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DEFICIENCIA AUDITIVA.

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Apresentação em tema: "DEFICIENCIA AUDITIVA."— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIENCIA AUDITIVA

2 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
ANTIGUIDADE PERÍODO DA EXCLUSÃO • E quem tivesse deficiência mental ou física era tratado como um ser subumano e banido do convívio social. IDADE MÉDIA • Em Roma, os surdos que não falavam NÃO tinham direitos legais, NÃO podiam fazer parte dos testamentos e somente se casavam com a permissão do papa , pois eram considerados incapazes de gerenciar seus atos, perdiam sua condição de ser humano e eram confundidos com retardados.

3 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
IDADE MODERNA •“Neste período, os pais que tinham filhos deficientes eram vistos como pecadores, por isso era uma vergonha apresentar os pequenos à sociedade”. • Normalmente a criança era abandonada na calada da noite e a mãe, assim, tinha a identidade preservada.

4 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
IDADE MODERNA PERÍODO DA SEGREGAÇÃO • Naquela época surgiram os asilos e os hospitais psiquiátricos, com o objetivo não de tratar, mas de segregar as pessoas com qualquer tipo de deficiência. “ Tais instituições eram pouco mais do que prisões”, segundo Aranha (2001, p.165). Pessotti (1984) afirma que, nessa conjuntura, o deficiente passou a ser tutelado pela medicina, que tinha a autonomia de julgá-lo, condená-lo ou salvá-lo.

5 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
SÉCULO XVII E XIII A HISTÓRIA NOS LEVA ATÉ UM MARCO MUITO IMPORTANTE: Surgiram os primeiros pesquisadores Charles Michel de L´Épée, criou os sinais metódicos para integrar à gramática de LIBRAS. Fundou a primeira escola pública para surdos em Paris- FRANÇA, enfrentou muitos desafios em defender a Língua de Sinais como sendo a língua/materna dos Surdos.

6 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Controvérsias entre os métodos Oral x Método gestual – ALEMANHA, professor alemão Samuel Heinicke, seus métodos de ensino eram estritamente orais – 1922 – ESCÓCIA - Ao decorrer da história o inventor de telefone o Escocês Alexander Graham Bell abre uma escola oralista para surdos. Para estes pesquisadores a língua de sinais era prejudicial, pois comprometia a aquisição da língua falada.

7 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
CONGRESSO INTERNACIONAL DE MILÃO NA ITÁLIA EM 1880 neste congresso estavam os Professores de Surdos para discutir e avaliar os métodos os três métodos rivais: língua de sinais, língua oral e misto. O método oral foi considerado como o mais adequado na educação dos surdos, e a utilização da língua de sinais foi abolida radicalmente e proibida. 1857- BRASIL - a convite de D. Pedro II, o diretor e professor surdo francês Hernest Huet discípulo de L`Epée, vem para o Brasil e funda o instituto dos Surdos-mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Com o fracasso do Oralismo , surge a segunda fase , a filosofia educacional da “Comunicação Total”, que consiste, num método que inclui todos os modelos linguísticos; gestos, língua de sinais, , fala , leitura oro-facial, alfabeto manual e leitura escrita. A prática da Comunicação Total, alcançou muitos simpatizantes nas décadas de 1970 e Logo depois passou a ser criticada por não fazer uso adequado da língua de sinais na sua estrutura própria. O bilinguismo surgiu na década de 80, como proposta para a educação de surdos e preconiza a língua de sinais como primeira língua dos surdos e a língua escrita português que é falada pelos ouvintes como segunda língua. • Muitos pesquisadores se mostram favoráveis e concordam que o sujeito surdo é bicultural e necessita aprender duas línguas, ambas distintas em sua modalidade.

8 HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
2002 Reconhecimento oficial da LIBRAS pelo Governo Federal(Lei no , mais conhecida como a Lei da LIBRAS O Decreto 5626/05 , que determina entre outras obrigações, um prazo máximo de 10 anos estar inserida a LIBRAS nos currículos dos cursos de licenciaturas, Pedagogia, Letras e Fonoaudiologia, além de professores bilíngues em todas as escolas com classes regulares O 1º exame de proficiência da LIBRAS – Prolibras Reconhecimento da profissão de Intérprete. Lei / REGULAMENTA A PROFISSÃO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS (Children of Deaf Adults –CODAs) denominação utilizada para os filhos de pais surdos)


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