A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
Professora: Luciana Campos Aula 5 –

2 CONVERSANDO SOBRE NOSSA PROGRAMAÇÃO
SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO 08/09 PROVA ESCRITA INDIVIDUAL 06/10 FUNÇÕES EXECUTIVAS E TDA/H 03/11 SEMINÁRIO 1: TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (Grupo de 5 pessoas) 15/09 PROVA ORAL (2ª. Chamada) e Correção provas escritas 13/10 PIAGET, VYGOTSKY E WALLON 10/11 SEMINÁRIO 2: PSICOPATIA 22/09 TEMPERAMENTO FORTE E BIPOLARIDADE 20/10 FILME: “PIAGET” 17/11 SEMINÁRIO 3:PESSOAS INTENSAS: COMPREENDENDO O BORDERLINE 29/09 FILME: “NEUROCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO” 27/10 PSICOPEDAGOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA e outros distúrbios de linguagem 24/11 Prova Final, para os alunos que não conseguirem média

3 Temperamento forte e Bipolaridade

4

5 Relembrando...

6 “É importante frisar que nosso tipo de temperamento é o alicerce do nosso humor, e por consequência, os possíveis transtornos de humor que sofremos, também são compatíveis com nosso temperamento. Assim, pessoas com o temperamento mais apimentado e dinâmico podem ter alterações de humor com franca agressividade ou euforia, o que seria mais raro em pessoas com temperamentos brandos e serenos.” (Lara, p. 14)

7 Os quatro tipos de temperamento de Hipócrates
Temperamentos Colérico Sanguíneo Fleumático Melancólico

8 A classificação de Cloninger
Evitação do dano e perigo Persistência Necessidade de contato e aprovação social Busca por novidades e sensações

9 Estas características podem ser expressas pela mesma pessoa em maior ou menor grau.
Cada um destes temperamentos pode ser adaptativo dependendo da situação ou ambiente. Estas características podem ser em algum nível, modificadas, sendo a infância um período particularmente flexível par estas mudanças. Por isso tem sido proposto estimular, as habilidades sociais e exploração de crianças mais retraídas e receosas.

10 Trabalhando as Habilidades Sociais na Escola

11 As 7 classes de habilidades sociais:
Habilidades Empáticas Habilidades de autocontrole e expressividade emocional Habilidades de Civilidade Habilidades Assertivas Habilidades de fazer amizade Habilidades Acadêmicas Habilidades de Solução de problemas

12 Temperamento também pode ser encarado como estilos afetivos:
HIPERTÍMICOS Manifestam dinamismo e busca por estímulos e sensações prazerosas. São exploradores, curiosos, impulsivos,intensos e se entediam facilmente. DEPRESSIVOS São preocupados, pessimistas, passivos, cautelosos, tímidos, indecisos. A vantagem é a capacidade de manter cautela e traçar planejamento para momentos de perigo. Em geral são reservados, reflexivos, resignados e toleram a monotonia e gostam de ordem. CICLOTÍMICOS A característica principal é a ALTERNÂNCIA entre períodos de autoconfiança alta e baixa, estados apáticos e energéticos, humor tristonho e brincalhão, estar calado e falante, sonolentos ou despertos. IRRITÁVEIS Este grupo inclui pessoas que manifestam a irritabilidade como característica marcante e constante. Podem ser ameaçadores, desconfiados, combativos e destrutivos.

13 O espectro bipolar “O foco para entender o grupo de pessoas do chamado “espectro bipolar” são os temperamentos “fortes”, compatíveis com os padrões hipertímico, ciclotímico, ou com temperamento de intensa busca de novidades.” (Lara, p.19)

14 Entendendo o HUMOR O humor é como se fosse a variedades de cores de um quadro. Dizemos que o depressivo vê o mundo cinza, enquanto que uma pessoa de bem com a vida, vê o mundo em cores!

15 Recursos externos para modificar o humor

16 Gradações do humor (normal: humor adequado à situação real) EUTIMIA
(Humor alegre, expansivo, confiante) HIPERTIMIA (Pequena mania) HIPOMANIA (Humor eufórico, acelerado, para cima ou irritável) MANIA

17

18 Impulso e culpa “Como a base do humor é o temperamento, a estabilidade do humor é fortemente influenciada pela natureza mais ou menos estável dos diversos temperamentos, mas também pela maturidade que adquirimos na formação do nosso caráter. No entanto, quando o temperamento é muito forte ou o humor está elevado, o impulso corrompe o caráter. Se o caráter é bom, depois dos atos impulsivos costuma vir a culpa.” (Lara, p.24)

19 BIPOLARIDADE Quando falamos em transtorno de humor, normalmente associa-se a temática à depressão. Contudo, metade dos casos de depressão, não são unipolares, estando associados a alterações de humor “para cima”.

20 A bipolaridade e os sintomas
DEPRESSÃO MANIA ou HIPOMANIA Tristeza Falta de prazer Desânimo Alterações de apetite Alterações de sono Inquietude ou apatia Diminuição da atenção/concentração Pensamentos negativos e catastróficos Ideação Suicida Euforia Energia exagerada Grandiosidade Aceleração Sensação de prazer intenso Irritabilidade Agressividade Alterações no sono, apetite, atividade motora, atenção e concentração

21 “Muitos bipolares têm períodos depressivos e ansiosos muito mais marcantes e presentes do que os de elevação de humor, e por isso acabam sendo confundidos com unipolares. Na verdade, o humor normal deve flutuar entre os diversos estados de alegria, tristeza, ansiedade e raiva. Saudável é a variação de humor de acordo com a situação, com intensidade e duração corretas, embora correto seja relativo.” (Lara, p. 26)

22 O Normal e o patológico O transtorno de humor começa, quando há um desajuste, como um instrumento desafinado, que produz respostas emocionais ou mudanças de humor desproporcionais (em intensidade e duração).

23 O Espectro Bipolar/Unipolar
Inserir figura do

24 Entendendo o espectro bipolar: Quanto maior o número, mais leve o transtorno...
TIPO I TIPO II TIPO III TIPO IV CICLOTIMIA Amplitude total da variação de humor, do pico mais alto (mania plena) até depressão grave. Inicia-se entre 15 e 30 anos. Pode apresentar delírios (pensamentos fora da realidade) e alucinações (ouvir vozes). Neste a fase maníaca é mais branda e curta, chamada de hipomania. As depressões podem ser profundas. Pode iniciar-se na adolescência e a depressão expressar-se por volta dos 40 anos. Há presença de ansiedade. Quando a fase maníaca ou hipomaníaca é induzida por antidepressivo ou psicoestimulante. Sem o antidepressivo, em geral se manifestam o temperamento hipertímico ou ciclotímico. São tratados como bipolares pois apresentam hipomania após a retirada da medicação. Nunca tiveram mania ou hipomania, mas têm uma história de humor um pouco mais vibrante, na faixa hipertímica, que frequentemente gera vantagens. A fase depressiva pode só ocorrer em torno ou depois dos 50 anos e às vezes é de característica mista e oscilatória. O padrão oscilatório de humor é marcante, mas não chega aos extremos de mania ou depressão, podendo se manifestar mais tarde de forma mista e ansiosa.

25 Entendendo o espectro unipolar...
DISTIMIA DEPRESSÃO MAIOR São pessoas que apresentam um humor predominantemente ruim, pesado, nebuloso, por vários anos, com raros momentos de eutimia, mas sem manifestar depressão grave. Tendem a ficar bem com antidepressivo, sem sintomas de ansiedade intensa, irritabilidade ou euforia. Os sintomas de depressão perduram por pelo menos algumas semanas, com prejuízo e sofrimento evidentes. Tender a ser episódios mais longos do que as fases depressivas das pessoas do espectro bipolar. O temperamento tende a ser mais brando, rotineiro e cauteloso. O tratamento com antidepressivos é indicado. Quando a pessoa tem o padrão distímico e a ele se soma um episódio depressivo maior, demos a chamada “depressão dupla”.

26 O temperamento como expressão biológica
“Filho de peixe, peixinho é!” Como o temperamento é em grande parte, herdado geneticamente, uma avaliação psiquiátrica completa, tem de levar em conta a história familiar do indivíduo.

27 A árvore genealógica e os padrões de comportamento familiares

28 BIBLIOGRAFIA DE HOJE: LARA, Diogo. Temperamento forte e bipolaridade: Dominando os altos e baixos do humor. Editora Armazém da imagem, 2004.

29 PRÓXIMA AULA: TEXTOS: - Ritalina Vicia os pais!
(Site: Reportagem: Funções Executivas e aprendizagem (Disponível no Terra On)


Carregar ppt "Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google