A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Psicofonia? PSICOFONIA- Aptidão mediúnica que faculta a comunicação oral dos Espíritos A incorporação é também denominada psicofonia, sendo esta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Psicofonia? PSICOFONIA- Aptidão mediúnica que faculta a comunicação oral dos Espíritos A incorporação é também denominada psicofonia, sendo esta."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Psicofonia? PSICOFONIA- Aptidão mediúnica que faculta a comunicação oral dos Espíritos A incorporação é também denominada psicofonia, sendo esta denominação preferida por alguns porque acham que incorporação poderia dar a idéia do espírito comunicante penetrando o corpo do médium, fato que sabemos não ocorrer;

3 Alguns indícios do desabrochar da mediunidade
Alterações emocionais súbitas; Acentuada sensibilidade emotiva; Vidências; Necessidade compulsiva e inoportuna de escrever idéias que não lhe são próprias; Calafrios, sensação de formigamento nas mãos e na cabeça; Mal-estar em determinados ambientes ou em presença de certas pessoas; Sensações de enfermidades inexistentes (Mediunidade: Caminho para ser feliz - Suely Caldas Schubert, cap. 3.)

4 Mecanismo da Psicofonia
O mentor espiritual responsável pela preparação do fenômeno da psicofonia, aproxima-se do médium e aplica-lhe forças magnéticas sobre o seu Chakra Coronário, que sensibiliza e ativa a glândula pineal fazendo-a produzir um hormônio chamado melatonina; A melatonina interage com os neurônios tendo um efeito sedativo; A Melatonina é um neuro-hormônio produzido pelas glândula pineal e, acredita-se, apresenta como principal função regular o sono. Esse hormônio é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos. Na presença de luz, entretanto, é enviada uma mensagem neuro-endócrina bloqueando a sua formação, portanto, a secreção dessa substância é quase exclusivamente determinada por estruturas fotossensíveis, principalmente à noite.

5 Em seguida a melatonina é direcionada para a parte do córtex cerebral responsável pela fala e que vai ficar sob seu efeito, ou seja, sedada, permitindo que outro espírito se ligue a este sistema sensórial e o utilize; Os espíritos auxiliares aproximam o espírito que irá se manifestar pela psicofonia e fazem a ligação perispiritual aos órgãos sensóriais da fala do médium, através do Chakra Laríngeo, conseguindo, assim, se expressar através da fala.

6 1ª FASE – o Espírito FAZ O ISOLAMENTO DO CÓRTEX CEREBRAL DO MÉDIUM
A melatonina é direcionada para a parte do córtex cerebral responsável pela fala e que vai ficar sob seu efeito, ou seja, sedada. Assim, o médium perde o comando sobre os órgãos da fala permitindo que outro espírito se ligue a este sistema sensórial e o utilize. Mentor aplicando forças magnéticas sobre o Chakra Coronário do médium. As forças energéticas sensibilizam e ativam a glândula pineal fazendo-a produzir melatonina.

7 2ª FASE - LIGAÇÃO DO ESPÍRITO AOS ÓRGÃOS SENSÓRIAIS DO MÉDIUM
Quando o médium é inconsciente, os espíritos auxiliares aproximam o espírito que irá se manifestar pela psicofonia e fazem a ligação aos órgãos sensórios da fala do médium, através do chakra laríngeo. Inexiste ligação entre o cérebro do médium e a mente do espírito manifestante e mesmo entre a sua própria mente: perispiritual e o cérebro físico. Neste caso a área do cérebro físico do médium, responsável pela fala, está sob efeito total de sedação provocada pela melatonina Quando o médium é semi-consciente a ligação também é feita nos seus centros cerebrais do perispírito e do corpo físico através do Chakra Frontal, por isso o médium tem alguma consciência do que esta falando. Neste caso a área do cérebro físico do médium, responsável pela fala, está sob efeito parcial de sedação provocada pela melatonina.

8 Classificação Conforme a mecânica de desprendimento perispiritual que ocorre no processo mediúnico, os médiuns psicofônicos podem ser classificados em: Conscientes; Semi-conscientes; Inconscientes.

9 Médium Consciente Entidade É aquele que durante o transcurso do fenômeno tem consciência plena do que está ocorrendo; Médium

10 O Espírito comunicante entra em contato com as irradiações perispirituais do médium, e, emitindo também suas irradiações perispirituais, forma a atmosfera fluídica capaz de permitir a transmissão de seu pensamento ao médium, que, ao captá-lo, transmitirá com as suas possibilidades, em termos de capacidade intelectual, vocabulário, gestos, etc.; Há exteriorização do perispírito do médium de apenas alguns centímetros; O médium age como se fosse um intérprete da idéia sugerida pelo espírito, exprimindo-a conforme sua capacidade própria de entendimento;

11 Esta forma de mediunidade será tanto mais proveitosa quanto maior for à cultura do médium e suas qualidades morais, a influência de espíritos bons e sábios, a facilidade e a fidelidade na filtração das idéias transmitidas; Seu desenvolvimento exige estudo constante, bom senso e análise contínua por parte do médium.

12 Semi-Consciente Perispírito É a forma de mediunidade psicofônica em que o médium sofre uma semi- exteriorização perispirítica, permitindo que esse fenômeno ocorra; Cordão de Prata Entidade Médium

13 O médium sofre uma semi-exteriorizacão perispirítica com o espírito comunicante, se houver afinidade; ou quando há o ajustamento vibratório para que a comunicação se realize; Há maior exteriorização do perispírito do médium, porém ainda não completa; Há irradiação e assimilação de fluidos emitidos pelo espírito e pelo médium; formando a chamada atmosfera fluídica; e então ocorre a transmissão da mensagem do espírito para o médium; O médium vai tendo consciência do que o espírito transmite à medida que os pensamentos vão passando pelo seu cérebro, o médium deverá identificar o padrão vibratório e a intenção do espírito comunicante, filtrando qualquer possibilidade de procedimentos que firam as normas da boa disciplina mediúnica;

14 Ainda na forma semi-consciente, embora em menor grau que na consciente, poderá haver interferência do médium na comunicação: como repetição de frases e gestos que lhe são próprios, motivo porque necessita aprimorar sempre a faculdade, observando bem as suas reações no fenômeno; Geralmente, o médium, antes  da comunicação, sente uma frase a lhe repetir insistentemente no cérebro; somente após dizer essa primeira frase é que as outras surgirão. Terminada a transmissão da mensagem, muitas vezes o médium só lembra, vagamente, do que foi tratado.

15 Inconsciente Perispírito Entidade Esta forma de mediunidade de incorporação caracteriza- se pela inconsciência do médium quanto a mensagem que por seu intermédio é transmitida. Isto se verifica por se dar uma exteriorização perispiritual total do médium; Cordão de Prata Médium

16 O fenômeno se dá como nas formas anteriores, somente que numa gradação mais intensa;
Exteriorização perispiritual, afinização com a entidade que se comunicará, emissão e assimilação de fluidos, formação da atmosfera necessária para que a mensagem se canalize por intermédio dos órgãos do médium, são indispensáveis; Embora inconsciente da mensagem, o médium é consciente do fenômeno que está se verificando, permanecendo, muitas vezes, junto da entidade comunicante, auxiliando-a, ou, quando tem plena confiança no espírito que se comunica, poderá afastar-se em outras atividades; O médium, mesmo inconsciente, é o responsável pelo desempenho mediúnico, porque somente com a sua autorização, poderá o espírito realizar algo.

17 Através do cordão de prata, todo conjunto se mantém ligado.
Só para Ilustrar Através do cordão de prata, todo conjunto se mantém ligado.

18 Assimilação das Correntes Mentais
CONCLUSÃO Assimilação das Correntes Mentais O fenômeno da psicofonia é caracterizado pelo chamado envolvimento mediúnico que significa um entrosamento das correntes mentais e vibratórias do médium com o espírito comunicante; No fenômeno mediúnico, durante o transe, o médium apresenta condições favoráveis à assimilação das correntes mentais com as quais se afiniza; Isso se dá pela irradiação ou exteriorização perispirítica, que permite ao médium maior liberdade, podendo ser influenciado pelo campo vibratório dos espíritos desencarnados;

19 Havendo a sintonia vibratória o médium passa a sentir, receber vibrações mentais da entidade comunicante; A assimilação de correntes mentais não se dá apenas entre os dois participantes do fenômeno mediúnico, as demais pessoas que participam da reunião têm importância fundamental, podendo colaborar decisivamente para o bom êxito do trabalho, como também ser causa do fracasso da ligação médium/espírito; Assim, todos os participantes, médiuns, doutrinador, espírito comunicante, mentores espirituais, tem grande importância na realização do intercâmbio mediúnico;

20 Bibliografia KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Cap. XIX; Introdução, II – final. KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Capítulos XIV, item 172, XVI, item 188 e XIX, item 225. DENIS, Leon. No Invisível. Segunda Parte, Cap. XIX XAVIER, Francisco Cândido. Missionários da Luz. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. VII e XVI. XAVIER, Francisco Cândido. Nos Domínios da Mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. Cap. V. TEIXEIRA, José Raul. Desafios da Mediunidade. Pelo Espírito Camilo. Questões 14, 15, 16 e 28. PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade. Capítulo IX – Incorporação.


Carregar ppt "O que é Psicofonia? PSICOFONIA- Aptidão mediúnica que faculta a comunicação oral dos Espíritos A incorporação é também denominada psicofonia, sendo esta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google