A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas de Santo António Viriato e os Lusitanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas de Santo António Viriato e os Lusitanos."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas de Santo António Viriato e os Lusitanos

2 No século III a.C., os Romanos invadiram a Península Ibérica, a qual era habitada, nessa altura, pelos Celtas, que ocupavam todo o território a norte do rio Douro, e pelos Lusitanos, que ocupavam o território entre o rio Douro e o rio Tejo. Viviam no cimo dos montes, em povoações defendidas por grossas muralhas.

3 Agrupamento de Escolas de Santo António As casas eram pequenas, térreas, geralmente redondas, e cobertas de colmos. Os Lusitanos eram essencialmente pastores. No entanto, cultivavam as terras, trabalhavam metais, faziam alguns tecidos grosseiros de linho e lã e curtiam peles. Eram fortes e ágeis. Praticavam a caça e a guerra.

4 Agrupamento de Escolas de Santo António Guerreiros destemidos, os nossos antepassados Lusitanos mostram bem que já tinham desenvolvido o amor á terra onde nasceram. Combatiam a pé ou montados em pequenos cavalos, usavam punhal, espada curta ou lança comprida, defendendo-se com um escudo de couro redondo e pequeno.

5 Os Lusitanos travaram duras lutas com os Romanos nas quais obtiveram grandes vitórias. O exército romano era muito poderoso e a vitória parecia-lhe fácil, contudo os Lusitanos, ofereceram uma grande resistência.

6 Agrupamento de Escolas de Santo António Então, os Romanos propuseram a paz, prometendo várias regalias aos Lusitanos. Quando estes desceram as montanhas e depuseram as suas armas, viram que tinham caído numa cilada. Encontraram-se então cercados pelos romanos que os massacraram traiçoeiramente.

7 Agrupamento de Escolas de Santo António Pouco a pouco, esse pastor conseguiu reunir alguns milhares de Lusitanos que, sob o seu comando, organizaram várias emboscadas contra os Romanos. Emprega pela primeira vez as emboscadas: um grupo atrai a atenção do inimigo que depois é apanhado de surpresa, num sítio donde julgava impossível o ataque.

8 Agrupamento de Escolas de Santo António Só assim um punhado de homens pôde vencer exércitos bem treinados e bem armados. Tão bom resultado deu esta táctica que Viriato com os seus homens derrotou os melhores generais romanos, o último dos quais aconselhou o seu governo a fazer a paz.

9 Agrupamento de Escolas de Santo António O exército romano andava intrigado com tantas derrotas. Para por fim a tal facto, não hesitou em contratar três companheiros de Viriato, que o assassinaram à traição enquanto dormia.

10 Agrupamento de Escolas de Santo António No entanto, os Lusitanos não desistiram e elegeram um novo chefe, Sertório, ex-general Romano. Este formou um governo, sendo Évora a capital da Lusitânia e criou as primeiras escolas onde se ensinava o Latim, o Grego, os usos e costumes romanos. Sertório, acabou por ter a mesma sorte que Viriato, sendo assassinado à traição durante um banquete.

11 Agrupamento de Escolas de Santo António Assim, os Romanos conseguem a vitória sobre os Lusitanos e a Lusitânia passa a ser uma província do império Romano – dá-se a Romanização.

12 Agrupamento de Escolas de Santo António “profviseu.com/pessoal/Julho2002/.../Viriato.../ pag4.htm” “História cronológica do meu Portugal” Bibliografia

13 Agrupamento de Escolas de Santo António Trabalho realizado por: Catarina Escudeiro nº6 Inês Letras nº11 Joana Baptista nº13 Marta Rodrigues nº19 Vera Zöhrer nº28


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas de Santo António Viriato e os Lusitanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google