A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio."— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio

2 Atividade prática: análise de resultados Prova Brasil do seu município Proposta: organize a equipe do seu departamento e com base nos resultados do IDEB e da Prova Brasil do seu município faça uma análise respondendo as seguintes questões. Faça o registro da análise da sua equipe no PPT seguinte. Análise 1 – Resultados da Rede Que conclusões a equipe pode fazer em relação ao IDEB do município? Análise 2 – Proficiência no 5º ano e 9º ano Que conclusões a sua equipe pode fazer em relação ao nível de aprendizagem dos alunos em LP e MAT? Que conclusões a sua equipe pode fazer entre os anos iniciais e finais? Análise 3 – Resultados das escolas da rede Que conclusões a equipe pode fazer em relação a proficiência em LP e MAT entre as escolas?

3 Registro Análise 1 – Resultados da Rede CONCLUSÕES EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO IDEB DO MUNICÍPIO Acreditamos que a média obtida pelo município em indicadores como IDEB tem, progressivamente sido ampliada, atingindo os índices projetados até o momento pelos seguintes motivos: 1.Compromisso de continuidade aos processos de qualificação docente, curricular e metodológico, para que se possa garantir condições melhores de aprendizagem a todos os alunos do município. Isso exige de todos os educadores da rede municipal ampla discussão acerca do modelo de organização do ensino, bem como do próprio sistema de recuperação contínua e/ou paralela e agrupamentos de AEE oferecidos. Realizamos: a) HTPC em rede com propostas de estudos cujos temas são oferecidos após consulta aos coordenadores pedagógicos e professores ( temas escolhidos por eles); a) Reuniões Pedagógicas após cada término de bimestre onde os professores juntamente com os gestores, discutem, avaliam e elaboram propostas de trabalho ( planejamento) para o novo bimestre; b) Conselho de Avaliação Interna (CAI) e reuniões Pedagógicas também com os grupos de professores de Recuperação Paralela, AEE e das áreas de Educação Física e Arte; c)Apresentação à todos os professores dos resultados obtidos nas avaliações externas da U.E e da rede, levando-os a refletir e elaborar ações de melhoria por unidade escolar. d) Formação Continuada para os professores que atuam nas salas de Recuperação Paralela

4 2. A questão da permanência do professor na escola (sede) constitui-se num importante indicador de qualidade de uma rede de ensino pois, conhecendo a comunidade a qual está inserido, o professor revela a sua capacidade de acolhimento das diferentes demandas do seu corpo discente, uma vez que recebe e convive com alunos com histórias de vida e condições econômicas e sociais, muitas vezes, desafiadoras e excludentes. Outro aspecto relacionado com a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores diz respeito às suas condições de trabalho tais como: horário, tempo disponível para preparação das aulas, presença de coordenadores que realizam o acompanhamento e apoio sistemático da prática educativa, qualidade dos recursos didáticos existentes na escola e local próprio para reuniões de estudo. Desde 2011 a rede municipal implantou a Lei Federal 11.738/2008 que garante aos docentes um terço (1/3) de sua jornada para o preparo e organização. 3. A importância de adequar a infraestrutura predial de todas as escolas que integram a rede municipal de ensino, de modo a garantir a existência de múltiplos espaços de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento dos Projetos Político Pedagógicos das unidades escolares, por exemplo, biblioteca, salas de ciência, arte, multimídia e multiuso, espaços lúdicos e esportivos e acessibilidade a crianças com deficiência. Ressaltamos que a importância do reconhecimento público da competência e qualidade da escola dá-se pelo tipo de trabalho que realiza com seus alunos. DCONT/SCHF4

5 Registro Análise 2 – Proficiência no 5º ano e 9º ano QUE CONCLUSÕES EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE LP E MAT. No Ensino Fundamental, segunda etapa (de 6ª a 9ª ano) nosso município atendia no ano de 2012, 7,76 % da demanda da faixa etária. O município possui 3 escolas do Fund. II. Uma delas encontram-se na periferia e duas delas na zona rural. Embora tenhamos mantido o avanço, ficamos a um décimo do alcance da meta. Sofremos com o crescente desinteresse dos alunos pela formação acadêmica decorrente de situações de risco social, envolvimento com tráfico de drogas e situações de negligência familiar e junto a estes, somam-se conflitos próprios desta etapa. Diante deste panorama, os alunos possuem pouca frequência e acreditamos que este seja um dos fatores que se apresenta em relação ao nível da aprendizagem. Outro fator seria a falta de professores no Ensino Fundamental II, principalmente prof. de Matemática. Apesar da realização de concurso público e do chamamento deste para assumirem as turmas, poucos comparecem.

6 Registro Análise 3 – Resultados das escolas da rede. 4º/5º ano e 8º/9º ano Ideb ObservadoMetas Projetadas Município2005200720092011201320072009201120132015201720192021 PERUIBE3.83.73.94.24.03.94.04.34.75.15.35.5 5.8 Ideb ObservadoMetas Projetadas Município2005200720092011201320072009201120132015201720192021 PERUIBE4.24.75.05.45.54.34.65.05.35.65.86.16.3

7 Agora chegou a hora de planejar! No PPT seguinte, você e sua equipe encontrarão um plano de ação de curto prazo. Com base nas análises dos resultados do IDEB e da Prova Brasil do seu município, discuta com sua equipe quais ações para melhorar as condições de ensino para a aprendizagem dos alunos podem ser planejadas e colocadas em prática nos próximos três meses (abril, maio e junho). Vale ressaltar que precisam ser ações possíveis de serem efetivadas na rede por vocês, pois voltaremos a elas na próxima discussão.

8 Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: PERUÍBE Período de realização das ações: MAIO/JUNHO/JULHO 2016 Metas de curto prazo: 1. Fixar, acompanhar e divulgar anualmente os resultados do IDEB e de outros índices de acompanhamento da aprendizagem das escolas e da rede pública municipal. 2. Garantir, a implementação de ações eficazes que promovam a melhoria do rendimento escolar global dos alunos da rede municipal, especialmente no que diz respeito à proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. 3. Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanência dos alunos na escola, identificando motivos de ausência e baixa frequência e garantir, em regime de colaboração, a frequência e o apoio à aprendizagem. Ações EncaminhamentosMateriais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Realizar reuniões com a equipe gestora das escolas e SME para elaborar ações de estudos quanto a atingir e superar, a meta do IDEB proposta para o município, procurando reduzir a diferença entre as escolas. Reunião gestores da SME para elaboração da pauta. Convocar gestores para reunião. Data show Notebook Sala de reuniões. Setor de Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino Coordenadores da SME Supervisores de Ensino Junho 2016 Ações para o trabalho com professores e comunidade. Elevar a meta do IDEB.

9 DCONT/SCHF9 2. Formalizar e executar os planos de ações articuladas dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a educação pública municipal e voltadas à melhoria da gestão educacional, à formação de professores e profissionais de serviços e apoio escolar, ao desenvolvimento de recursos pedagógicos. Reunião com os membros do PAR. Reunião com gestores da SME Elaboração de ações para formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar. Data show Notebook Sala de reuniões Equipe PAR Setor de Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino Equipe PAR Coordenadores da SME Supervisores de Ensino Julho 2016 Formalização e elaboração das metas do PAR. Realização das formações. Avaliação dos resultados obtidos.

10 3. Realizar reuniões com as equipes gestoras das unidades escolares e com o setor de transporte. Criar mecanismos para o acompanhamento individual (frequência e aprendizagem) de cada estudante do ensino fundamental. Melhorar a qualidade do transporte e reduzir o tempo de deslocamento dos alunos da zona urbana e da zona rural. Reunião gestores da SME para elaboração da pauta. Reunião com a equipe gestora das U.E. Reunião com o Setor de Transporte. Reunião com o COTUCA. Data show Notebook Sala de reuniões Setor de Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino Coordenador es da SME Supervisores de Ensino Setor de transporte Julho 2016 Elaboração de novos mecanismos de acompanha- mento individual ( frequencia e aprendizagem) dos alunos. Melhoria do transporte ( deslocamento e tempo). DCONT/SCHF10


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google