A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando."— Transcrição da apresentação:

1 Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando esse intervalo de tempo não é suficiente.

2 ECO E REVERBERAÇÃO (O SOM)
-Som é uma onda de pressão que se propaga em meios materiais. Sendo assim, podemos defini-lo de duas maneiras: - Som é uma onda mecânica longitudinal que se propaga em meios materiais; - Som é também uma sensação auditiva causada pela vibração de um meio material.

3 ECO E REVERBERAÇÃO (Efeitos sonoros)
O eco e a reverberação são dois efeitos sonoros causados pela reflexão do som. Sendo assim, podemos dizer que eco é o som refletido que é percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original. Quando o intervalo de tempo não é suficiente para se distinguir o som refletido do original, temos o efeito de reverberação. Normalmente podemos perceber o eco em locais onde há algum objeto muito grande e maciço, como uma parede, uma montanha ou uma caverna. Para que possamos ouvir o som refletido nesses objetos, eles devem estar a uma distância tal que o tempo de ida e volta do som seja maior que sua duração.

4 ECO E REVERBERAÇÃO (Efeitos sonoros)
Para ouvirmos completamente palavras ou frases maiores, é necessário que estejamos colocados a distâncias maiores, correspondentes ao tempo que levamos para pronunciá-las. A reverberação, faz com que o som original seja acompanhado de uma sequência de ecos que vão se atenuando à medida que o som é absorvido. O eco tem diversas aplicações tecnológicas, como no exame de ultrassom utilizado para estudar estruturas internas de nosso organismo. O eco também é usado, por exemplo, para medir a distância a que estamos de uma montanha que produz eco: medimos o tempo de ida e volta de um som e multiplicamos esse tempo pela velocidade do som no ar. A distância é a metade desse valor, pois o som precisa ir e retornar.

5 ECO E REVERBERAÇÃO (ESPECTRO SONORO)
O espectro sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas por diversas fontes sonoras. Como podes observar, ele encontra-se dividido em três zonas distintas: Infra-sons Sons audíveis Ultra-sons

6 Espectro Sonoro (Sons audíveis)
 Designam-se por sons audíveis aqueles que o ser Humano é capaz de ouvir. O Ser Humano apenas consegue captar vibrações com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os Hz. Os sons de 20 Hz são os mais graves que os nossos ouvidos captam. Os sons de Hz são os mais agudos que os nossos ouvidos captam.    Os seres humanos conseguem produzir sons dentro das frequências de 85 Hz a Hz.   Os cães conseguem ouvir sons entre os 15 Hz e os Hz e produzem sons entre os 452 Hz e os Hz. Os morcegos conseguem ouvir sons de freqüências entre os Hz e os Hz mas só produzem sons a partir dos Hz.

7 Espectro Sonoro (Sons audíveis)

8 Espectro Sonoro (Infra-sons)
Os sons de frequência inferior a 20 Hz chamam-se infra-sons e provocam náuseas e perturbações intestinais.   Estes sons não são captados pelo ouvido humano, embora possam ser captados por outros animais. Estes Infra-sons são de grande utilidade na previsão de um sismo ou erupção vulcânica. Os movimentos da crosta terrestre produzem sons de frequência demasiado baixa para que o Ser Humano os consiga ouvir. Esses sons são registados pelos sismógrafos e podem alertar para a ocorrência de um sismo ou erupção vulcânica.

9 Espectro Sonoro (Ultra-sons)
Os sons de frequência superior a Hz são os ultra-sons. Estes sons não são captados pelo ouvido humano, embora possam ser captados por outros animais. Os Ultra-Sons são de grande utilidade por exemplo na medicina, onde são utilizados para a realização de ecografias. Também são utilizados com sucesso na pesca para identificar cardumes de peixes, assim como pelos sonares em geral.

10 Intensidade sonora A intensidade do som é a qualidade que nos permite caracterizar se um som é forte ou fraco e depende da energia que a onda sonora transfere. A intensidade sonora (I) é definida fisicamente como a potência sonora recebida por unidade de área de uma superfície, ou seja: Mas como a potência pode ser definida pela relação de energia por unidade de tempo: Então, também podemos expressar a intensidade por:

11 Intensidade sonora As unidades mais usadas para a intensidade são J/m² e W/m². É chamada mínima intensidade física, ou limiar de audibilidade, o menor valor da intensidade sonora ainda audível: É chamada máxima intensidade física, ou limiar de dor, o maior valor da intensidade sonora suportável pelo ouvido:

12 Intensidade sonora Conforme um observador se afasta de uma fonte sonora, a intensidade sonora ou nível sonoro (β)diminui logaritmicamente, sendo representado pela equação: A unidade utilizada para o nível sonoro é o Bel (B), mas como esta unidade é grande comparada com a maioria dos valores de nível sonoro utilizados no cotidiano, seu múltiplo usual é o decibel (dB), de maneira que 1B=10dB.

13 Eco e Reverberação


Carregar ppt "Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google