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O que define uma BNCC de qualidade para o ensino de Matemática

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Apresentação em tema: "O que define uma BNCC de qualidade para o ensino de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 O que define uma BNCC de qualidade para o ensino de Matemática
10º seminário nacional – “Escola? Presente”. Dra Katia Stocco Smole

2 O que define uma aprendizagem matemática de qualidade.
PROGRAMA O que define uma aprendizagem matemática de qualidade. O que define um ensino de matemática de qualidade. O que define um currículo de matemática de qualidade. A BNCC de matemática algumas de suas implicações

3 1. O que define uma aprendizagem matemática de qualidade

4 Que o aluno saiba o que precisa saber na idade certa.
1. O QUE DEFINE UMA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE QUALIDADE Que o aluno saiba o que precisa saber na idade certa. Que saiba mais do que as quatro operações básicas. Que tenha habilidades essenciais ao pensamento lógico Que tenha conhecimentos que impliquem melhoria na sua vida

5 Pensamento crítico e solução de problemas Iniciativa
1. O QUE DEFINE UMA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE QUALIDADE Pensamento crítico e solução de problemas Iniciativa Comunicação oral e escrita – linguagem matemática Acessar e analisar informações Curiosidade e imaginação

6 1. O QUE DEFINE UMA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE QUALIDADE
Letramento matemático é a capacidade individual de formular, empregar, e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias. (PISA)

7 Estamos longe disso... O número de alunos brasileiros na faixa de 15 anos que estava abaixo do nível de conhecimentos básicos em matemática caiu 18% entre 2003 e 2012 Apesar da melhora em relação aos conhecimentos básicos, os alunos brasileiros ficaram apenas no 58° lugar em matemática entre os 65 países e territórios analisados no último estudo PISA. O Brasil totalizou 391 pontos em matemática, de acordo com o PISA. A média dos países da OCDE é de 494 pontos.

8 A organização considera que os alunos que ficam abaixo do nível 2 (entre os seis existentes, que evoluem de acordo com o grau de dificuldade das perguntas) nas disciplinas analisadas (matemática, leitura e ciências) terão dificuldades na escola e, mais tarde, no mercado de trabalho, e poderão não ascender socialmente. Segundo o PISA, 67,1% dos alunos brasileiros com 15 e 16 anos (faixa etária analisada no estudo) estão abaixo do nível 2 em matemática, com baixa performance na disciplina. Apenas 0,8% dos alunos brasileiros atingiram os níveis 5 e 6 na disciplina, que exigem análises complexas. Em Xangai, na China, primeiro do ranking em matemática, mais da metade dos estudantes (55,4%) integra os níveis 5 e 6, de alta performance.

9 Analfabetismo no Mundo do Trabalho (2015)
2 mil pessoas de zonas urbanas e rurais População de 15 a 64 anos Dos cinco níveis possíveis, a maior parcela, de 42%, está no grau “elementar” Apenas 18% das pessoas com cargos mais altos na administração pública têm alfabetização em nível pleno Entre os desempregados só 6% é proficiente

10 2. O que define um ensino de matemática de qualidade

11 2. O que define um ensino de matemática de qualidade
Conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem. Dominar os conteúdos com suficiente fluência para organizá-los em situações de aprendizagem Saber identificar ‘noções-centrais’ (Meirieu, 1989) ou ‘competências-have’ (Perrenoud, 1998) para organizar as aprendizagens, orientar o trabalho em aula e estabelecer prioridades. Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino (não saber apenas do ano/série em que ensina) Saber o que ensina

12 Saber quem são seus alunos
Como aprendem? O que os caracteriza? Do que gostam? O que sabem sobre? Saber o que ensina + saber para quem ensina

13 Saber como ensinar Construir e planejar sequências didáticas. Conceber e administrar situações problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Buscar um amplo repertório de recursos e de sequências de aprendizagem e identificar o que eles/as mobilizam e ensinam. Fazer boa gestão da sala de aula. O professor não pode ignorar as novas tecnologias de informação e da comunicação (TIC), que transformam nossas maneiras de comunicar, de trabalhar, de decidir e de pensar. Saber o que ensina+ saber para quem ensina + saber como se ensina

14 O sentido de ensinar matemática
Ensinar matemática é promover capacidade individual de formular, empregar, e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Para isso, é preciso que o aluno seja imerso em situações nas quais possa raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos.

15 Em síntese, o ensino corresponde a colocar o aluno em constante enfrentamento de situações problema e promover a comunicação do que aprende para si e para as demais pessoas.

16 3. O que define um currículo de matemática de qualidade.

17 Que ajude o professor a ensinar e o aluno a aprender e se desenvolver
3. O que define um currículo de matemática de qualidade. Que ajude o professor a ensinar e o aluno a aprender e se desenvolver

18 Que apresente claramente as aprendizagens comuns esperadas
3. O que define um currículo de matemática de qualidade. Que apresente claramente as aprendizagens comuns esperadas Que trabalhe com altas expectativas Que se baseie em experiências bem sucedidas Que dê sinais de como ensinar para que o aluno aprenda Que defina parâmetros de avaliação Que auxilie na tomada de decisões a respeito de apoios didáticos Que considere as diferenças entre alunos, escolas, educadores....

19 Situando a BNCC em relação ao currículo

20 Situando a BNCC em relação ao currículo
No Plano Nacional de Educação: Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb. Estratégia 7.1: estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

21 Situando a BNCC em relação ao currículo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica. Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº , de 2013)

22 Situando a BNCC em relação ao currículo
... promover, em conjunto com outras ações, a equidade do sistema: efetiva a todas e todos os jovens brasileiros o direito de adquirir o mesmo conjunto essencial de aprendizagens que os auxiliarão a alcançar seus projetos de vida e a contribuir para uma sociedade melhor ...permitir aos pais, e a sociedade em geral, acompanhar e entender melhor o essencial que seus filhos devem aprender a cada etapa de sua formação, o que facilita a participação ativa de todos

23 3. O que define um currículo de matemática de qualidade.

24 3. O que define um currículo de matemática de qualidade.

25 A progressão das aprendizagens esperadas ainda deixa a desejar
3. O que define um currículo de matemática de qualidade.- lição de casa A progressão das aprendizagens esperadas ainda deixa a desejar Há objetivos muito amplos Outros repetidos Oscila entre expectativas adequadas e baixas expectativas Toma como base o momento atual mais do que o futuro

26 4. A BNCC de matemática algumas de suas implicações

27 A BNCC é importante porque...
4. A BNCC de matemática algumas de suas implicações A BNCC é importante porque... Impacta Na equidade da aprendizagem de matemática Na formação dos educadores Na elaboração de livros didáticos Nas avaliações Na “prestação de contas” à sociedade

28 O que é mesmo autonomia do professor?
APRENDIZADO ADEQUADO EM MATEMÁTICA 9º ANO- ESTADOS-DADOS INEP (2013) - Qedu Apenas 11,2% dos alunos brasileiros terminam 9º ano sabendo a matemática esperada

29 Ensinar matemática é uma aposta de futuro, uma posta otimista
Ensinar matemática é uma aposta de futuro, uma posta otimista. Convicção preliminar de que cada aluno é capaz de alcançar sua aprendizagem.

30 O professor é o senhor de sua ação e sempre será, mas isso não significa que ele escolha o que ensinar, e se vai ensinar alguns conhecimentos que todos têm o direito de ter a partir da escola

31 Obrigada! Katia Stocco Smole


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