A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS

2 Secreção de hormônios = glândulas endócrinas
Hormônios da reprodução = gônadas, hipotálamo, hipófise.

3 SISTEMA HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE

4 SISTEMA PORTA HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE

5 CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS
1-HORMÔNIOS DA HIPÓFISE POSTERIOR –hipófise é apenas reservatório, são sintetizados no hipotálamo. a) OCITOCINA- contratilidade uterina, ejeção do leite, síntese de prostaglandina/contração dos ductos deferentes e uretra b) VASOPRESSINA- hormônio anti-diurético

6 2- HORMÔNIOS DA HIPÓFISE ANTERIOR E HIPOTÁLAMO
a) STH ou GH - somatotrofina ou hormônio de crescimento b) TSH – hormônio tireotrófico ou tirotrofina c) ACTH – adrenocorticotrófico, que regula a função córtico-adrenal

7 a) LTH ou PROLACTINA- células mamárias
a) LTH ou PROLACTINA- células mamárias. Lactação, comportamento maternal nas fêmeas e função lútea/ b) FSH ou FOLÍCULO-ESTIMULANTE- gonadotrofina, age nas células da granulosa. Crescimento folicular e síntese de estradiol. Auxilia na espermatogênese. c) LH ou LUTEINIZANTE- células da teca interna e do corpo lúteo. Ovulação, formação do corpo lúteo e secreção de progesterona. Machos- secr. Testosterona céls leydig

8 3- HORMÔNIOS HIPOFISIOTRÓFICOS - secretados pelos neurônios que se originam no hipotálamo e agem na adeno-hipófise. a)  GnRH – ou hormônio liberador de gonadotrofinas. Lobo anterior da hipófise. Determina a liberação de FSH (GnRH-FSH) ou de LH (GnRH-LH) da hipófise anterior. b) CRH- fator liberador do hormônio adenocorticotrófico (ACTH)‏ c) TRH – fator liberador do hormônio tireotrófico.

9 b PRH- hormônio liberador da prolactina.
aGHRH- fator liberador do hormônio de crescimento. b PRH- hormônio liberador da prolactina.         Para a prolactina e hormônio somatotrófico há também fatores inibidores (PIH e GIH)‏

10 4-GONADOTROFINAS EXTRA-HIPOFISÁRIAS
a)      hCG – gonadotrofina coriônica humana. Secretada no trofoblasto (córion) humano. Age nos ovários, facilitando a produção de progesterona, com efeito luteinizante.       eCG- ou gonadotrofina coriônica eqüina. Secretada pelos cálices endometriais dos 40 a 120 dias de gestação. Age no ovário (da égua) promovendo a formação de corpos lúteos acessórios. Em outras espécies, estimula o crescimento folicular (efeito FSH).

11 a) HMG- gonadotrofina humana pós-menopausa
a)  HMG- gonadotrofina humana pós-menopausa. Possui efeito básicamente FSH. b)  HPL- produzido na placenta humana. Age na glândula mamária estimulando-a

12 5- HORMÔNIOS ESTERÓIDES
- córtex adrenal, - gônadas - placenta durante a prenhez. São derivados do colesterol, que têm em comum uma estrutura de quatro anéis de carbono (ciclopentanoperhidrofenantreno).

13

14 Agem no hipotálamo, trato reprodutivo inteiro e glândula mamária.
ESTRÓGENOS- Estradiol (E2). Produzidos pelas células da granulosa, placenta, células de Sertoli dos testículos. Agem no hipotálamo, trato reprodutivo inteiro e glândula mamária. Determina o comportamento sexual, liberação de GnRH, aumenta a motilidade uterina. Outros estrógenos são a estrona e o estriol, que se formam no fígado. São metabólitos que são eliminados na urina e nas fezes. Na égua, são eliminados para a placenta. As concentrações de estrógenos são medidas em U.I.

15 Age no endométrio, glândula mamária, miométrio e hipotálamo.
PROGESTERONA- (P4). Produzida pelo corpo lúteo e placenta, mas também pelo córtex adrenal e testículo. Age no endométrio, glândula mamária, miométrio e hipotálamo.

16 PROGESTERONA- (P4) Promove a secreção das glândulas endometriais; inibe a liberação de GnRH e o comportamento sexual. É responsável pela manutenção da prenhez no seu terço inicial. A produção de progesterona pela placenta é grande na égua e na mulher, e bem menor na vaca e ovelha. Sua concentração é também dada em U.I.

17 TESTOSTERONA- (T) Produzida pelo testículo, adrenais e ovários. Tb é produzida a androstediona. Uma outra forma metabolisada da testosterona, produzidas nas células dos órgãos de território genital, como a próstata e vesículas seminais, é a 5  dihidrotestosterona, um hormônio ainda mais potente do que a testosterona. A U.I. do andrógeno equivale a 0,1mg de androsterona cristalizada.

18 a) RELAXINA- produzida pelo ovário, placenta e endométrio
a)      RELAXINA- produzida pelo ovário, placenta e endométrio. Distende os ligamentos pélvicos e dilata o colo do útero.       INIBINA- glicoproteína produzida nas células da granulosa, que age na hipófise anterior, inibindo a secreção de FSH.      ATIVINA- glicoproteína secretada na placenta e células da granulosa; age também na hipófise anterior porém estimula a secreção de FSH.

19       PROSTAGLANDINAS- prostaglandina F2α (PGF2α) - secretada no endométrio e glândulas vesiculares. Age sobre o corpo lúteo, miométrio e folículos ovulatórios. Causa a luteólise, promove tônus e contração uterinos, ovulação, parto em algumas espécies, e aborto; Prostaglandina E2 (PGE2) - secretada no ovário, útero, membranas embrionárias. Age sobre o corpo lúteo e oviduto. Auxilia na ovulação, e estimula a secreção de progesterona pelo corpo lúteo.

20 6- OUTROS a     TIREÓIDE- produz a tiroxina que regula o metabolismo geral. ADRENAL-Em situações de “stress” há maior atividade desta glândula.

21 IPINEAL- relacionada à produção de melatonina
IPINEAL- relacionada à produção de melatonina. Eguas = maior atividade sexual com o aumento de horas luz/dia (fotoperíodo positivo) Ovelhas = aumentarão a atividade com dias curtos (fotoperíodo negativo). A luminosidade é percebida pela retina, que conduz o estímulo via nervo óptico até o NÚCLEO SUPRAQUIASMÁTICO no hipotálamo. Estes neurônios levam o estímulo até a glândula pineal, onde é secretada a melatonina.

22 aLEPTINA- peptídeo hormonal produzido por adipócitos
aLEPTINA- peptídeo hormonal produzido por adipócitos. Relaciona-se diretamente com a quantidade de gordura.       FEROMÔNIOS- substâncias secretadas para fora do organismo. São detectadas pelo sistema olfatório de membros da mesma espécie.       ESTÍMULOS ACÚSTICOS, táteis e visuais- também provocam o aumento do estímulo do sexo oposto para a cópula.

23


Carregar ppt "ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google