A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPIRAÇÃO Troca de gases entre o ser vivo e o meio ambiente e, em âmbito celular, a oxidação de compostos orgânicos, para a liberação da energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPIRAÇÃO Troca de gases entre o ser vivo e o meio ambiente e, em âmbito celular, a oxidação de compostos orgânicos, para a liberação da energia."— Transcrição da apresentação:

1 RESPIRAÇÃO Troca de gases entre o ser vivo e o meio ambiente e, em âmbito celular, a oxidação de compostos orgânicos, para a liberação da energia necessária às atividades vitais.

2 TIPOS DE RESPIRAÇÃO Cutânea: em animais que não tem estruturas especializadas para trocas gasosas; Ocorre por difusão. Ocorre em protistas, cnidários, poríferos, platelmintos, asquelmintos, anelídeos e cefalocordados. Também em poliquetos, anelídeos e anfíbios.

3 - Branquial: fluxo de água contínuo que entra pela boca e é filtrada pelas brânquias.
- Peixes, larvas de anfíbios, maioria dos moluscos, crustáceos e poliquetos marinhos.

4 - Traqueal – traquéias são conjuntos de tubos que se comunicam o meio exterior aos tecidos corporais permitindo a troca de gases. - Exclusividade dos insetos.

5 - Pulmotraqueal ou Filotraqueal - é caracterizada pela entrada de O2 através dos espiráculos. Daí, passam para as cavidades que são revestidas de capilares (pêlos), onde ocorre a difusão dos gases. A respiração é realizada por "pulmões" em forma de folha - as chamadas filotraquéias -, que são espécies de entradas pregadas na parte ventral do abdômen. - Aranhas e escorpiões.

6 - Pulmonar – pulmões são grandes e ramificados internamente, formando bolsas chamadas alvéolos.
- Diafragma e músculos intercostais participam da respiração, sob controle do bulbo e influência do pH do sangue.

7 FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO HUMANA

8 FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO
FUNÇÕES: suprir o organismo com oxigênio. remover o produto gasoso do metabolismo celular, o dióxido de carbono ou o gás carbônico. FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO Composta de 4 etapas: Movimentos respiratórios; Trocas gasosas; Transporte de gases; Respiração celular.

9 O sistema respiratório é formado por:
narinas, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, pulmões (alvéolos pulmonares).

10 SISTEMA RESPIRATÓRIO Fonte:<

11 Narinas Cavidades nasais Ficam logo depois das narinas.
São os dois orifícios no nariz. É por onde o ar entra e sai. Os pelinhos no nariz são o primeiro filtro. Eles vão reter as sujeiras maiores como outros pêlos, flocos de poeira. Cavidades nasais Ficam logo depois das narinas. Produzem o segundo filtro: um muco que vai reter as sujeiras que passaram no primeiro filtro. Também ocorrem outros dois processos: o umidecimento e o aquecimento do ar que entra.

12 Faringe É um local comum para o sistema digestório e respiratório, ou seja, é um local por onde passa o ar e o alimento. Laringe É um pequeno tubo, cuja abertura denomina-se glote. Possui uma pequena tampa - a epiglote, que impede a entrada de alimentos e líquidos. É onde se localizam as cordas (pregas) vocais.

13 Glote, Epiglote e Pregas Vocais
órganos Laringe. A)-Glote na posição de repouso. B) Glote durante a atividade. 1)-Glote; 2)-Pregas vocais; 3)-Epiglote. Fonte:< www. max-organos.ar.> Fonte:<

14 LARINGE:Glote, Epiglote e cartilagens
Vista anterior Fonte:< Vista posterior Fonte: NETTER, Frank H.Atlas de Anatomia Humana

15 Traquéia Um tubo que liga a laringe aos brônquios.
Não se fecha graças à anéis de cartilagem em forma de C. Também possui cílios e muco. Possíveis sujeiras grudam nesse muco e são levadas pelos cílios para a laringe onde são engolidos (passam para o esôfago).

16 Epiglote, Traquéia e Brônquios
Vias de acesso do ar nos pulmões 1) Laringe; 2) Traquéia; 3) Brônquio esquerdo; 4) Brônquio direito. Fonte:<

17 Bronquíolos São pequenos e numerosos brônquios.
Subdivisões da traquéia. Têm a mesma função da traquéia. Possuem cílios, muco e anéis. Dividem o ar entre os dois pulmões. Bronquíolos São pequenos e numerosos brônquios. Também possuem cílios, muco e anéis. Levam o ar até os alvéolos. Localizam-se dentro dos pulmões.

18 Pulmões Órgãos pares. Pulmão direito: dividido em três lobos (superior, médio e inferior). Pulmão esquerdo: dividido em dois lobos (superior e inferior). Compostos por: vasos sangüíneos, bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos pulmonares.

19 Árvore brônquica Fonte:<

20 Ácinos São as unidades funcionais dos pulmões.
Incluem todas as estruturas desde o bronquíolo respiratório até o alvéolo (ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos). Cada pessoa tem aproximadamente ácinos e 300 milhões de alvéolos.

21 Alvéolos Pulmonares: Os alvéolos são mais ou menos como uma bola circulada de vasos sangüíneos bem pequenos: os capilares. Dentro dos alvéolo existem o terceiro filtro: macro células (macrófagos). Os macrófagos ficam rondando os alvéolos e "capturando" sujeiras que conseguiram passar pelo primeiro e segundo filtros. Onde ocorre a HEMATOSE.

22 Ácinos e Alvéolos pulmonares
Fonte:<

23 HEMATOSE É a troca de gases entre os alvéolos e o sangue.
O gás oxigênio sai dos alvéolos e entra no sangue através dos capilares sangüíneos e o gás carbônico sai do sangue e entra nos alvéolos. Fonte:<

24 Esquema da respiração: hematose
Fonte:<

25 Transporte de O2 e CO2 no sangue:
Cerca de 97% do O2 é transportado, até as células, pela hemoglobina (Hb): proteína presente nas hemácias ou eritrócitos. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de O2, formando a oxi- hemoglobina. Cerca de 23% do CO2 liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina, formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma.

26 Transporte de O2 pela Hb Fonte:<

27 Pleura É um “saco” de duas camadas que sustenta os pulmões, separando-os da parede do tórax, diafragma e coração. Em indivíduos normais, as duas pleuras são separadas por uma fina camada de líquido, que lubrifica as pleuras, e permite a expansão e o esvaziamento dos pulmões durante a respiração.

28 Pleuras Fonte:<

29 MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS
MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS: Diafragma: (ou músculo diafragma tóraco- abdominal) é uma lâmina músculo-tendínea que empresta apoio a vísceras torácicas na posição ereta e separa as cavidades torácica e abdominal. Intercostais externos: aumentam o volume da caixa torácica o que torna a pressão no interior MENOR que o ar atmosférico. Intercostais internos: a pressão interna aumenta e o ar é expirado.

30 Movimentos da caixa torácica
Vista da caixa torácica: de frente (à esquerda); de perfil (à direita). Movimentos: A-Inspiração: entrada do ar; B-Expiração: saída do ar. B Fonte:<

31 MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS
Fonte:<

32 Respiração Intracelular
Dentro da célula, o oxigênio vai reagir com a glicose (dentro da mitocôndria) e vai surgir a energia e o gás carbônico. A energia é aproveitada e o gás carbônico liberado para o exterior. Equação da respiração: O2 + C6H12O6 -> CO2 + H2 O + ENERGIA (glicose)

33 Sistema Circulatório Funções:
Transporte de substâncias alimentares da região de absorção (intestino) para as demais partes do corpo; Transporte de excretas para órgãos excretores; Transporte de gases respiratórios; Transporte de hormônios; Insetos : o sangue não participa do transporte de gases, pois os mesmos Apresentam respiração traqueal e não possuem pigmentos respiratórios no sangue. Protozoários, poríferos, celenterados, platelmintos e asquelmintos não possuem verdadeiro sistema de transporte.

34 - Circulação Aberta: o sangue não circula dentro de vasos, mas de espaços irregulares entre os tecidos. Ex: moluscos e artrópodes. Circulação Fechada: Depende da contração dos ventrículos, da elasticidade das artérias e resistência dos vasos. Ex: Vertebrados e anelídeos.

35 Circulação Fechada Simples – há apenas um circuito circulatório.
Ex: Lampréias e Peixes Circulação Fechada Dupla – pequena (pulmonar) e grande circulação (sistêmica) Aves e mamíferos – circulação completa, não a mistura do sangue venoso com arterial. Nos demais é incompleta pois há mistura.

36 O Sangue Constituído por células: hemácias, plaquetas, leucócitos, suspensas no plasma. Coagulação: rede de fibras da fibrina, e liberação da tromboplastina

37 Dicas Trajeto do sangue: Tá na hora, tá na hora, desse sangue circular, do ventrículo direito, pra artéria pulmonar. Do pulmão vai pra uma veia, que também chama pulmonar... Átrio e ventrículo esquerdo, que pra aorta vai bombear... Através da veia cava, o sangue pode retornar, para o átrio direito Pra tudo recomeçar Artéria nem sempre leva sangue arterial e nem sempre veia leva sangue venoso. Falou Pulmonar, falou umbilical, é ao contrário do normal Se for artéria, leva venoso, se for veia, leva o arterial


Carregar ppt "RESPIRAÇÃO Troca de gases entre o ser vivo e o meio ambiente e, em âmbito celular, a oxidação de compostos orgânicos, para a liberação da energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google