A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da Tese: IMPACTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS DA MUDANÇA DE VEGETAÇÃO NO SEMI- ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Solange Silva de Souza Tese de Doutorado do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da Tese: IMPACTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS DA MUDANÇA DE VEGETAÇÃO NO SEMI- ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Solange Silva de Souza Tese de Doutorado do."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da Tese: IMPACTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS DA MUDANÇA DE VEGETAÇÃO NO SEMI- ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Solange Silva de Souza Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Meteorologia, aprovada em 27 de março de 2006. CST 311 - Metodologia da Pesquisa Científica Caroline Mourão

2 Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

3 Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

4 Existe algum problema ? Sim

5 “… áreas degradadas do semi-árido podem ser ampliadas significativamente em decorrência da ação antrópica, levando a desertificação no Nordeste do Brasil. Em tal cenário a vegetação natural de caatinga é substituida por vegetação de baixo porte, como o semideserto e, no caso extremo, em desertos. Neste processo de mudanças de cobertura vegetal o clima pode ser seriamente afetado.” “… caso ocorra desertificação no semi-árido, qual seria o impacto na precipitação sobre o Nordeste brasileiro.”

6 Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

7 Quais hipóteses foram levantadas? “Para o Sahel, Xue e Shukla (1996) mostraram que o plantio de árvores levaria a um aumento de precipitação, indicando que os efeitos da conversão em florestas são opostos aos da desertificação. Todavia a argumentação parece não ser válida para o Nordeste do Brasil-NEB (Oyama, 2002; Souza e Alvalá, 2004)” “… o que pode ser entendido como o clima do semi- árido ser independente de sua cobertura vegetal, uma vez que tanto na conversão em floresta quanto na desertificação há convergência para o mesmo resultado, ou seja, redução de precipitação.”

8 Qual foi a hipótese do trabalho ? “… os impactos da mudança de vegetação no Nordeste ocorrem em escalas menores que aquelas da grade dos modelos globais, tendendo a ficar confinados na própria região e adjacências.”

9 Qual o objetivo do trabalho ? “Este trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo de modelagem da interação biosfera- atmosfera na região Nordeste do Brasil.”

10 Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

11 Existiu algum experimento para validação? SIM “… utilizou-se o modelo regional climático Eta do CPTEC para iniciar uma série de experimentos que permitam avaliar os efeitos de mudanças da cobertura vegetal na região Nordeste do Brasil.”

12 Como os experimentos foram realizados?

13 Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

14 Existe alguma refutação ou confirmação? SIM “…não só é verificada sensibilidade climática sobre o NEB, como também existe uma resposta linear do sistema terra-atmosfera a um amplo espectro de vegetação …”

15 Existe alguma refutação ou confirmação? “É interessante notar que em todos os cenários de vegetação as anomalias de precipitação tendem a ficar próximas à região do NEB; ou seja, não são propagadas para regiões muito distantes além da região modificada.”

16 Pontos positivos Revisão bibliográfica pertinente. Metodologia eficiênte que permite a reprodução dos experimentos. A hipótese e o objetivo foram bem trabalhados na exposição dos resultados Os resultados revelam um avanço cientifico baseado no avanço tecnológico.

17 Pontos negativos Falta lista de siglas O objetivo poderia ser mais específico


Carregar ppt "Análise da Tese: IMPACTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS DA MUDANÇA DE VEGETAÇÃO NO SEMI- ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Solange Silva de Souza Tese de Doutorado do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google