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Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.

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Apresentação em tema: "Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais."— Transcrição da apresentação:

1 Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais

2 Considerações Dec.Lei 2/2008 de 10 Janeiro Artigo 4.º Dimensões da avaliação a) Vertente profissional e ética; b) Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; c) Participação na escola e relação com a comunidade escolar; d) Desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida.

3 Considerações Artigo 9.º Objectivos individuais 1 — Os objectivos individuais são fixados, por acordo entre o avaliado e os avaliadores, através da apresentação de uma proposta do avaliado no início do período em avaliação, redigida de forma clara e rigorosa, de modo a aferir o contributo do docente para a concretização dos objectivos constantes da alínea a) do artigo anterior

4 2 — Os objectivos individuais são formulados tendo por referência o seguinte: a) A melhoria dos resultados escolares dos alunos; b) A redução do abandono escolar; c) A prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem; d) A participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não agrupada; e) A relação com a comunidade; f) A formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de desenvolvimento profissional do docente; g) A participação e a dinamização de projectos e ou actividades constantes do plano anual de actividades e dos projectos curriculares de turma de outros projectos e actividades extracurriculares. Artigo 9.º

5 Escola Departamento Proj. Individual PCT APOIO À APRENDIZAGEM INCLUSIVA Melhoria dos Resultados Escolares Proj. Educativo Prof. Abandono Escolar Particip. Escola Particip./Dinamiz. Projectos/ Activ. Relação Comunidade Result. Escolares Alunos Plano Actividades Organização e dinâmica institucional Formação Contínua DPC

6 a) A melhoria dos resultados escolares dos alunos 1. Definir as metas para as turmas, com base na avaliação inicial / diagnóstica / prognóstica, PCT, etc.. Taxas de abandono escolar Taxas de sucesso 2. Manter os alunos informados sobre o processo de avaliação 3. Desenvolver estratégias/actividades que permitam a integração de todos os alunos e a superação das suas dificuldades 4. Clarificar o objecto de avaliação tal como as competências em desenvolvimento 5....

7 b) A redução do abandono escolar 1. Definir, se aplicável, estratégias que previnam o abandono escolar, em colaboração com o Cons.Turma a partir da definição do PCT a) Cuidar da integração de novos alunos ou alunos diferentes, no seio da turma b) Intervir em prol do bom relacionamento aluno/professor/aluno c) Articular através do D.T. com os serviços de apoio escolar e com as famílias o acompanhamento de novos alunos ou de alunos diferentes d) Promover a integração dos novos alunos ou alunos diferentes através da participação em projectos da escola ou da comunidade e) …

8 c) Apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem 1. Elaborar materiais e/ou actividades específicas visando o apoio aos alunos com dificuldades 2. Recorrer a estratégias/recursos adequados e exequíveis para superar as dificuldades diagnosticadas (plataforma digital; internet; visitas de estudo; saídas de campo; trabalhos experimentais; projectos; pesquisas; etc.)

9 d) A participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não agrupada 1. Participar nas várias estruturas educativas da escola, contribuindo para a resolução de problemas través da intervenção nas discussões e apresentação de possíveis soluções. Departamentos / Grupos / Secções / C.T. / Projectos / Desporto escolar / Saídas de Campo 2. Dinamizar discussões e projectos que visem a prossecução dos objectivos de longo prazo. 3. …

10 e) A relação com a comunidade 1. Promover directa ou indirectamente a participação dos pais e EE na vida dos alunos e da escola Partilha de experiências ou dos resultados das experiências com os EE Debate de um tema/ideia com os EE para posterior apresentação aos colegas Convites aos EE para participarem em actividades da escola Organização de exposições na escola aquando das reuniões com EEs 2. Promover a cordialidade entre a escola e a comunidade onde a escola se insere Integração nos PCTs de participações em projectos dinamizados pelo Município Articulação com as Universidades protocoladas para a dinamização de colóquios/seminários

11 f) A formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de desenvolvimento profissional do docente 1. Diagnosticar necessidades de formação individual tendo em conta os resultados dos alunos 2. Participar e promover acções de informação/formação em conformidade com os interesses individuais e as prioridades da escola / departamento / turmas e alunos Heteroformação em contexto de trabalho Centros de formação Universidades (protocolos de estágio, por ex.) Seminários locais (escolas vizinhas por ex.)

12 g) A participação e a dinamização de projectos e ou actividades 1. Integrar e dinamizar projectos / actividades constantes no PA dos departamentos e PCTs 2. Articular as decisões e as iniciativas com os objectivos de Plano de Acção do Departamento e do PE 3. Preparar a participação dos alunos nas actividades, sensibilizando-os para a mesma e avaliá-la de modo consequente, visando a rentabilização dos recursos.


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