Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStéphanie Bonilha Dias Alterado mais de 8 anos atrás
1
Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Fundeb: perspectivas, reformulações e desafios
2
Fundeb: constatações Inaugurou uma nova fase na sistemática de financiamento da educação brasileira ao atender etapas e modalidades que não eram cobertas pelo Fundef. Possibilitou uma negociação mais direta entre os entes federados ao estabelecer uma “mesa de negociação”, pela Comissão Intergovernamental. Ainda assim, não foi possível definir os per capitas das etapas e modalidades a partir de critérios técnicos.
3
Fundeb: constatações Educação municipal precisa de um mecanismo mais eficiente para vinculação de recursos: - municípios de pequeno porte perdem recursos atualmente com o Fundeb; - projeções com estimativas estão distantes da realidade de arrecadação do Fundeb dos municípios.
4
Exemplos – perdas com o Fundeb Município Receita destinada ao Fundo Contábil Estadual Receita com o Fundeb Perda com o Fundeb Alto Paraguai/ MT 1.874.399,731.643.200,42 - 231.199,31 Balsa Nova/ PR 4.857.480,554.375.458,01 - 482.022,54 Adelândia/ GO 1.575.434,43396.073,93 - 1.179.360,50 Arambaré/ RS 1.982.316,731.008.497,87 - 973.818,86 Cabixi/ RO 2.136.161,361.704.108,27 - 432.053,09 Fonte: Siope
5
Perdas com o Fundeb Situação da perda com o Fundeb acontece com os municípios de pequeno porte que não têm capacidade técnica e estrutural para ampliar as matrículas de Educação Infantil. Nesses locais dificilmente o PME será suportado pelo orçamento local no tocante às demandas da Rede Municipal de Ensino. A META 1 do PNE será uma das mais afetadas.
6
A realidade do Fundeb Município Receita do Fundeb em janeiro de 2014 Receita do Fundeb em janeiro de 2015 Bom Sucesso do Sul/ PR 78.831,5771.235,52 Iracema/ RO 437.150,24438.761,64 Cabo Frio/ RJ 9.761.054,778.989.678,19 Brejo Grande/ SE 497.511,90491.135,04 Sinop/ MT 3.864.152,543.197.488,26 Fonte: Siope
7
A realidade do Fundeb As receitas de janeiro de 2015 em boa parte dos municípios foi menor ou praticamente igual a do mesmo período no ano passado. Entretanto, despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino não seguem a mesma tendência. Municípios estão sendo pressionados pelos sindicatos para conceder 13,01% de reajuste salarial. Argumentam que queda no Fundeb será compensada pelas receitas do petróleo. Mas que receitas são essas?
8
Perspectivas, reformulações e desafios O Fundef e Fundeb foram estruturados a partir da lógica onde os Sistemas de Ensino teriam uma relação média de 1/25 (Professor/Aluno); A inclusão da Educação Infantil no FUNDEB reduz drasticamente essa proporção: - Creche 0 a 1 ano até 8 alunos; - Creche 2 e 3 anos até 15 alunos; - Pré Escola 4 e 5 anos até 20 alunos. A baixa relação Professor/Aluno aumenta consideravelmente os custos com a manutenção da Educação Infantil;
9
Perspectivas, reformulações e desafios A implantação do Piso Nacional e 1/3 Hora Atividade Extra Classe comprometeu o equilíbrio e a concepção do Fundeb: Antes: - 60% Pagamento dos Profissionais do Magistério; - 40% Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Hoje: - Quase 100% do Fundeb é comprometido com Folhas de Pagamento e Encargos Sociais. - O Fundeb representa quase 90% dos Recursos destinados à Educação nos municípios com baixa arrecadação.
10
Perspectivas, reformulações e desafios A forma de reajuste anual do Piso, com crescimento acima da inflação e do próprio Fundeb, tem ocasionado: - Estrangulamento dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração existentes nos Estados e Municípios; - Comprometimento de quase a totalidade do Fundeb com despesas de pessoal; - Ultrapassagem dos limites prudenciais estabelecidos pela LRF; - Equívocos na compreensão sobre o percentual utilizado para reajuste do Piso Nacional e do percentual de aumento a ser definido por cada rede; - Comprometimento dos 40% dos recursos destinados a manutenção e desenvolvimento da Educação Básica.
11
Perspectivas, reformulações e desafios A situação atual de Financiamento da Educação poderá provocar efeitos indesejáveis, como o não cumprimento das metas do PNE e o achatamento das carreiras dos profissionais da educação. A Equidade na educação somente será possível com a restauração do equilíbrio das políticas de financiamento. CAQi e CAQ são mecanismos eficientes.
12
Obrigado! undimenacional@undime.org.br www.undime.org.br https://www.facebook.com/undime https://twitter.com/undime https://www.youtube.com/user/undimenac
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.