A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sensações e percepções. Concentração, sintonia e transe mediúnico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sensações e percepções. Concentração, sintonia e transe mediúnico"— Transcrição da apresentação:

1 Sensações e percepções. Concentração, sintonia e transe mediúnico
A PRÁTICA MEDIÚNICA Sensações e percepções. O papel do perispírito. O papel da mente Concentração, sintonia e transe mediúnico

2 SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES
A captação de fluidos espirituais pelo médium provoca-lhe sensações, boas ou más, conforme o grau evolutivo do Espírito. As sensações e percepções variam, em tipos e graus. Atuando os fluidos sobre o perispírito, este reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. A Gênese: cap. 14, item18.

3 O Livro dos Médiuns: cap.1, item 54.
O PAPEL DO PERISPÍRITO O perispírito é como o fio elétrico condutor que serve para a recepção e a transmissão do pensamento; desempenha grande papel na economia orgânica nos fenômenos fisiológicos e patológicos. O Livro dos Médiuns: cap.1, item 54.

4 O PAPEL DO PERISPÍRITO Pode-se dizer que o corpo recebe a impressão, o perispírito a transmite, e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. Obras Póstumas, primeira parte, item 10, p.45.

5 O PAPEL DO PERISPÍRITO As sensações e percepções dos médiuns desencarnados são mais profundas, uma vez que não possuem corpo físico. O perispírito recebe e transmite diretamente as impressões: as oriundas do meio ambiente e as de elaboração do seu Espírito

6 Funções do Perispírito
Instrumental Individualizadora Organizadora Sustentadora

7 Função Instrumental O perispírito é elemento de ligação entre o Espírito e o corpo físico. A função instrumental permite a interação do Espírito: a) entre os mundos espiritual e físico; b) num mesmo plano de vida.

8 Função Organizadora Trata-se do “molde”que determina as linhas morfológicas e hereditárias do corpo físico. A função conservadora favorece os mecanismos de manifestação da lei de causa e efeito.

9 Função Individualizadora
O perispírito apresenta características peculiares à identificação de cada indivíduo. A função individualizadora está relacionada à história e às conquistas evolutivas da pessoa.

10 Função Sustentadora Garante vitalidade ao corpo físico, durante a reencarnação, e nos órgãos e estruturas do perispispírito.

11 NATUREZA DO PERISPÍRITO
É de textura semimaterial. (1) É de formação sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente porosa e plástica, em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória, à face do sistema de permuta visceralmente renovado, se distribuem mais ou menos à feição das partículas colóides, com a respectiva cargas elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica, e apresentando estados morfológicos conforme o campo mental a que se ajusta. (2) (1) O Livro dos Espíritos, questão 135. (2) Evolução em Dois Mundos, cap.II, p. 26.

12 PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Plasticidade Densidade Penetrabilidade Visibilidade Sensibilidade Bicorporeidade Unicidade Mutabilidade Outras expansibilidade ponderabilidade luminosidade PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO tangibilidade

13 PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Plasticidade: alterações morfológicas que em função dos comandos mentais do Espirito. Expansibilidade: expansão e exteriorização do perispírito nos fenômenos de desdobramento e doações fluídicas. Densidade: ponderabilidade (peso) e freqüência vibratória (luminosidade), ambas relacionadas à evolução do Espírito.

14 PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Penetrabilidade: capacidade de atravessar barreiras vibracionais , físicas ou não. Visibilidade: Os desencarnados menos evoluídos percebem o perispírito dos seus pares e dos Espíritos que lhe são inferiores. A visibilidade é comum nos Espíritos superiores. Tangibilidade: os Espíritos são vistos e tocados quando materializados.

15 PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Sensibilidade: propriedade de perceber sensações, sentimentos e emoções. Estas percepções não são captadas por meio de órgãos específicos, mas em todo o corpo perispiritual.

16 PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Unicidade: significa dizer que cada pessoa traz no próprio perispírito a soma das suas conquistas evolutivas. Não há, portanto, dois perispíritos iguais. Mutabilidade: é a propriedade que permite mudanças no perispírito em decorrência do processo evolutivo. A mutabilidade ocorre no que se refere à substância, à forma e à estrutura perispirituais.

17 As inúmeras experiências vivenciadas pelo Espírito são captadas e arquivadas no seu perispírito.

18 Os arquivos mentais guardam as lembranças integrais, mas a memória funciona de forma seletiva e interpretativa.

19 A mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos.
O PAPEL DA MENTE A mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. F.C.Xavier/André Luiz: Nos Domínios da Mediunidade,cap.1, p )

20 Allan Kardec: O Livro dos Médiuns, cap.19, item 223, q. 6.ª.
O PAPEL DA MENTE O médium é um intérprete do pensamento e da vontade dos Espíritos que se comunicam por seu intermédio, assim “como é preciso um fio elétrico para comunicar à grande distância uma notícia e, na extremidade do fio, uma pessoa inteligente, que a a receba e transmita." Allan Kardec: O Livro dos Médiuns, cap.19, item 223, q. 6.ª.

21 A transmissão da mensagem do Espírito comunicante envolve ações complexas, integradas e concomitantes dos sistemas nervoso e endócrino.

22 Sistema Nervoso Central
(SNC) Encéfalo: cérebro, bulbo, ponte e cerebelo Sistema Nervoso Periférico(SNP) ou Autônomo Simpático (ou visceral): 31 pares de nervos raquianos Parassimpático: 3 pares de nervos do encéfalo e os medulares da região sacra

23 O Encéfalo é a região do sistema nervoso central contida na caixa craniana. Ele é composto pelo cérebro, pelo bulbo e ponte e pelo cerebelo.

24 Tem dois hemisférios simétricos: esquerdo e direito.
Órgão mais importante do SNC. Tem dois hemisférios simétricos: esquerdo e direito. O córtex cerebral é a camada superficial do cérebro e responsável pelas funções fisiológicas e intelectivas do Espírito.

25 NEURÔNIO: CÉLULA NERVOSA PRINCIPAL

26 Glândulas Humanas

27 AÇÃODO SISTEMA NERVOSO AÇÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO
Captação idéias e sensações pelo Espírito via perispírito. PINEAL : produz hormônios, controla as outras glândulas, faz ligação mental entre o médium e Espírito. ldéias e sensações vão ao córtex cerebral, onde se difunde pelo processo de varredura (descarga elétrica entre os neurônios). HIPÓFISE: médium capta diferentes emoções e sentimentos; mantém ligação mente-mente; libera hormônios que atuam nos órgãos. ldéias e sensações chegam ao centro da memória para o devido processamento da mensagem e resposta, subseqüente. HORMÔNIOS e NEUROTRANSMISSORES : metabolismo dos órgãos (digestão, urinário,sangue, sexual, dmovimentos musculares e de neurotransmissores.

28 AÇÃO DO SISTEMA NERVOSO AÇÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO
Decodificação do pensamento do Espírito comunicante, pelas ações conjuntas do córtex cerebral e dos centros da memória do médium. Decodificação dos sentimentos e das emoções do Espírito comunicante pelas ações no sistema endócrino do médium. Transmissão inteligível e emocional da mensagem do Espírito aos circunstantes, por meio da sincronicidade e da ação dos órgãos do sistema nervoso (filtragem mediúnica) e sistema endócrino (filtragem emocional)

29 Aceleração metabólica nos açucares, gorduras, proteínas: fonte de energia e nutrição.
Ação no Sistema Nervoso Autônomo (simpático e parassimpático) pela absorção de energia sexual, pela produção de neurotransmissores nos músculos – serotonina – e nas vísceras - noradrenalina. Ação do nervo vago na pressão sangüínea e no metabolismo, inclusive na absorção da água e dos sais minerais. Memória relacionada a pessoas, fatos e melodias: ação no hipocampo; memória relacionada a línguas: ação no hipocampo e no córtex entorrinal, e memória instintiva: ação no cerebelo.

30 CONCENTRAÇÃO, SINTONIA E TRANSE MEDIÚNICO
A concentração e a sintonia mediúnicas são etapas do transe mediúnico, utilizando como ferramentas o pensamento e a vontade. F.C. Xavier/Emmanuel: Pensamento e Vida, p.28-29 Durante o intercâmbio mediúnico, o médium está “às vezes, num estado, mais ou menos acentuado, de crise [transe]. " Allan Kardec: O Livro dos Médiuns, cap.19, item 223.

31 TRANSES PSÍQUICOS CONCEITO GRAU CLASSIFICAÇÃO
Estado de alteração da consciência situado entre a vigília e o sono. Estado psicofisiológico do médium sob ação de um Espírito, podendo ocorrer imersão nas memórias recentes ou passadas inconsciente). Superficial Profundo Intermediário Natural Provocado Breve Demorado

32 COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA
DIRIGENTE ESPIRITUAL MÉDIUM ESCLAREC. GUIA/AMIGO ESPIRITUAL MÉDIUM DIRIGENTE PLANO FÍSICO

33 COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA
DIRIGENTE ESPIRITUAL MÉDIUM ESCLAREC. GUIA/AMIGO ESPIRITUAL ESPÍRITO DIRIGENTE PLANO FÍSICO

34 COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA
DIRIGENTE ESPIRITUAL MÉDIUM ESCLAREC. GUIA/AMIGO ESPIRITUAL ESPÍRITO MÉDIUM DIRIGENTE PLANO FÍSICO

35

36 CUIDADOS NA PRÁTICA MEDIÚNICA
Muito mais do que se pensa têm contribuído a ignorância e a leviandade de vários médiuns. Allan Kardec: O Livro dos Médiuns, introdução.


Carregar ppt "Sensações e percepções. Concentração, sintonia e transe mediúnico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google