A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Allan Yu Iwama de Mello Orientação: Mateus Batistella Co-orientação: Lúcia da Costa Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Allan Yu Iwama de Mello Orientação: Mateus Batistella Co-orientação: Lúcia da Costa Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 Allan Yu Iwama de Mello Orientação: Mateus Batistella Co-orientação: Lúcia da Costa Ferreira

2  Mudanças climáticas (IPCC, 2007): vulnerabilidade social e ambiental em zonas costeiras. “...as zonas costeiras são as áreas de maior risco no mundo e serão as porções mais afetadas pelas mudanças ambientais globais” (Kron, 2008)  Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC - Lei n. o 12.187/2009): “...diretrizes que promovam o desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas como forma de identificar vulnerabilidades para que sejam adotadas medidas de adaptação adequadas”  Projeto temático Clima - “Crescimento populacional, vulnerabilidade e adaptação: dimensões sociais e ecológicas das mudanças climáticas no litoral de São Paulo” (n. o 2008/58159-7)

3

4

5  (i) Onde se localizam as áreas mais impactadas e vulneráveis no litoral norte paulista;  (ii) Quem são os mais afetados pelas mudanças ambientais globais e em que contexto se inserem;  (iii) Quem tem maior capacidade para se adaptar ;  (iv) Como a população percebe as situações de risco e quais são as motivações para enfrentar ou não o risco na qual são colocadas

6  (1) Quais são os grupos sociais mais vulneráveis em situações de risco e com menor capacidade de adaptação? H 0(1) : o riscos (social e ambiental) relacionados aos eventos extremos atinge os indivíduos de diferentes maneiras (“risco é democrático”)  (2) Como as pessoas percebem e reagem às situações de risco? H 0(2) : o nível de organização dos indivíduos contribui para uma maior capacidade de adaptação (frente aos riscos)

7  (1) identificar e caracterizar as áreas em situação de vulnerabilidade socioambiental no Litoral Norte Paulista;  (2) criar indicadores que representem as dimensões ambientais e socioeconômicas;  (3) analisar a percepção das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade socioambiental.

8

9

10

11

12 Estrato A – grupos de baixa renda, escolaridade Estrato B – grupos de média renda e escolaridade Estrato C – grupos de alta renda e escolaridade

13 Estrato A – grupos de baixa renda, escolaridade Estrato B – grupos de média renda e escolaridade Estrato C – grupos de alta renda e escolaridade

14  (1) Onde você mora existem problemas/riscos relacionados a:  (a) escorregamentos?  (b) enchentes/alagamentos?  (c) elevação no nível do mar nas zonas costeiras ?  (2) Quais foram os danos causados por esse problema? Quando? Como?  (3)Por que você continua a morar ou trabalhar nessa área?

15  (4) O que você fez para evitar os danos causados no momentos do evento? E para evitar, houve alguma ajuda?  (5) Se fosse possível, você trocaria de lugar? Para onde?

16  (4) O que você fez para evitar os danos causados no momentos do evento? E para evitar, houve alguma ajuda?  (5) Se fosse possível, você trocaria de lugar? Para onde?

17  Análise da proposta de orçamento do mapeamento de cobertura e uso da terra no Litoral Norte de SP - fev  Trabalho de campo no Litoral Norte de SP (entrevistas preliminares sobre percepção do risco e vulnerabilidades) – mar, abr, mai  Reuniões com Defesa Civil e Secretarias de Planejamento dos 4 municípios do LN – até julho

18  Organização e processamento de dados IPT, IG, SMA, DEFESA CIVIL – até dezembro em parceria com Embrapa monitoramento por satélites  Criação de indicadores sociais e ambientais para o Litoral Norte de SP – até dezembro  Apresentação e discussão do trabalho no Neped/UFSCar – mar-abr (http://www.ufscar.br/neped/)


Carregar ppt "Allan Yu Iwama de Mello Orientação: Mateus Batistella Co-orientação: Lúcia da Costa Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google