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Workflow. COMPONENTES ANA CLAUDIA ELIZÂNGELA GOMES HERIKA PIRES LEONARDO PORTES MARIANA ARIELLE MARIA MOREIRA SANDRO PIRES.

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1 Workflow

2 COMPONENTES ANA CLAUDIA ELIZÂNGELA GOMES HERIKA PIRES LEONARDO PORTES MARIANA ARIELLE MARIA MOREIRA SANDRO PIRES

3 OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo mostrar um estudo sobre o conceito sobre Work Flow, vantagens, ambiente, implantações e exemplo.

4 INTRODUÇÃO Um sistema Workflow pode ser definido como um conjunto de tarefas organizadas para realizar um processo, essas tarefas podem ser executadas por um ou mais sistemas de computador, por um ou mais agentes humanos, ou então por uma combinação destes. A ordem de execução e as condições pelas quais cada tarefa e iniciada também são definidas no Workflow, sendo que o mesmo e capaz ainda de representar a sincronização das tarefas e o fluxo de informações.

5 Significado literal do termo WORKFLOW Fluxo de trabalho WORK Trabalho, o quê é executado em um determinado tipo de processo. FLOW Fluxo, seqüência de eventos ou atividades para se realizar o trabalho.

6 A palavra Workflow surgiu com as tecnologias para trabalho em grupo. Transição entre os modos passivo e ativo n abordagem de processos MODO PASSIVOAUTOMATIZAÇÃOAUTOMATIZAÇÃO MODO ATIVO PROCESSOAs atividades são puxadas pelo trabalho As atividades puxam o trabalho ATIVIDADESEsperam para ser executadasCobram de seu responsável sua operação PRODUTOS DA OPERAÇÃO Precisa aguardar para ser enviado E despachado tão logo esteja pronto TECNOLOGIASTrazem poucos benefícios permanecem distantes do usuário Correspondem a expectativa prometida despertam o interesse do usuário

7 Algumas definições de Workflow “Workflow, em última análise, significa acompanhar a situação de um processo durante todo o seu ciclo de vida. Desta forma, os envolvidos em cada processo podem acompanhar passo a passo, onde está determinado documento, um produto que está sendo importando ou um pedido de cliente que precisa ser aprovado.” (HABERKORN, 1999) “Workflow é um sistema em que um trabalho pode ser transferido de uma pessoa para outra através de um sistema de rede de acordo com um conjunto de regras. O sistema Workflow irá rastrear todos os momentos de trabalho realizado e gerar estatísticas sobre eles, auxiliando os gerentes a identificarem gargalos nos processos do negócio.” (POLITEC, 2005).

8 WFMS Os Sistemas de Gerenciamento de Workflow E um sistema que define, gerencia e executa completamente Workflow através da execução de software cuja ordem de atividades e dirigida por uma representação da lógica do Workflow no computador.

9 Vantagens da implementação de WfMS  Garantia da integridade do processo  Manipulação eletrônica de documentos  Eliminação do tempo de espera entre as atividades  Integração das atividades da empresa Funcionalidades dos WfMS  Roteamento de trabalho  Invocação automática de aplicativos  Distribuição dinâmica de trabalho  Priorização de trabalho  Acompanhamento do trabalho

10 Ambiente Workflow Exemplo de Workflow Paulo Barthelmess ilustra a aplicação da tecnologia Workflow em um processo corriqueiro: a aquisição de insumos (BARTHELMES,1996): E composto da plataforma de hardware e software utilizada.

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14 Implantação do Workflow Assim toda e qualquer metodologia de implantação deste tipo de sistema deve levar em consideração certas etapas que compões o que pode ser chamado de ciclo Workflow.  Analise de fluxo de trabalho atual (modelagem de processos e melhoria)  Projetar o modelo de informação do fluxo de trabalho que se quer automatizar  Programar o modelo de informação definido e detalhando cada um dos elementos contidos nele  Implantar Workflow  Atualizar o modelo de informações implantado

15 Critérios para processos em que e conveniente implantar Workflow (BARESI,1999) CritérioDESCRIÇÃO RelevânciaO processo possui uma definição clara de prioridade e estruturado (não e do tipo ad hoc) RepetibilidadeO processo corresponde a um a situação repetitiva e frequentemente utilizado AutomaçãoO processo pode usufruir de suporte para automação; e conveniente (pratico e econômico) utilizar a tecnologia Workflow Distribuição do TrabalhoO processo envolve diversas unidade organizacionais distribuídas que necessitam cooperar para atingir seis objetivos e ou as unidades envolvem diversos o usuários cujas responsabilidades precisam ser coordenadas ConveniênciaO processo envolve aplicações que são facilmente implementáveis

16 DinamismoO processo envolve períodos de alta e baixa demanda;requer mecanismos automatizados para gerenciamento de prazos Numero de PessoasO processo envolve numero mínimo de pessoas ( acima de dez) Volume de TrabalhoO processo requer a racionalização de uma grande quantidade de trabalhos por dia ErrosO desenvolvimento tradicional do processo envolve participantes cometendo falhas omissa e esquecimento de atividade ControleOs controles são complicados e pouco realizados na forma tradicional

17 Suporte EletrônicoNecessita de suporte eletrônico ara a gestão e manipulação de documentos 9 por exemplo, documentação de escritório) ResponsabilidadeOcorre designação de responsabilidade no processo ParalelismoAtividades precisam de monitoramento da qualidade QualidadeNecessita de monitoramento da qualidade RestriçõesExiste incidência de restrições AbrangênciaAtende a metas especificas que foram definidas

18 Conclusão O sistema de Workflow desempenha um importante papel como “sentinelas” pois estão sempre atentos. Ao implementar mecanismos de controle de Workflow as companhias certificam-se não somente que seus processos de negócio “fluirão” com mais eficiência, mas também que cada etapa estará documentada, certificada, livre de falhas e o que é melhor, sem o indesejável, oneroso e ineficiente acúmulo de papéis. Mais uma vez a tecnologia da informação por meio de um de seus vários sistemas deinformação é usada como ferramenta eficiente de otimização de recursos.


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