A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito."— Transcrição da apresentação:

1

2 REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA

3 Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito é formado por apenas um núcleo ou uma palavra chamamos de SUJEITO SIMPLES, EXEMPLOS:

4 O MENINO SAIU MAIS CEDO DA ESCOLA. Você pergunta: Quem saiu mais cedo da escola? O menino – núcleo : menino – sujeito simples Você é inteligente. Sujeito simples : Você

5 Mas quando o sujeito é formado por mais de um núcleo ou por mais de uma palavra, chamamos de SUJEITO COMPOSTO. Exemplos: Os meninos e as meninas saíram. Sujeito: os meninos e as meninas – Núcleo: meninos, meninas – Dois núcleos – SUJEITO COMPOSTO Eu, Carol e Amanda fomos ao circo. Sujeito Composto : Eu, Carol e Amanda O lápis, a caneta e a borracha sumiram. Sujeito composto: o lápis, a caneta e a borracha.

6 VOZES VERBAIS: Existem três vozes verbais: ATIVA – PASSIVA – REFLEXIVA

7 A voz ativa, o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação. Exemplo: O GAROTO QUEBROU O COPO. ( Ele praticou a ação de quebrar) A voz passiva, o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação expressa pelo verbo. Exemplo: O COPO FOI QUEBRADO PELO GAROTO. ( o copo sofreu a ação de ser quebrado) A voz reflexiva, o sujeito, ao mesmo tempo, agente e paciente da ação verbal, isto é, pratica e sofre a ação expressa pelo verbo. Exemplo: O GAROTO MACHUCOU-SE. (Ele machucou ele mesmo)

8 TRANSITIVIDADE VERBAL Quando estudamos o predicado de uma oração aprendemos que os verbos podem ser: TRANSITIVOS e INTRANSITIVOS - VERBOS DE LIGAÇÃO

9 Num predicado verbal, onde há ação temos os verbos transitivos diretos e indiretos e os verbos intransitivos. O VERBO INTRANSITIVO é aquele que traz em si a ideia completa da ação, ou seja, não precisa de complemento para completar o seu sentido. Exemplos: O SOL DESPONTOU. A CRIANÇA CHORA. AS FOLHAS CAEM NO INVERNO.

10 O VERBO TRANSITO é aquele que não traz em si a ideia completa da ação, necessitando de um complemento para que a frase fique com sentido. Esse verbo pode ser: TRANSITIVO DIRETO, quando traz um objeto direto, ligado diretamente ao verbo, sem preposição.

11 Exemplo: OS FEIRANTES TIVERAM LUCRO. ( você pode perguntar: os feirantes tiveram o quê ? resposta : lucro, que é o complemento do verbo) Outros exemplos: Nós ouvimos um forte barulho. Ele comeu o bolo. Luiza viu o menino.

12 TRANSITIVO INDIRETO é aquele que traz um objeto indireto, ligado indiretamente ao verbo por uma preposição ( de, em, com,etc, ) Exemplos: TODOS NÓS PRECISAMOS DE RESPEITO. ( você pode perguntar ao verbo: precisamos de quê? De respeito – complemento do verbo com preposição DE) Outros exemplos: Eu acredito em Deus. Não concordo com você.

13 Já o PREDICADO NOMINAL possui verbos de ligação, que expressam estado, liga características ao sujeito. São eles: SER, ESTAR, PERMANECER, CONTINUAR, PARECER, FICAR... Exemplos: ELE ESTÁ DOENTE. MARIA PARECE CANSADA. AMANDA É INTELIGENTE. O MENINO PERMANECEU CALADO.


Carregar ppt "REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google