Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBrian Paiva Belém Alterado mais de 8 anos atrás
1
CONSULTORIA EMPRESARIAL: Contratação dos Serviços de Consultoria FABRICIO MELO LOPES HELADIO JOSÉ JAMES GUELPH LUCAS DE PAIVA FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
2
INTRODUÇÃO O consultor estabelece contato inicial com seu cliente e duas formas: ele se apresenta ou é chamado a se apresentar. Inicialmente o consultor não sabe se existem problemas ou necessidades. Na visita pessoal será possível explorar o atual momento da empresa, seus pontos fortes e fracos. Um consultor é contratado em duas situações: quando existe vontade de acelerar em conteúdo e tempo um determinado tema ou resultado ou quando existe um determinado problema com certo processo na empresa. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
3
A VISITA PROSPECTIVA FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ABERTURA QUESTIONAMENTO DEMONSTRAÇÃO COMPROMISSO PRÓXIMA VISITA
4
A VISITA PROSPECTIVA Abertura: É o contato inicial entre o consultor e seu cliente. Questionamento:Fase em que se torna necessárias as perguntas, dizendo ou mostrando alguns tipos de materiais. Demonstração: É o momento em que cada parte vai mostrar os detalhes. Compromisso: É o resultado da visita, com a obtenção de alguma ação subseqüente de ambas as partes FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
5
ANALISE PRELIMINAR E COLETA DE DADOS O consultor deve fazer perguntas que tenham o intuito de revelar as necessidades e os desejos do cliente. Natureza das perguntas: Perguntas de situações ou de momento Perguntas sobre problemas ou de extensão Perguntas de implicação ou de grau Perguntas que necessitam de resultado ou ação FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
6
FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Perguntas sobre problemas Necessidade implícita Perguntas de Resultado Necessidade Explicita Perguntas de Implicação Perguntas de Situação
7
A PROPOSTA DE CONSULTORIA O cliente solicita ao consultor que apresente uma proposta por escrito. A proposta reflete a competência do consultor para pensar e organizar soluções para o problema ou desejo do cliente. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
8
CONTEÚDO DA PROPOSTA Contexto ou histórico Termo de confidencialidade Objetivos dos projetos de consultoria Metodologias adotadas Trabalhos e atividades Cronograma Outras condições De acordo FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
9
REUNIÕES DE CONTRATAÇÃO No caso de uma consultoria interna é adequada a obtenção de um documento escrito, estabelecendo os limites de atuação. Deve-se fazer uma reunião de contratação e apresentar a proposta para formalizar o que foi detectado e as possibilidades de acordo. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
10
REUNIÕES DE CONTRATAÇÃO Há resultados possíveis em visitas. Destaca-se a venda, o avanço, que é um resultado de uma visita que tem ação subseqüente definida, a continuação, que é um resultado de uma visita não subseqüente. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
11
REUNIÕES DE CONTRATAÇÃO FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SUCESSO AVANÇO CONTINUAÇÃO NÃO-VENDA FRACASSO VENDA
12
PASSO A PASSO NAS NEGOCIAÇÕES 1º Planejamento 2º Levantamento de informações 3º Preparação para a negociação O primeiro passo para a reunião de negociação é a afirmação de inicio. Em seguida o consultor apresenta sua oferta. Por fim, tendo chegado a um acordo, o consultor pede ao cliente que confirme sua satisfação e compromisso com o projeto. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
13
CONSIDERAÇÕES FINAIS O processo de contratação dos serviços de consultoria deve ser organizado e bem planejado. Contratar uma Consultoria Empresarial significa fazer uma escolha em um universo de varias opções. O objetivo é ajudar a empresa a crescer com lucro – de forma sustentável. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
14
REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA CROCCO, Luciano; GUTTMAN, Erik. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva: 2005. FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.