A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Invasões Francesas. A Origem Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental (Ordem dada por Napoleão de fechar os portos aos Ingleses) e em Novembro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Invasões Francesas. A Origem Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental (Ordem dada por Napoleão de fechar os portos aos Ingleses) e em Novembro de."— Transcrição da apresentação:

1 As Invasões Francesas

2 A Origem Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental (Ordem dada por Napoleão de fechar os portos aos Ingleses) e em Novembro de 1807 as tropas napoleónicas comandadas pelo General Junot invadiram Portugal. General Junot

3 A 1.ª Invasão As tropas francesas passaram a fronteira portuguesa no dia 19 de Novembro de 1807 e entraram em Castelo Branco. Os invasores lançaram-se pelas diferentes casas, roubando tudo quanto encontravam, particularmente géneros comestíveis. No dia 23 de Novembro já estavam em Abrantes. No dia 27 chegavam à Golegã, a 28 ao Cartaxo e na manhã de dia 29 estavam em Lisboa.

4 No entanto… Quando se iniciaram as Invasões Napoleónicas quem governava Portugal era o príncipe regente D. João, visto que a sua mãe, a Rainha D. Maria I era viúva e tinha enlouquecido. D. João

5 A Fuga para o Brasil A Rainha, D. Maria I e o Príncipe Regente, D. João, acompanhados por pessoas, em 15 navios de guerra e 20 navios mercantes, partiram para o Brasil para fugir às invasões napoleónicas. Nessa altura o Brasil era uma colónia portuguesa.

6 Enquanto isso… Chegado a Lisboa o General Junot instalou o seu quartel-general e começou a tomar medidas: 1.Substitui a bandeira nacional pela francesa. 2.Passou ele próprio a governar Portugal em nome de Napoleão. 3.Distribuiu cerca de homens das suas tropas pelo território português onde estes destruíram culturas, incendiaram povoações, mataram pessoas, roubaram igrejas, casas e solares…

7 A ajuda inglesa… A Inglaterra, aliada de Portugal e a quem foi pedida ajuda, mandou embarcar cerca de 9000 militares para ajudar os portugueses que começavam a criar algumas unidades de resistência aos franceses.

8 O General Wellesley Em 1808 um exército comandado pelo general Wellesley atacou e venceu os franceses em duas batalhas muito importantes forçando Junot a assinar um tratado de paz, a Convenção de Sintra, pelo qual Junot teria que sair de Portugal com todas as suas tropas.

9 As Batalhas… Batalha da Roliça – ÓbidosBatalha do Vimeiro - Lourinhã

10 A resposta francesa… Em 1809 Napoleão mandava outro General, Soult, invadir Portugal. Este encontrou grande resistência e acabou por abandonar Portugal.

11 Mas ainda… Napoleão não desistia de dominar Portugal e em 1810 enviou tropas com um novo General no comando, Massena. Este General tinha fama de nunca ter sido derrotado. No entanto, na Batalha do Buçaco o seu exército perdeu muitos militares e tentando, no entanto, chegar a Lisboa foi travado nas chamadas Linhas de Torres Vedras..

12 As Linhas de Torres Vedras

13 A derrota francesa… Em 4 de Março de 1811, Massena viu-se obrigado a desistir e a retirar- se definitivamente de Portugal.

14 Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental e por isso a França invadiu Portugal; A primeira invasão francesa foi comandada por Junot que facilmente chegou com as suas tropas a Lisboa; A família real fugiu para o Brasil levando muita gente da Corte portuguesa; Os Ingleses ajudaram Portugal na luta contra as tropas francesas e em 1808 foi assinada a Convenção de Sintra que forçava os franceses a abandonar Portugal; Em 1809 Soult, a mando de Napoleão, volta a tentar invadir Portugal e falha. Foi a chamada 2.ª Invasão Francesa; Em 1810 Massena tenta também invadir novamente Portugal e é travado nas Linhas de Torres Vedras forçando o abandono definitivo das suas tropas na invasão a Portugal em Resumo

15 Questões Indica uma das medidas que Junot tomou para provar que eram os franceses que mandavam em Lisboa. Refere quatro atitudes dos franceses durante as invasões francesas. Refere o que fez D. Maria I e D. João com a chegada das Invasões Francesas. Indica o nome de duas localidades onde as tropas francesas foram derrotadas. Indica o nome dos Generais que comandaram as tropas francesas nas três invasões a Portugal.


Carregar ppt "As Invasões Francesas. A Origem Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental (Ordem dada por Napoleão de fechar os portos aos Ingleses) e em Novembro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google