A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE. Contexto e Caracterização do Agrupamento O território educativo do Concelho de Castro Verde é constituído por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE. Contexto e Caracterização do Agrupamento O território educativo do Concelho de Castro Verde é constituído por."— Transcrição da apresentação:

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE

2 Contexto e Caracterização do Agrupamento O território educativo do Concelho de Castro Verde é constituído por dois pólos: Escola Secundária (c/ 3º ciclo e Secundário) Agrupamento vertical de escolas ( inclui os ensinos pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos)

3 História do Agrupamento 1999/2000JI/CasévelJI/ Castro Verde JI/ Entrad as JI/ Stª Bárbara JI/ S. Marco s JI/ Sete Pré Escolar Itinerante de Corvo e Namorados Nº de Alunos 10731476712 O agrupamento constitui-se em 1999 e dele faziam parte 6 Jardins de Infância, a Itinerância das localidades do Corvo e Namorados, 14 escolas do 1º ciclo e a EB2,3 Dr. António Francisco Colaço. Actualmente fazem parte do agrupamento os mesmos J.I, contudo, o nº de escolas do 1º ciclo têm reduzido por força da politica educativa.

4 EB1Nº de alunosAno de ExtinçãoEscola de Acolhimento Aivados42005-2006EB 1 de Casével Almeirim52005 - 2006 EB 1 de Casével Beringelinho72002-2003EB1 EB1 de STª Bárbara Casével14 Castro Verde194 Corvo8 2005 -2006 EB1 da Sete Entradas28 Geraldos52004 – 2005EB1 de Castro Verde Lombador102005 - 2006EB1 de Stª Bárbara de Padrões Namorados8 STª Bárbara de Padrões 5 S. Marcos12 Viseus92005 - 2006 EB 1 de Stª Bárbara de Padrões Sete8

5 Escola sede do Agrupamento Anos lectivos/Escolaridade 5º ano6º ano7º ano8º ano9º anoTotal 1999-200097858652-----320 2005-20066465514349272 2006-20078563523348281 2007-20086581503831265 2008-20098166544332276

6 AGRUPAMENTO VERTICAL DE CASTRO VERDE 2008 - 2009 Agrupamento Vertical Escola Básica 2,3 Dr. António Francisco Colaço (sede do agrupamento) 6 Jardins de Infância 6 Escolas Básicas do 1º CEB

7 Dimensão e Condições Físicas A autarquia promoveu melhorias significativas nos últimos 2 anos a nível do pré escolar e 1º ciclo em todos os estabelecimentos de ensino à excepção de S. Marcos da Atabueira. O parque escolar foi melhorado e ampliado oferecendo condições que proporcionam um bom ambiente de aprendizagem (refeitório, salas de aula, espaços exteriores, casas de banho, ar condicionado, mobiliário novo, quadros interactivos e equipamento informático) Sede do agrupamento apesar da ampliação sofrida em 1997- 1998 continua a apresentar condições precárias (secretaria, conselho executivo, arquivo, falta de salas aula, falta de salas especificas e de gabinetes de trabalho, falta de espaços exteriores cobertos …)

8 Alunos apoiados pela ASE Pré-escolar1º Ciclo2º Ciclo3º Ciclo 2005-2006Escalão A4693226 Escalão B03377 2006-2007Escalão A23673827 Escalão B5260804 2007-2008Escalão A34973920 Escalão B113197 2008-2009Escalão A601385932 Escalão B1241516

9 2005/ 2006 2006/ 2007 2007/ 2008 Total de alunos no Agrupamento556578586 Total alunos Subsidiados174180203 Percentagem de alunos subsidiados31% 35% Alunos subsidiados e retidos251412 Percentagem de alunos subsidiados e retidos4,42,42 Total de alunos Subsidiados c/ Escalão A127139158 Total de alunos retidos com escalão A21128 Percentagem de retenções com escalão A16,58,65 Total de alunos Subsidiados c/ Escalão B474145 Total de alunos retidos com escalão B424 Percentagem de retenções com escalão B8,54,88,8 Quadro Global Relativo à Percentagem de Retenções entre os Alunos Subsidiados

10 Alunos c/ NEE Ciclo Ano Lectivo Alunos apoiados Pelas Psicólogas Pré1º2º3ºTotal% 2005-06-----181112436,232 2006-071161815506,826 2007-082132015506,928 2008-097813937525 Nos últimos anos tem-se registado um aumento gradual de alunos com necessidades educativas especiais em qualquer um dos ciclos à excepção do 1º ciclo onde se registou uma diminuição.

11 Caracterização Pessoal Docente 2008-09 Média de Idades: Pré Escolar: QND - 46; QZP - 46; CONT. -31 1º Ciclo: QND - 50; QZP – 37; CONT. -31 2º Ciclo: QND - 50; QZP – 40; CONT.- 28 3º Ciclo: QND – 40; QZP – 34; CONT.-40

12 Caracterização do Pessoal Docente 2008-2009 Pré Escolar1º Ciclo2º Ciclo3º CicloGrupo 910 BLMOBLMOBLMOBLMOBLMO 193012420…2114….…. 1610---211 Habilitações Académicas

13 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO 2008- 09 - População Escolar Alunos Docentes 162 Não Docentes 1612 3092520 147262º Ciclo 1º Ciclo Pré escolar 1293º Ciclo20 17 TOTAL7478353

14 Caracterização do Pessoal Não Docente 2008-2009 CategoriaSexoHab. Académicas Situ. Prof.Tempo serviço no agrupamento Faixa etária MF2º3ºESQuad.Cont.<3030-3940-49≥50 AAE220106617564711 TAR.76174133 GN111121 P.OP.33123 P. Adm.71781517

15 Resultados Escolares Ano Lectivo 2005/ 2006 % 2006/ 2007 % 2007/ 2008 % 1º Ciclo 1º100 2º909390 3º959998.5 4º939197 2º Ciclo 5º8491.395 6º9091.493 3º Ciclo 7º7376.185 8º95.597.192 9º8186.8100 Taxa de Transição/ Conclusão do Agrupamento

16 Taxa de Abandono Escolar Ciclos Anos de escolaridade 2005/62006/72007/8 1º Ciclo 1º, 2º, 3º e 4º 000000 2º Ciclo 5º41.53%22.4%11.53% 6º21.25%23.1%11.25% 3º Ciclo 7º00%0 0 8º00%0 0 9º23.3%00%0 Total -81.43%40.7%20.34%

17 Ano Disc. 2006/20072007/ 2008 P. AferiçãoCfP. AferiçãoCf 4º AnoL.P. MB1530.6%11.4% B1836.7%1825.4% S1530.6%4563.4% NS12.1%79.9% Sucesso97.9%91%90.1%97% 6º AnoL.P. MB23.3%34.4% B1118%3445.7% S4268.9%3243.2% NS69.8%50.7% Sucesso90.2%82%99.3%90% 4º AnoMat. MB1224.5%45.6% B1632.7%2028.2% S1224.4%3853.5% NS918.4%912.6% Sucesso81.6%91%83.4%97% 6º AnoMat. MB46.9%1013.9% B915.5%1520.9% S2743.5%3345.8% NS1831.1%1419.4% Sucesso68.9%78% 80.6% 83% Quadro de Classificação das Provas de Aferição/ Avaliação Interna

18 Projecto Educativo 2005 /2009 Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde

19 Auto-diagnóstico Ouvir os principais intervenientes no processo educativo Conhecer algumas das problemáticas do Agrupamento Promover um momento de reflexão sobre a Escola

20 Conclusões da fase diagnóstico :  A desmotivação dos alunos  O isolamento de alguns estabelecimentos de ensino  Incrementar o diálogo com a comunidade  Diversificar as actividades extra curriculares  A indisciplina na Escola

21 Opções Estratégicas Reorganização das Estruturas Pedagógicas Articulação entre Ciclos Actividades Extra-Curriculares

22 1 - Reorganização das Estruturas Pedagógicas Conselho Pedagógico Directores de Turma Plano de Segurança Criação de comissões especializadas Criação do cargo de adjunto do director de turma Criação do cargo de Professor Delegado da Segurança A Indisciplina na Escola Revisão do R. Interno Avaliação dos PCT Melhorar o relacionamento com os E.E. Cooperar com o D.T. Substituir o D.T. Planos de Segurança Exercício de Evacuação Aulas Formação Cívica Acções de Formação

23 2 - Articulação entre Ciclos Área de Projecto Coordenador de Projectos Apresentação de trabalhos à comunidade Contribuir para solucionar o problema do isolamento Tema Comum: Alentejo Tema Comum: Alentejo Projecto Turmas Geminadas Projecto Turmas Geminadas

24 3- Actividades Extra- Curriculares Aumentar e dinamizar a oferta extra-curricular Criação da figura do Coordenador de Projectos Dinamizar os clubes da rádio, fotografia e jornal escolar Criar o clube de multimédia Assegurar a coordenação de todas as actividades de projecto do Agrupamento Coordenar e dinamizar o Projecto: Turmas Geminadas

25 Relação entre o Auto-diagnóstico e as propostas do Projecto Educativo Indisciplina Desmotivação Isolamento Extra-Curriculares Comunicação C. Pedagógico Comissão Especializada D. de Turma Act. Extra-Curriculares Adjunto do D. Turma Aumentar e Diversificar P. Turmas Geminadas Coordenador de Projectos C. de Projectos Dinamização e Articulação Tema Comum Adjunto do D.T. Relação com os E.E

26 Esboço para uma auto - avaliação

27 1.O Ensino no Agrupamento 2. O Agrupamento e os Encarregados de Educação 3. Projecto Educativo 4. A Comunidade Educativa 5. Resultados Escolares 6. Organização e Gestão 7. Estruturas de Coordenação e Orientação Educativa 1

28 Reflexão final Para finalizar importa salientar que este é um agrupamento que tem vindo a trilhar o caminho certo para atingir o seu verdadeiro grau de maturidade, quer através da filosofia veiculada pelo órgão de gestão, quer pelo conjunto de ideias e acções que se têm vindo a concretizar através de um conjunto de actividades e de projectos que imprimem um cunho e uma identidade única a este agrupamento. A identidade e cultura próprias desta unidade de ensino têm-se construído de uma forma participada e integrada sempre ao serviço do ensino e acima de tudo ao serviço dos alunos. É desenvolvendo e fornecendo produtos e serviços orientados para eles e para a comunidade, que se abarca toda a dimensão social do acto educativo. Este é um agrupamento aberto à transformação, à inovação e ao dinamismo e capacitado para consolidar processos. Atendendo a todos de uma forma imparcial e justa, os projectos aí desenvolvidos promovem a integração da diversidade e a participação colectiva. Tem sido através de projectos como os que a seguir enumeramos que o agrupamento tem inovado e traçado a sua missão.

29 PROJECTOS DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO Pequenos Gestos que salvam na escola Uma ponte chamada língua Portuguesa Um dia na vila Vem ver passar Portugal I e II Conversas com pais Um livro Amigo vai comigo O meu pai fez A minha mãe fez Já nos vestimos assim Viagens à volta da minha terra Intercâmbio com uma escola açoriana/Vila Franca do Campo Intersóis Ponto Electrão Educação para a Saúde Desporto Escolar Janela da Ciência Actividades Extra Curriculares Actividades de Enriquecimento Curricular (Clube de Música, Clube de cinema, Clube de Francês, Clube de Artes Plásticas, Clube de Informática, Clube de Artes Marciais…) As Ciências Experimentais no 1º Ciclo Iniciativa escolas professores e computadores portáteis - CRIE Viver em Segurança Saber comer, saber viver Plano da Matemática O Roteiro das nossas freguesias Ideias que mudam o mundo


Carregar ppt "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE. Contexto e Caracterização do Agrupamento O território educativo do Concelho de Castro Verde é constituído por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google