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O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.

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1 O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO Luis Eduardo Otávio Henrique Patrícia Lana Sírius Caetano

2 MARKETING SOCIAL

3 O que é Marketing Social? O marketing social é feito por uma organização não lucrativa ou governamental para promover uma causa. A necessidade do marketing social é um fenômeno global que se originou há anos, na década de 50.

4 Atividade empreendida para gerar mudança de comportamento e atitudes visando uma transformação social. Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar valor à marca e estimular as vendas. O que é Marketing Social?

5 COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE Comunicação organizacional: compreende todas as modalidades comunicativas de uma corporação. Comunicação institucional: é responsável pela criação e fixação da imagem e da identidade corporativa de forma sólida e positiva da organização. Comunicação mercadológica: é direcionada pelos objetivos de mercado da organização.

6 COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE Comunicação administrativa: diz respeito ao fazer organizacional, que se traduzem nos produtos, serviços ou resultados de uma organização. Comunicação interna: trata do processo comunicativo aos públicos internos de uma organização.

7 “Portanto, a comunicação de determinada organização com seus públicos vai além da utilização dos canais convencionais.” COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE

8 COMUNICAÇÃO EM MARKETING Segundo Kotler¹, a comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuardir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente- sobre produtos e marcas que comercializam. ___________________________ 1 KOTLER, Philip. Administração de Marketing – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

9 MARKETING E MARKETING SOCIAL Os termos “marketing” e “marketing social”, o primeiro é utilizado de forma genérica, enquanto o segundo indica seu uso nas ações das ONG’s ou em ações corporativas que envolvam a intenção de gerar algum tipo de mudança social.

10 MARKETING SOCIAL X MARKETING COMERCIAL MARKETING SOCIALMARKETING COMERCIAL Querem.fazer o bem. Receitas provêm donativos Contabilidade pública Performance difícil de medir Objetivos a longo prazo Causas sociais controversas Alvos de elevado risco Decisões participativas Relacionamento na confiança Querem gerar dinheiro Receitas provêm investimentos Contabilidade privada Performance medida em lucros Objetivos a curto prazo Produtos/serviços não controversos Alvos acessíveis Decisões hierarquicas Relacionamento competitivo 3 3 Artigo A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING SOCIAL:PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A AFID site http://repositorio.iscte.pt/bitstream/10071/1762/1/A%20COMUNICAC0INTEGRADA20MARKETING20SOCIAL.pdf acesso em 04 de junho de 2011 http://repositorio.iscte.pt/bitstream/10071/1762/1/A%20COMUNICAC0INTEGRADA20MARKETING20SOCIAL.pdf

11 CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL As campanhas de marketing social podem ter como objetivos mudar as cognições, os valores, as ações ou os comportamentos das pessoas. Campanhas cognitivas Campanhas de ação Campanhas de comportamento Campanhas de valor _________________________ 4 Site: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing%20Social%20WaldyrGFortes.htm acesso em 04 de junho.http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing%20Social%20WaldyrGFortes.htm 4

12 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM MARKETING SOCIAL As campanhas de marketing social são campanhas de formação e informação. O Marketing social visa produzir um plano ótimo para proporcionar uma mudança social desejada. No âmbito do Marketing Social, a Comunicação ganha especial importância, uma vez que é o meio mais eficaz para criar notoriedade e visibilidade para as ONG, dois aspectos fundamentais para garantir a obtenção de donativos e consequente sobrevivência. _______________________________ 4 Site http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social#A_import.C3.A2ncia_da_comunica.C3.A7.C3.A3o _no_marketing_social. Acesso em 04 de junho de 2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social#A_import.C3.A2ncia_da_comunica.C3.A7.C3.A3o _no_marketing_social 5

13 ALVOS DE COMUNICAÇÃO NO MARKETING SOCIAL No Marketing Social a segmentação e definição dos alvos nem sempre é fácil porque se trabalha ao nível das características comportamentais. É necessário definir o perfil de cada segmento a três níveis (características sócio-demográficas, perfil psicológico e características comportamentais). As ONG visam pelo menos quatro alvos, junto dos quais se devem dirigir de forma diferente: público interno, particulares, OCS (órgãos de comunicação social) e empresas.

14 PLANO DE COMUNICAÇÃO definir a missão institucional; identificar os públicos estratégicos prioritários; levantar informações sobre os públicos, seus interesses e necessidades; estabelecer objetivos básicos de comunicação; definir as mensagens-chave para cada segmento de público (conteúdo) e as características gerais (forma);

15 definir as formas de acesso aos públicos; criar um plano de atividades para cada segmento de público; estabelecer estratégias para implementar as atividades propostas; estabelecer um cronograma com indicação das atribuições de cada um dos envolvidos no processo e avaliar os resultados. PLANO DE COMUNICAÇÃO

16 OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO A comunicação persuasiva no marketing social permite com que as organizações tracem objetivos a seguir: Fortalecer a imagem institucional, ressaltando a importância da missão; Aumentar a presença da marca e o impacto da comunicação nas escolas; Melhorar o fluxo de comunicação na organização; Apoiar a captação de recursos e Aperfeiçoar a gestão da comunicação.

17 CURIOSIDADE Ultimamente o Marketing social, vem sendo confundido com a idéia de Merchandising Social. Dois termos que vem sendo usados de maneira imprecisa. O Merchandising é uma estratégia criada para impulsionar o consumo de uma idéia ou comportamento, tentando cumprir o plano de marketing de uma empresa. Já o Marketing Social, procura criar conceitos de cidadania e responsabilidade. É considerado um “mercado de idéias.”

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS O marketing social é uma modalidade de comunicação que tem, como principal objetivo, eliminar ou amenizar problemas sociais, relacionados à saúde pública, trabalho, educação, habitação, etc. Diferente do Marketing Comercial (que busca transmitir as vantagens sobre determinado produto ou marca), a COMUNICAÇÃO no Marketing Social transmite a importância da ação.

19 REFERÊNCIAS KOTLER, Philip. Administração de Marketing – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Site:http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing%20S ocial%20WaldyrGFortes.htm acesso em 04 de junho.http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing%20S ocial%20WaldyrGFortes.htm Sitehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social#A_import.C3.A2n cia_da_comunica.C3.A7.C3.A3o_no_marketing_social. Acesso em 04 de junho de 2011.http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social#A_import.C3.A2n cia_da_comunica.C3.A7.C3.A3o_no_marketing_social Artigo A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING SOCIAL:PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A AFID site http://repositorio.iscte.pt/bitstream/10071/1762/1/A%20COMUNIC A%C3%87%C3%83O%20INTEGRADA%20NO%20MARKETING %20SOCIAL.pdf acesso em 04 de junho de 2011 http://repositorio.iscte.pt/bitstream/10071/1762/1/A%20COMUNIC A%C3%87%C3%83O%20INTEGRADA%20NO%20MARKETING %20SOCIAL.pdf


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