A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade racional que transforma o meio natural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade racional que transforma o meio natural"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade racional que transforma o meio natural
Trabalho e produção Trabalho  Atividade racional que transforma o meio natural O trabalho modifica o meio apropriando-se dele e não simplesmente submetendo-se a ele. Homem X Meio Atividade que permite o homem criar os mecanismos necessários para a reprodução de sua existência O trabalho é a atividade com a qual os homens suprem suas necessidades.

2 O trabalho nas sociedades tribais
As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas pode-se dizer, em termos gerais, que não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter - caça, coleta, agricultura e criação - estão associadas aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas e às artes, integrando-se, portanto, a todas as esferas da vida social. A organização dessas atividades caracteriza-se pela divisão das tarefas por sexo e por idade.

3 Trabalho, escravidão e servidão
O termo trabalho pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa "instrumento de tortura", e por muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Antiguidade Clássica - Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escrava que garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população. Existiam outros trabalhadores além dos escravos, como os meeiros, os artesãos e os camponeses. No entanto, mesmo os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos pelos senhores e proprietários. Trabalho X Atividades políticas

4 Sociedade Medieval - Nas sociedades feudais havia também aqueles que trabalhavam (os servos, os camponeses livres e os aldeãos). A terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Muitos trabalhavam em regime de servidão, no qual não gozavam de plena liberdade, mas também não eram escravos. Prevalecia um sistema de deveres do servo para com o senhor e deste para com aquele. Conclusão - Nas sociedades da Antiguidade até o fim da Idade Média, as concepções do que denominamos trabalho apresentam variações, mas poucas alterações. Sempre muito desvalorizado, o trabalho não era o elemento central, o núcleo que orientava as relações sociais. Estas se definiam pela hereditariedade, pela religião, pela honra, pela lealdade e pela posição em relação às questões públicas. Eram esses os elementos que permitiam que alguns vivessem do trabalho dos outros.

5 As bases do trabalho na sociedade moderna
A teoria do Valor-trabalho - Adam Smith O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. Exploração do trabalho – Trabalho assalariado Organização do trabalho Divisão do trabalho social

6 ---------------------------------------- Produção artesanal.
Evolucão dos sistemas de produção Produção familiar. Produção artesanal. Produção mercantil – doméstico Produção fabril. Produção automatizada.

7

8 Quais são as principais características referente a atividade do trabalho? Apresente o principal aspecto referente ao trabalho que aparece na sociedade capitalista.

9 Quais são as principais características referente a atividade do trabalho? Apresente o principal aspecto referente ao trabalho que aparece na sociedade capitalista. Trabalho é a atividade racional que transforma o meio natural e que permite o homem criar os mecanismos necessários para a reprodução de sua existência. No capitalismo é a atividade que gera valor as “coisas”.


Carregar ppt "Atividade racional que transforma o meio natural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google