A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação a portas fechadas, e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação a portas fechadas, e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações,"— Transcrição da apresentação:

1 "Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação a portas fechadas, e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações, dos seus propósitos e dos seus desejos." Padre Vieira, no Sermão de São Francisco Xavier Dormindo

2 Saúde mental e desenvolvimento humano e desenvolvimento humano

3 Introdução Todo organismo sofre um processo de desenvolvimento da estrutura biológica a partir do momento da fusão das células germinais masculina e feminina até atingir a maturidade. Em qualquer época durante o processo de amadurecimento, fatores nocivos podem prejudicar o crescimento do organismo e o desenvolvimento da personalidade. Todo organismo sofre um processo de desenvolvimento da estrutura biológica a partir do momento da fusão das células germinais masculina e feminina até atingir a maturidade. Em qualquer época durante o processo de amadurecimento, fatores nocivos podem prejudicar o crescimento do organismo e o desenvolvimento da personalidade.

4

5 Introdução Cada pessoa tem uma estrutura anatômica que se conforma com o padrão da espécie, embora seja única em certos detalhes. É essa estrutura e seu funcionamento fisiológico que em parte, determina e limita o desenvolvimento da personalidade. Cada pessoa tem uma estrutura anatômica que se conforma com o padrão da espécie, embora seja única em certos detalhes. É essa estrutura e seu funcionamento fisiológico que em parte, determina e limita o desenvolvimento da personalidade.

6 Personalidade   A personalidade é formada durante as etapas do desenvolvimento psico-afetivo pelas quais passa o indivíduo desde a gestação. Para a sua formação incluem tanto os elementos geneticamente herdados (Caráter) (Temperamento) como também o adquirido do meio ambiente no qual o indivíduo está inserido (Caráter).

7 Personalidade Considerando-se a personalidade como a unidade individual que se desenvolve em um determinado meio, toda manifestação daquela, sob a forma de diferentes tipos de comportamento, resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio.

8 Personalidade Considerando-se a personalidade como a unidade individual que se desenvolve em um determinado meio, toda manifestação daquela, sob a forma de diferentes tipos de comportamento, resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

9 PERSONALIDADE Não existe uma definição absoluta ou universalmente aceita do que seja personalidade. O elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra. A ênfase comum em vários conceitos de personalidade e que ela representa as propriedades duradouras dos indivíduos que tendem a diferenciá-los dos demais indivíduos.

10 Cognitivas Cognitivas Afetivas Afetivas Volitivas Volitivas Comportamentais Comportamentais A personalidade se relaciona a uma disposição estável, habitual e integrada das propriedades: Pensar Perceber Sentir Querer Agir

11 Conceitos de Personalidade Uma definição simplificada de personalidade: Personalidade é a resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa.

12 O que é Personalidade? “ É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas. Forma de perceber, sentir e agir de cada indivíduo.” ( Maria Ap. F. de Aguiar ) “As características psicológicas interiores que tanto determinam quanto refletem como uma pessoa responde ao seu ambiente.” (Schiffman e Kanuk)

13 Personalidade  Padrões duradouros de perceber, relacionar com o ambiente e consigo mesmo e pensar a respeito disso. É o elemento estável da conduta de uma pessoa. Vai amadurecer sob o ponto de vista biopsicológico e biossocial através da infância, da adolescência da maturidade e da velhice É o elemento estável da conduta de uma pessoa. Vai amadurecer sob o ponto de vista biopsicológico e biossocial através da infância, da adolescência da maturidade e da velhice

14 Estrutura da personalidade Sigmund Freud identificou cada uma das formas das estruturas psíquicas em:  id  ego  Superego

15 Estrutura da personalidade Id - fonte básica de energia de nosso ser. Será organizada a partir do contato com o ambiente. É de origem orgânica e hereditária. Id - fonte básica de energia de nosso ser. Será organizada a partir do contato com o ambiente. É de origem orgânica e hereditária. Ego - O ego opera pelo princípio da realidade, isto é pelo que a nossa realidade considera correta. Para satisfazer o id, o ego pensa, percebe, planeja, decidi. Ego - O ego opera pelo princípio da realidade, isto é pelo que a nossa realidade considera correta. Para satisfazer o id, o ego pensa, percebe, planeja, decidi. Superego - É o representante das normas e valores sociais que foram transmitidas pelos pais através de castigos e recompensas impostos á criança. As principais funções do superego são:inibir os impulsos do id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição. Superego - É o representante das normas e valores sociais que foram transmitidas pelos pais através de castigos e recompensas impostos á criança. As principais funções do superego são:inibir os impulsos do id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição.

16 Estrutura da personalidade De maneira geral, o id é considerado o componente biológico da personalidade, De maneira geral, o id é considerado o componente biológico da personalidade, o ego o componente psicológico e o superego o componente social. o ego o componente psicológico e o superego o componente social. O comportamento do adulto normal é o resultado da interação recíproca dos três sistemas, pelo equilíbrio do organismo. O comportamento do adulto normal é o resultado da interação recíproca dos três sistemas, pelo equilíbrio do organismo.

17 Topografia da mente Freud classificou todos os conteúdos e operações da mente em três categorias: Freud classificou todos os conteúdos e operações da mente em três categorias:  Consciente – inclui todas as memórias que permanecem ao alcance da percepção do indivíduo. Está sob o controle do ego, da estrutura racional e lógica da personalidade.  Pré-inconsciente - inclui todas as memórias que podem ter sido esquecidas ou não estão no momento na consciência, mas podem ser trazidas à consciência pela atenção. Está parcialmente sob o controle do superego.  Inconsciente – inclui todas as memórias que não conseguem trazer à percepção consciente.

18 Dinâmica da Personalidade  Freud achava que a energia psíquica é a força ou pulsão necessária para o funcionamento da mente. Originando-se do ID, ela satisfaz instintivamente às necessidades fisiológicas básicas. À medida que a criança cresce, ela é desviada do ID para formar o ego e depois do ego para formar o superego.

19 Consciente Pré-consciente Inconsciente

20 Estrutura da personalidade  As três instâncias visa manter o nível de equilíbrio de nosso corpo. A relação dinâmica existente na estrutura da personalidade ocorre graças ao mecanismo de defesa do ego que controlam as ameaças internas e externa do indivíduo

21 Mecanismo de defesa Conceito: Manobras psicológicas pela quais distorcem a realidade de modo que nos ajudará a evitar conflitos e reduzir a ansiedade. Manobras psicológicas pela quais distorcem a realidade de modo que nos ajudará a evitar conflitos e reduzir a ansiedade.

22 MECANISMOS DE DEFESA A presença dos mecanismos é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicação de sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção. A presença dos mecanismos é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicação de sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção.

23 Tipos de mecanismos de defesa RepressãoCompensação SupressãoIntelectualização NegaçãoIntrojeção Projeção ProjeçãoIsolamento Regressão Formação reativa Identificação Sublimação Sublimação DeslocamentoAnulação Racionalização Racionalização

24 Resumo dos Mecanismos de Defesa: As defesas aqui descritas são formas que a psique tem de se proteger da tensão interna ou externa. As defesas evitam a realidade (repressão), excluem a realidade (negação), redefinem a realidade (racionalização) ou invertem-na (formação reativa). Elas colocam sentimentos internos no mundo externo (projeção), dividem a realidade (isolamento) ou dela escapam (regressão).

25 Resumo dos Mecanismos de Defesa: Em todos os casos, a energia libidinal é necessária para manter a defesa, limitando efetivamente a flexibilidade e a força do ego. Interrompem a energia psíquica que poderia ser usada para atividades mais eficientes do ego. Quando uma defesa se torna muito influente, domina o ego e restringe sua flexibilidade e adaptabilidade. Finalmente, se as defesas se quebrarem, ele não terá a que recorrer e será dominado pela ansiedade.

26 www.damedpel.com paulista@damedpel.com Conflito Psíquico Resulta da oposição entre Id (desejo) e Ego. Geralmente pressionado pelo Superego (moral). Ansiedade expressa o conflito. Ansiedade leva o Ego a acionar seus mecanismos de defesa. Conflito psíquico + mecanismo de defesa do ego = compromisso (sintoma).

27 TEORIA PSICANALÌTICA A teoria psicanalítica sugere que o comportamento anormal resulta da seguinte sequência: Conflito - Ansiedade - Defesa - Sintomas A teoria psicanalítica sugere que o comportamento anormal resulta da seguinte sequência: Conflito - Ansiedade - Defesa - Sintomas

28 Estágios do Desenvolvimento Psícossexual IDADEESTÁGIO PRINCIPAIS TAREFAS DO DESENVOLVIMENTO Nascimento – 18 meses Oral Alívio da ansiedade pela gratificação oral das necessidades 18 meses – 3 anos Anal Aprender independência e auto controle, com um foco na função excretora. 3 - 6 anos Fálico Identificação com o pai do mesmo sexo, desenvolvimento da identidade sexual; foco nos órgãos genitais 6 – 12 anos latência Sexualidade reprimida; foco em relações com colegas do mesmo sexo. 13 – 20 anos Genital Libido redespertada com a maturação dos órgãos genitais; foco com relações com membros do sexo oposto.

29 SIGMUND FREUD A sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade atribui uma nova importância às necessidades da criança em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequências da negligência dessas necessidades para a formação da personalidade

30 Teoria do Desenvolvimento Cognitivo  PIAGET foi denominado pai da psicologia infantil. Seu trabalho baseia-se no pressuposto de que a inteligência humana é uma extensão da adaptação biológica ou a capacidade do indivíduo adaptar-se psicologicamente.

31 Estágios do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget IDADEESTÁGIO PRINCIPAIS TAREFAS DO DESENVOLVIMENTO Nascim – 2 anos Sensorimotor Nascim – 2 ano Com o aumento da mobilidade da consciência, desenvolvimento de um sentimento do eu com separado do ambiente externo; o conceito de permanência dos objetos surge à medida que se desenvolve a capacidade de formar imagens mentais 2 - 6 anos Pré-operacional Aprender a expressar-se pela linguagem; desenvolvimento da compreensão de gestos simbólicos; aquisição da permanência dos objetos 6 – 12 anos Operações concretas Aprender aplicar a lógica ao pensamento; desenvolvimento da compreensão, da reversibilidade e espacialidade; aprender a diferenciar e classificar; maior socialização e aplicação de regras. 12 -15 + anos Operações formais Aprender a pensar e raciocinar em termos abstratos; fazer e testar hipóteses; capacidade de pensamento e raciocínio lógico se expandem e se aperfeiçoam; maturidade cognitiva alcançada.

32 BIBLIOGRAFIA BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988. Desenvolvimento. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988. D’ANDREA, Flávio F. Desenvolvimento da Personalidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 Ey Henry; P. Bernard; C. Brisset. Manual de Psiquiatria. Editora Atheneu, 5 a edição, 1991. Fundação Djalma Guimarães/ INEF – Instituto de Estudos e Orientação da Família: Transtornos. São Paulo. 2003. Mary C. Townsend. Enfermagem Psiquiátrica. Conceitos de Cuidados. Editora Guanambara Koogan S.A. 3 a edição. 2002.

33 "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" Florence Nightingale Florence Nightingale Florence Nightingale Florence Nightingale

34 OBRIGADA!! Sandra Silva


Carregar ppt ""Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação a portas fechadas, e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google