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CMMI Capability Maturity Model Integration

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Apresentação em tema: "CMMI Capability Maturity Model Integration"— Transcrição da apresentação:

1 CMMI Capability Maturity Model Integration

2 Definição O CMMI é um conjunto de boas práticas de gerenciamento e de melhoria da qualidade a serem aplicadas criteriosamente no processo de desenvolvimento e manutenção de software. O CMMI foi criado para melhorar e quantificar a capacidade de desenvolvimento de aplicações em organizações que trabalham com tecnologias de software.

3 Definição O modelo CMMI descreve como as práticas de Engenharia de Software evoluem sob certas condições: O trabalho realizado é organizado e visto como um processo; A evolução do processo é sistematicamente gerenciada.

4 Definição Uma das premissas do modelo é "A qualidade é influenciada pelo processo", e seu foco é "Melhorar processo de uma empresa".

5 Certificação As empresas podem ser avaliadas quanto ao CMMI, recebendo certificados emitidos pelo SEI (Software Engineering Institute). Os níveis de maturidades e capacidades são reconhecidos e aceitos pelo mercado, sendo válidos para comparações tanto dentro de uma organização, como entre organizações. A obtenção de uma certificação CMMI é uma demonstração da capacidade do processo, tomando por base o nível de maturidade atingido, facilitando a contratação da empresa.

6 Disciplinas Engenharia de Software (SW) Engenharia de Sistemas (SE)
Cobre o desenvolvimento de sistemas de software Aplicação de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis ao desenvolvimento, operação, e manutenção de software Engenharia de Sistemas (SE) Cobre o desenvolvimento de sistemas completos, que pode ou não incluir software Transformação das necessidades, expectativas e restrições dos clientes em soluções de produto e suporte a essas soluções ao longo da vida do produto

7 Disciplinas Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo (IPPD)
Colaboração oportuna das partes interessadas relevantes durante a vida do produto para melhor satisfazer às necessidades, expectativas e requisitos do cliente Gestão de Fornecedores (SS) Projetos podem utilizar fornecedores para implementar funções ou incorporar modificações aos produtos que são especificamente demandados pelo projeto Quando essas atividades são críticas, o projeto se beneficia com atividades de análise e monitoramento de fornecedor antes da entrega do produto

8 Modelos A versão atual do CMMI (versão 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta três modelos: CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços. CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado a aquisição e terceirização de bens e serviços. CMMI for Services (CMMI-SVC), voltado a empresas prestadoras de serviços.

9 O CMMI foi construído considerando três dimensões principais:
Dimensões do CMMI O CMMI foi construído considerando três dimensões principais: Pessoas Ferramentas Procedimentos

10 Representações Visando atender aos diversos tamanhos das organizações o CMMI possui duas abordagens de implementação: Abordagem por Estágios Abordagem Contínua

11 Representações Uma das principais características do CMMI é permitir à organização que o adota a escolha entre as duas formas distintas de representação. A abordagem contínua permite à empresa escolher as áreas de processos para as quais deseja ser avaliada, conferindo-lhe liberdade para aperfeiçoar os seus processos na ordem que mais lhe for conveniente, seja para atender aos objetivos de negócio, seja para a redução dos riscos da organização.

12 Representações A abordagem por estágios, por sua vez, serve para classificar a empresa em um determinado nível de maturidade, em número de cinco. Para alcançar determinado nível de maturidade, a empresa deverá realizar um determinado conjunto de áreas de processos pré-selecionados.

13 Representação por Estágios
Disponibiliza uma sequência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo. É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels): Nível 1: Inicial (Ad-hoc) Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente Nível 5: Em otimização

14 Representação por Estágios
Nível 1: Inicial (Ad-hoc) Geralmente os processos são ad-hoc e caóticos. Esse tipo de organização não fornece um ambiente estável para apoiar os processos.

15 Representação por Estágios
Nível 2: Gerenciado / Gerido Os projetos da organização têm a garantia de que os processos são planejados e executados de acordo com uma política; Os projetos empregam pessoas experientes que possuem recursos adequados para produzir saídas controladas; Envolvem partes interessadas relevantes; São monitorados, controlados e revisados; e são avaliados para verificar sua aderência em relação à descrição de processo.

16 Representação por Estágios
Nível 3: Definido Os processos são bem caracterizados e entendidos, e são descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente A organização e os projetos estabelecem objetivos quantitativos para qualidade e para desempenho de processo, utilizando-os como critérios na gestão de processos.

17 Representação por Estágios
Nível 5: Em otimização (ou otimizado) Uma organização melhora continuamente seus processos com base no entendimento quantitativo das causas comuns de variação inerentes ao processo.

18 Estrutura (por estágios)

19 Representação por Estágios
Nesta representação a maturidade é medida por um conjunto de processos. Assim é necessário que todos os processos atinjam nível de maturidade dois para que a empresa seja certificada com nível dois. Se quase todos os processos forem nível três, mas apenas um deles estiver no nível dois a empresa não irá conseguir obter o nível de maturidade três.

20 Representação por Estágios
Esta representação é indicada quando a empresa já utiliza algum modelo de maturidade por estágios, quando deseja utilizar o nível de maturidade alcançado para comparação com outras empresas ou quando pretende usar o nível de conhecimento obtido por outros para sua área de atuação.

21 Estruturado em 5 níveis de maturidade, o CMMI abrange 25 áreas de processo divididas em 4 categorias: • Gerenciamento de projetos; • Gerenciamento de processos; • Engenharia; • Suporte.

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24 Representação Contínua
Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels): Nível 0: Incompleto (Ad-hoc) Nível 1: Executado Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Gerenciado Quantitativamente (abolido no CMMI 1.3) Nível 5: Em otimização (ou otimizado) (abolido no CMMI 1.3)

25 Níveis de Capacidade Nível 0: Incompleto (Ad-hoc) Nível 1: Executado
Um processo que não é executado ou é executado parcialmente. Nível 1: Executado Satisfaz às metas específicas da área de processo.

26 Níveis de Capacidade Nível 2: Gerenciado / Gerido
É planejado e executado de acordo com uma política; Emprega pessoas experientes que possuem recursos adequados para produzir saídas controladas; Envolve partes interessadas relevantes; É monitorado, controlado e revisado; e sua aderência em relação à descrição de processo é avaliada.

27 Níveis de Capacidade Nível 3: Definido
É um processo gerenciado (nível de capacidade 2), adaptado a partir do conjunto de processos-padrão da organização de acordo com as diretrizes para adaptação da organização, e contribui com produtos de trabalho, medidas e outras informações de melhoria de processo para os ativos de processo da organização.

28 Níveis de Capacidade Nível 4: Gerenciado Quantitativamente (abolido no CMMI 1.3) É um processo definido (nível de capacidade 3), controlado por meio de técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas.

29 Níveis de Capacidade Nível 5: Em otimização (ou otimizado) (abolido no CMMI 1.3) é um processo gerenciado quantitativamente (nível de capacidade 4) e melhorado com base no entendimento das causas comuns de variação inerentes ao processo.

30 Representação Contínua
Nesta representação a capacidade é medida por processos separadamente, onde é possível ter um processo com nível um e outro processo com nível cinco, variando de acordo com os interesses da empresa.

31 Representação Contínua
É indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando já utiliza algum modelo de maturidade contínua ou quando não pretende usar a maturidade alcançada como modelo de comparação com outras empresas.

32 Representação Contínua

33 Representação Contínua
Nível 1 - o processo é executado de modo a completar o trabalho necessário. Os processos são como uma caixa preta onde só se conheçe as entradas e as saídas. Nível 2 – é sobre planejar a execução e confrontar o executado contra o que foi planejado.

34 Representação Contínua
Nível 3 – o processo é construído sobre as diretrizes do processo existente, e é mantido uma descrição do processo. Nível 4 – é quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas.

35 Representação Contínua
Nível 5 – o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa.

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38 Comparando as Representações

39 Comparando as Representações


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