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Informações Básicas de um Projeto Formulário de Apresentação de Propostas Problemas Recorrentes abril de 2007.

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Apresentação em tema: "Informações Básicas de um Projeto Formulário de Apresentação de Propostas Problemas Recorrentes abril de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Informações Básicas de um Projeto Formulário de Apresentação de Propostas Problemas Recorrentes abril de 2007

2 1.Quem ? 2.O quê ? 3.Como ? 4.Em quanto tempo ? 5.Com que recursos ? 6.Para quê ? Informações Básicas

3 1.Conjunto de partícipes 2.Inovação Tecnológica pretendida 3.Aspectos metodológicos e gerenciais 4.Cronograma físico 5.Orçamento demandado e aportes oferecidos 6.Impactos esperados Informações Básicas

4 Proponente (depois Convenente) - Responsável pela execução gerencial e financeira do projeto. Autoriza despesas e assina a prestação de contas, interagindo com o técnico financeiro de acompanhamento Executor e Co-executores - Responsável(is) pela execução gerencial e técnica do projeto. Assina(m) relatórios técnicos, interagindo com o técnico operacional de acompanhamento. Interveniente(s) - Entidades que não recebem recursos do projeto mas, beneficiárias dos seus resultados, participam assumindo obrigações em nome próprio, podendo participar da execução técnica do projeto e aportar recursos de contrapartida 1 - Partícipes de um Projeto

5 Projetos que prevêem ou promovem redes entre empresas e instituições de C&T tendem a ser mais sólidos que projetos isolados. Redes extensas demais apresentam logística complexa para celebração do convênio e podem ser de difícil gerenciamento, revertendo a vantagem anterior. O “núcleo” da rede deve estar presente na relação de partícipes, podendo as entidades mais “periféricas” estarem apenas relacionadas no corpo do projeto. 1 - Partícipes de um Projeto

6 Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Manual de Oslo – pg. 55 – parag. 146 2 - Inovação

7 Diferenciam-se quatro tipos de inovação: de produto, de processo, de marketing e organizacional. Manual de Oslo – pg. 57 – parag. 155 Inovações Tecnológicas - Produto e Processo As atividades apoiadas pela FINEP devem ser predominantemente relacionadas à inovação tecnológica. 2 - Inovação Tecnológica

8 Como o projeto será executado Aspectos científicos Aspectos mercadológicos Como o projeto será gerenciado Instâncias de controle Planos de contingência Compartilhamento de resultados Proteção da Propriedade Intelectual 3 - Aspectos Metodológicos e Gerenciais

9 Como o projeto poderá ser monitorado, num equilíbrio entre os pontos de vistas estratégico-gerencial e tático-operacional. Deve permitir tanto a avaliação da proposta quanto o acompanhamento do projeto. Seqüência de atividades Entregáveis parciais 4 - Cronograma Físico

10 Um resumo do orçamento deverá permitir uma análise da sua lógica de construção, bem como deve prover uma descrição detalhada das maiores rubricas. Deve ser evitado tanto o detalhamento excessivo (que engessa a execução do projeto) quanto a generalidade excessiva (que não permite a avaliação da proposta). Num projeto aprovado, os itens de orçamento podem ser ajustados (através de remanejamento financeiro), mas sua lógica deve ser preservada. 5 - Orçamento demandado

11 A prestação de contas deve seguir rigorosamente o último orçamento aprovado, apontando os remanejamentos que dispensam autorização prévia (ajustes até 30% entre rubricas de mesma natureza, sem inclusão de novos equipamentos). Tanto eventuais recursos economizados quanto o rendimento da aplicação financeira dos recursos concedidos podem e devem ser reaplicados no próprio projeto. 5 - Orçamento demandado

12 Contrapartida financeira – investimentos feitos diretamente no projeto pelas instituições envolvidas, adquirindo produtos ou serviços de terceiros, comprováveis através de notas fiscais e recibos Contrapartida não-financeira – recursos materiais e humanos próprios das instituições que são disponibilizados para o projeto, comprováveis através de termos de uso, cessão, transferência, etc. Normalmente é definido um percentual mínimo para a contrapartida total oferecida, sendo pontuado positivamente um projeto que aporta contrapartida financeira acima do mínimo exigido. 5 - Aportes oferecidos

13 - Científico - Tecnológico - Econômico - Ambiental - Social Os principais impactos deverão ser relacionados aos objetivos do instrumento ao qual o projeto está se candidatando a apoio. 6 - Impactos esperados

14 FAP – onde obter

15 FAP – como usar

16 Sair do programa Manual de operação Imprimir proposta Transmitir proposta Verificar pendências Fechar a edição da proposta Gerenciador de propostas Gerenciador de chamadas

17 FAP – como usar Itens de Agrupamento Itens para preenchimento

18 FAP – como usar Preencher uma ficha para cada um dos itens demandados Instruções sobre o campo e o tamanho máximo do texto podem sempre ser consultados através de “mouse over”

19 Parte A – onde o projeto é caracterizado A.1 – Dados Cadastrais A.2 – Dados Institucionais A.3 – Dados do Projeto A.3.1 – Descrição A.3.2 – Impactos A.3.3 – Resumo da Equipe Executora A.3.4 – Resumo do Orçamento A avaliação de mérito se concentra na sua quase totalidade nas informações desta parte do projeto FAP – as subdivisões de um projeto

20 A.1 Dados Cadastrais A.2 Dados Institucionais A.3 Dados do Projeto A.3.1 Descrição do Projeto A.3.2 Impactos Previstos pelo Projeto A.3.3 Resumo da Equipe Executora A.3.4 Resumo do Orçamento Aqui são apresentados os elementos centrais do projeto FAP – as subdivisões de um projeto

21 Parte B – onde se assumem os compromissos do projeto B.1 – Cronograma Físico B.2 – Equipe Executora B.3 – Orçamento B.3.1 – Relação de itens solicitados FINEP B.3.2 – Cronograma de desembolso FINEP B.3.3 – Contrapartida Financeira B.3.4 – Cronograma de desembolso contrapartida B.3.5 – Contrapartida Não Financeira Tem aspecto complementar (mas bastante relevante) na avaliação do mérito do projeto.

22 FAP – as subdivisões de um projeto Parte C – Informações complementares que variam a cada Chamada Pública C.1 Requisitos (item de extrema relevância na avaliação de mérito) C.2 Bolsas C.2.1 Justificativa das Bolsas C.2.2 Relação das Bolsas Solicitadas C.3 Anexos

23 Na pré-qualificação, sempre por não atendimento aos requisitos formais do instrumento Erros mais comuns : Envio de documentação incompleta Envio após a data limite Falta de via impressa ou assinaturas Falta de disquete/CD de backup Falhas na relação de itens solicitada Inelegibilidade de membro do consórcio executor Total falta de aderência aos objetivos da Chamada Preenchimento incorreto ou incompleto do FAP Por que os projetos deixam de ser apoiados ?

24 Na avaliação de mérito por baixo conteúdo inovador, fraco atendimento aos objetivos do instrumento ou ainda insuficiência de recursos disponíveis Erros mais comuns : Ausência de inovação tecnológica Falta de clareza quanto aos objetivos e metodologia Mecanismos de coordenação gerencial mal definidos Cronograma físico e financeiro inadequados Ausência de elementos priorizados pelo instrumento (cooperação, compartilhamento, incorporação de resultados, etc.) Distinção entre contrapartida financeira e não- financeira Por que os projetos deixam de ser apoiados ?

25 Tempos do Projeto - construção; - acreditação; - redação; - “leitura cega”; - ajustes do projeto. Abordagem – o problema busca a solução, e não o contrário. Qualificação da equipe executora – adequabilidade ao projeto; o conjunto de saberes demandados pelo projeto pode e deve ser descrito no Resumo da Equipe Executora Foco na Banca de Avaliação – equilíbrio entre aspectos científicos e mercadológicos, com os efeitos de desenvolvimento social, institucional ou regional. Algumas recomendações

26 Nunca são em vão o tempo e os recursos investidos na construção ou aprimoramento de um projeto ou plano de negócios. Se o projeto está “acreditado” entre os partícipes, mesmo que não seja selecionado no escopo de uma determinada Chamada Pública, ele poderá ser apresentado a outros órgãos de fomento, ser candidato a recursos reembolsáveis ou ainda ser executado em partes com os recursos sinalizados como contrapartida até uma próxima oportunidade de captação. Mensagem


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