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Automação de Processos

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Apresentação em tema: "Automação de Processos"— Transcrição da apresentação:

1 Automação de Processos
Workflow Sisworkpro Automação de Processos LEANDRO MATOS DOS REIS LEANDRO MEDEIROS DA SILVA DE LIMA RENAN LELIS RUFINO DOS SANTOS THOMAZ MOREIRA AQUINO

2 Agradecimentos Ao professor Alexandre Mori deixamos nossos sinceros agradecimentos pela orientação dada para a elaboração do trabalho. Ao professor Alisson Cardoso agradecemos por ter acreditado em nosso trabalho e por aceitar o nosso convite como avaliador.

3 Agenda de Apresentação
Introdução Processos Software Processo de Software Metodologia de Processo de Desenvolvimento de Software Produto x Processo Workflow Metodologia Protótipo

4 Introdução

5 Descrição do Problema

6 Justificativa

7 Hipótese

8 1 - Processo O que é Processo? Estrutura de processo:
Definição e Estrutura O que é Processo? Estrutura de processo:

9 1 - Processo Características dos Processos:
Podem ser auditados e aperfeiçoados; Impõem disciplina organizacional; Tornam visíveis as fronteiras, domínios e as funções; Armazenam o conhecimento organizacional; São estruturados; Conectam indivíduos com as suas funções.

10 1 - Processo O que é Subprocesso? Processo Subprocesso Atividade
Tarefa Atividade Subprocesso Processo 1 1.1 1.1.1 1.1.2 1.n O que é Subprocesso? [Processo, divisões e elementos]

11 1 - Processo O que é Atividade? Atividades Primárias
Atividades Críticas Atividades Não Críticas Atividades Secundárias (logística, vendas, serviços, infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade) Atividades Transversais

12 1 - Processo Procedimentos Formais Procedimentos Informais
Procedimento e Tarefa O que é Procedimento? Procedimentos Formais Procedimentos Informais O que é Tarefa?

13 2 - Software Definição O que é Software?

14 3 - Processo de Software Bases para um processo de software:
Definição Bases para um processo de software: Comunicação; Planejamento; Modelagem: Análise; Projeto; Construção; Implantação.

15 3 - Processo de Software Definem um conjunto de: Atividades; Ações;
Padrões de Processo Definem um conjunto de: Atividades; Ações; Tarefas de trabalho; Produtos de trabalho; Comportamentos de trabalho necessários ao desenvolvimento de software.

16 3 - Processo de Software Descrição de Padrão de Processo
Nome do Padrão Problema Intenção Solução Tipo: Contexto Resultante Padrão de Tarefa Padrões Relacionados Padrão de Estágio Usos Conhecidos/Exemplos Padrão de Fase Contexto Inicial

17 3 – Avaliação de Processo
ISO/IEC 15504

18 3 - Processo de Software Avaliação de Processo Os atributos do processo são classificados em: Execução Administração do Processo Administração do Produto Definição Implementação Medição Controle Inovação Otimização

19 3 - Processo de Software Avaliação de Processo
[Avaliação dos atributos de processo]

20 3 - Processo de Software Avaliação de Processo Nível de Capacidade
Executado Gerenciado Estabelecido Previsível Otimizado Execução L ou T T Adm. Processo Adm. Produto Definição Medição Controle Implementação Inovação Otimização

21 4 - Metodologia de processo de desenvolvimento de softwares
Definição e Metodologias O que é Desenvolvimento de Software? RUP PSP XP

22 5 - Produto x Processo [Produto x processo]

23 6 - Workflow O que é Workflow? Workflow Management Coalition (WfMC)
Definição O que é Workflow? Workflow Management Coalition (WfMC) Sistemas de Gerenciamento de Workflow (WfMS) Benefícios e Limitações

24 6 - Workflow Tipos Tipos de Workflow Ad hoc Produção Administrativo

25 6 - Workflow Os 3 R’s do Workflow: Papel (Role) Regra (Rule)
Componentes Os 3 R’s do Workflow: Papel (Role) Regra (Rule) Rota (Route) Classificações de Papel: Papel Usuário Papel Função

26 6 - Workflow Atributos de Regra: Início Tempo Máximo
Componentes Atributos de Regra: Início Tempo Máximo Atividade Anterior Execução Notificação Atividade Posterior Segurança Auditoria Término

27 6 - Workflow Tipos de Rota: Componentes [Rota Seqüencial]
[Rota Paralela]

28 6 - Workflow Tipos de Rota: Componente Rota [Rota condicional]
[Rota de repetição]

29 6 - Workflow Implantação O ciclo do Workflow [Ciclo do Workflow]

30 6 - Workflow Etapas do ciclo de implantação de Workflow:
Análise do fluxo de trabalho atual. Projetar o modelo de informação do fluxo de trabalho que se quer automatizar. Programar o modelo de informação, definindo e detalhando cada um dos elementos contidos nele. Implantar o Workflow. Gerenciar o processo por intermédio do Workflow. Atualizar o modelo de informação implantado.

31 6 - Workflow Vantagens da utilização do Workflow:
Redução dos custos de operação Melhor controle sobre as suas operações Monitoramento do trabalho realizado Melhoria do atendimento ao cliente Menor circulação de documentos em papel Garantia de Integridade do Processo

32 6 - Workflow Desvantagens da utilização do Workflow:
Poucas empresas utilizam. Escassez de profissionais. Softwares complexos. Modelagem requer muito tempo.

33 7 - Metodologia

34 Protótipo

35 Conclusão Lembre ao ouvinte as partes essenciais do que foi apresentado...

36 Referencias Bibliográficas


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