A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termo de Terminalidade Tempo de Criança Claudia Pedral 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termo de Terminalidade Tempo de Criança Claudia Pedral 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Termo de Terminalidade Tempo de Criança Claudia Pedral 2013

2 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNOS INDICADOS À TERMINALIDADE ESPECÍFICA Escola: ______________________________ Nome do Aluno: _________________ Data de nascimento: ____________________ 1- Dificuldades apresentadas pelo aluno 2 - Objetivos priorizados e conteúdos selecionados.

3 3 - Proposta pedagógica oferecida para o aluno, considerando: a) As adaptações significativas no currículo; ( NÃO SIGNIFICATIVAS / SIGNIFICATIVAS); b) As adaptações de acesso em relação às necessidades educacionais especiais; Adaptações curriculares NÃO-SIGNIFICATIVAS ou de pequeno porte e adaptações curriculares SIGNIFICATIVAS ou de grande porte.

4 As adaptações curriculares não-significativas mais necessárias ao aprendizado do aluno são aquelas que demandam modificações menores no currículo, ou seja, pequenos ajustes possíveis de serem realizados em sala de aula no decorrer das atividades docentes. Estas adaptações devem ser entendidas como medidas preventivas que possibilitam ao aluno com necessidades educacionais especiais o acesso ao currículo escolar, favorecendo o seu percurso escolar nos diferentes níveis e graus de ensino. Para atender a esses critérios as adaptações curriculares não - significativas mais comumente necessárias :

5 1.Foram realizadas: Adaptações organizativas - organização de grupos alunos para realização das atividades, organização didática da aula, organização dos períodos definidos para o desenvolvimento das atividades previstas; organização do espaço. SN SN 2.Foram realizadas: Adaptações relativas aos objetivos e conteúdos: a.Seleção, priorização e seqüenciação de áreas ou unidades de conteúdos que garantam funcionalidade e sejam essenciais e instrumentais para as aprendizagens posteriores; a.À seleção, inclusão e priorização de objetivos; a.À eliminação de conteúdos secundários e ao acréscimo de conteúdos, quando for necessário. 3. Foram realizadas : Adaptações nos procedimentos didáticos e nas atividades de ensino aprendizagem: SN a.Alteração nos métodos adotados para o ensino dos conteúdos curriculares; a.Seleção de um método mais acessível para o aluno; a.Introdução de atividades complementares como reforço de apoio ao aluno no seu processo de aprendizagem; a.Alteração na seleção e adaptação de materiais. 4. Foram realizadas : Adaptações na temporalidade dizem respeitoSN a.À alteração no tempo previsto para a realização das atividades ou conteúdos; a.Ao período para alcançar determinados objetivos; a.Ao prolongamento ou redução no tempo de permanência do aluno na série, fase, ciclo ou etapa.

6 ADAPTAÇÕES SIGNIFICATIVAS ou de grande porte que Elencaremos a seguir as adaptações curriculares significativas, assinalem o que foi realizado. Quanto aos objetivosSN  Eliminação de objetivos básicos;  Introdução de objetivos elementares e/ou alternativos Quanto aos conteúdosSN  Eliminação de conteúdos básicos do currículo;  Introdução de conteúdo específico. Quanto à metodologia e organização didática:SN  Introdução de métodos e procedimentos complementares;  Introdução de recursos específicos. Quanto à temporalidade:SN  Prolongamento de um curso ou mais de permanência do aluno na mesma série ou no ciclo. P.S Ressaltamos que as adaptações significativas implicam uma modificação expressiva no planejamento e na atuação docente

7 SN. Apresenta comunicação; Apresenta cuidados pessoais; Apresenta habilidades sociais; Apresenta desempenho na família e comunidade; Apresenta independência na locomoção; SN Apresenta saúde e segurança; Apresenta desempenho escolar; Apresenta lazer e trabalho. C) os objetivos e conteúdos curriculares de caráter funcional e prático:

8 Conceitos SATISFATOR IO INSATISFATO RIO NÃO REALIZA d) Apresenta relacionamento interpessoal; e) Apresenta habilidades artísticas, Realiza práticas esportivas, Apresenta práticas manuais; f) exercício da autonomia; g) conhecimento do meio social;

9 SN Há possibilidades do aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial? A valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem? Há competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado? É valido os riscos do efeito emocional da promoção para o aluno e sua família? É valido os riscos do efeito emocional da retenção para o aluno e sua família? h) c ritérios de avaliação adotados durante o processo de ensino aprendizagem. Quanto à promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, o processo avaliativo deve seguir os critérios adotados para todos os demais ou adotar adaptações, quando necessário. Alguns aspectos precisam ser considerados para orientar a promoção ou a retenção do aluno na série, etapa, ciclo (ou outros níveis):

10 SN  Encaminhamento  Suporte de assessoria  Parceria com centro de apoio  Aulas de reforço em turno contrario 4 ) Proposta pedagógica desenvolvida para o aluno nos serviços de apoio pedagógico. Na Sala de Apoio Pedagógico, deverá ter o professor especializado. Seu papel será o de servir como mediador da aprendizagem, promovendo atendimento grupal ou individual utilizando recursos instrucionais de acordo com as necessidades de cada educando. Desenvolverá programas que favoreçam as funções cognitivas indispensáveis ao êxito acadêmico dos educandos com dificuldade de aprender.

11 SN 5 – Houve elementos de apoio oferecidos pela família, profissionais clínicos e outros. QUAL? 6 - Encaminhamentos compatíveis com as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno. CONCLUSÃO:

12

13


Carregar ppt "Termo de Terminalidade Tempo de Criança Claudia Pedral 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google