Animal (IAHAIO). Fundada em 1990, reúne associações e organizações interessadas em informações sobre a interação homem- animal e seus benefícios. A cada três anos organiza um evento internacional sobre o tema.

14 Histórico Manimalis – uma organização sueca sem fins lucrativos. Trabalha para aumentar a conscientização sobre os benefícios dos animais na saúde humana. 96% dos parlamentares aprovam.

15 Histórico Chandler foi pioneira ao desenvolver um curso sobre o tema. “Animal Assisted Therapy in Counseling” (2005) em que delineia as técnicas da TAA e faz relato de casos. Explica como selecionar, treinar e avaliar o animal para o trabalho terapêutico.

16 Histórico – Brasil A atuação profissional nessa área, aos poucos foi se tornando internacionalmente conhecida. Mostra como os animais podem melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente a saúde física e psíquica dos seres humanos. (casos de artrose, Alzheimer e depressão). “Terapia & Animais” – Dotti (2005)

17 Terapia Assistida por Animais Inclusão de animais como agentes terapêuticos – co-terapeutas. Relação entre estes e seus donos para prestar serviços aos sujeitos, favorecendo a promoção da saúde. Impactos positivos na dinâmica terapêutica, aumentando a motivação do paciente em participar das atividades. O contato físico com o animal, faz com que o paciente fique mais calmo, experimentando momentos de incondicional aceitação. Os animais tornam-se poderosos objetos transicionais por serem carinhosos e receptivos. (CHANDLER, 2005)

18 Terapia Assistida por Animais Existem muitos animais que são adequados para a TAA. Predomínio de cães e cavalos. Ter uma relação positiva com o animal participante da terapia, articulando situações de interação entre o paciente e o animal e entre o paciente e o terapeuta. Características do terapeuta. (CHANDLER, 2005)

19 Terapia Assistida por Animais Proposta de trabalho é mais efetiva quando o profissional utiliza o seu próprio animal, por considerar que o vínculo entre eles é um forte catalisador dos ganhos terapêuticos, em função da típica relação de mútua confiança estabelecida. CHANDLER, 2005

20 Terapia Assistida por Animais As sessões podem ser individuais, grupais, de casal ou familiar. Com grupos de idades diferentes. Realizadas em variados ambientes terapêuticos como escolas, hospitais, asilos, penitenciárias, centros de detenção juvenil. CHANDLER, 2005.

21 Como deve ser o cão? Saudável. Bem comportado. Sociável. Ter alta tolerância a estresse. Habilidades especiais como atender a comandos básicos. Ser receptivo a estranhos. Ser sociável com outros cães. Ser dócil, calmo, seguro e confiante. (CHANDLER, 2005). (AIELLO, 2005)

22 O que os testes medem? Reação do cão para possíveis brincadeiras. Grau de irritabilidade diante de afagos insistentes. Resistência quando carregado ou pego no colo (médios e pequenos). Socialização. (DOTTI, 2005)

23 Benefícios comprovados Redução de estados depressivos em adultos (McVARISH, 1995). Aumento da auto-estima em adultos (WALSH & MERTIN, 1994). Redução nos níveis de pressão sangüínea, estresse e ansiedade em crianças (FRIEDMAN e outros 1983; HANSEN e outros, 1999). Redução da ansiedade e angústia para os adultos (BARKER & DAWSON, 1998). Diminuição nos níveis de hormônio associado ao estresse e aumento dos níveis dos hormônios associados à redução do estresse (ODENDAAL, 2000).

24 Benefícios da TAA Empatia Diversão Aceitação Harmonia Nutrição Socialização Estimulação mental Contato físico Benefícios fisiológicos (Delta Society)

25 Benefícios da TAA Os animais não têm o poder de curar. Favorecem o relaxamento, a estabilidade e ajudam os sujeitos a lidar com situações críticas com maior serenidade. Os animais nos ajudam a nos aceitarmos, porque nos aceitam tal e como somos. (Salama, 2009)

26 Benefícios da TAA Estímulo Psicológico Estímulo Lúdico Estímulo Físico Médico (Salama, 2009)

27 Atuação Fonoaudiológica Vários idades e diagnósticos. Melhora da linguagem expressiva. Melhora da atenção. Melhora o interesse por atividades de leitura e escrita. Melhora na inteligibilidade de fala

28 Atuação Fonoaudiológica Redução de trocas fonêmicas. Melhora na comunicação corporal. Melhora no desempenho escolar. Melhora na interação social.O cão é um interlocutor sem julgamento.

29 Atuação Fonoaudiológica Estimular a criança a interagir com o animal de diversas formas. O animal é co-terapeuta e não objeto lúdico.Uso de brinquedos e alimentos.Recomendado uso de área externa. Importante garantir o bem estar do animal e da criança. Buscar materiais sobre cães para utilizar nos atendimentos.

30 O que pode ser utilizado? Câmera digital fotográfica e filmadora. Petiscos caninos. Cão de pelúcia semelhante ao cão. Roupas que pertenciam ao cão. Bonecas.Bola. Jogo scom figuras de animais. Músicas diversas. Folhas tipo sulfite brancas e coloridas. Giz de cera. Lápis e canetas coloridos. Adesivos de animais. Livros de histórias (na maioria, infantis) e com temas sobre animais. Petiscos, bebedouro de água e cama caninos.

31 Atuação Fonoaudiológica Há efetividade da presença do cão no ambiente terapêutico, potencializando o processo terapêutico fonoaudiológico. (DOMINGUES, 2007). Os resultados apontaram os benefícios advindos de ambos, quanto a comunicação verbal e não verbal dos sujeitos estudados. (OLIVEIRA, 2010). A presença do cão é recurso potente para a criação de um enquadre fonoaudiológico inovador. (OLIVEIRA, 2010).

32 Atuação Fonoaudiológica

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36 OBRIGADA! Até amarmos um animal, parte da nossa alma permanece adormecida.


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