A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro-Oeste Professor Wilson forti Alessandra Hanna mine N.1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro-Oeste Professor Wilson forti Alessandra Hanna mine N.1"— Transcrição da apresentação:

1 Centro-Oeste Professor Wilson forti Alessandra Hanna mine N.1
David camardella martins costA N.4 Gabriel pinheiro lobo braga n.5

2 Índice Apresentação Características físicas da região Centro-Oeste Clima Relevo Bacias hidrográficas Impactos Ambientais no Cerrado e no Pantanal Expansão do povoamento Manifestações culturais da região Crescimento econômico Alguns vídeos e fotos sobre Bibliografia utilizada

3 Apresentação Estamos fazendo um trabalho de Geografia sobre a região Centro-Oeste do Brasil, que, apesar de sua grande superfície, é pouco habitada, possui a segunda menor densidade populacional do país. Com a fundação da Capital, Brasília, a região começou a receber nos últimos anos, um aumento populacional, principalmente no estado de Goiás.

4 Características Físicas da região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e pelo Distrito Federal (Brasília), a capital do Brasil. A região Centro-Oeste é a segunda mais extensa do Brasil. Limita- se com dois países da América do Sul, Bolívia e Paraguai. Ela é a única região brasileira que não é banhada por mar.

5 Clima O clima desta região caracteriza-se pela pluviosidade mal distribuída, já que a maior parte das chuvas acontecem no verão, fazendo os invernos serem muito secos. O clima tropical domina a maior parte do território, com exceção ao norte do estado do Mato Grosso que tem o clima equatorial da Amazônia. Cidades como Brasília, por exemplo, sofrem com a baixa umidade e secura durante boa parte do ano. As temperaturas no geral variam bastante, nas épocas mais quentes passa dos 30ºC, já nas estações frias, gira entorno de 15ºC e 20ºC.

6

7 Relevo O cerrado, com árvores e arbustos retorcidos e geralmente distantes uma das outras, domina a maior parte da região. O extremo norte mato- grossense é caracterizado pela Floresta Amazônica. Ainda no estado, encontramos isoladamente a Vacaria, pequenos "pingos" de campos abertos, parecido com o Pampa do Sul brasileiro. Basicamente o relevo do Centro-Oeste divide-se em Planalto Central, Meridional e Planície do Pantanal. O primeiro é uma elevação composta por misturas sedimentares e rochosas, onde é muito comum encontrarmos chapadas, como a de Parecis e Veadeiros.

8 Mapa físico da região Centro- Oeste
Mapa político da região Centro-Oeste

9 Bacias Hidrográficas As principais bacias hidrográficas da região Centro-Oeste são a Amazônica, Tocantins/Araguaia e Platina. A primeira é uma "parte" da Bacia dominante na região norte, encontrado no norte do Mato Grosso. A Bacia Tocantins/Araguaia é formada pelos rios homônimos e seus afluentes, nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. A Bacia Platina tem o rio Paraná e o Paraguai como principais, estendendo-se a oeste da região. O Rio Paraguai, inclusive, é responsável pelas inundações das planícies pantaneiras.

10 Mapa da hidrografia e aproveitamento dos rios

11 Impactos Ambientais no Cerrado e no Pantanal: Cerrado
Expansão da ocupação do Centro-Oeste trouxeram muitas alterações ao ambiente do Cerrado, ameaçando a sua biodiversidade. Os governos investiram na implantação de atividades econômicas, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social da região.  As queimadas no Cerrado podem ocorrer de forma espontânea, porque nos períodos de estiagem, a vegetação rasteira fica muito ressecada, com aparência de palha seca, podendo incendiar-se devido ao calor do Sol.  Na maior parte das vezes, no entanto, é o ser humano quem provoca as queimadas para limpar a terra ou renovar as áreas de pastagens. 

12 O impacto causado no Cerrado pelas atividades agropecuárias somou-se àquele causado pela exploração mineral e vegetal, pelo crescimento das cidades e pelas queimadas.  Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais. A utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também o solo e a água.

13 A destruição e a fragmentação de habitats consistem, atualmente, na maior ameaça à integridade desse bioma: 60% da área total é destinada à pecuária e 6% aos grãos, principalmente soja. De fato, cerca de 80% do Cerrado já foi modificado pelo homem por causa da expansão agropecuária, urbana e construção de estradas - aproximadamente 40% conserva parcialmente suas características iniciais e outros 40% já as perderam totalmente. Somente 19,15% corresponde a áreas nas quais a vegetação original ainda está em bom estado.

14 Pantanal Assim como acontece nas áreas de Cerrado, o equilíbrio ecológico do Pantanal também vem sendo afetado pela ação humana.  O garimpo, a caça, a pesca, o turismo e a agropecuária, praticados de maneira predatória, além da construção de rodovias e de hidrelétricas, provocam alterações que causam impactos direto sobre a região.  Várias são as consequências: desmatamento, queimadas, poluição das águas por agrotóxicos e pelo mercúrio utilizado nos garimpos, compactação do solo, diminuição ou extinção de espécies animais e vegetais, entre outras.

15 A expansão desordenada e rápida da agropecuária, com a utilização de pesadas cargas de agroquímicos, a exploração de diamantes e de ouro nos planaltos, com utilização intensiva de mercúrio, são responsáveis por profundas transformações regionais. A remoção da vegetação nativa nos planaltos para implementação de lavouras e de pastagens, sem considerar a aptidão das terras, e a adoção de práticas de manejo e conservação de solo, além da destruição de habitats, são fatores que aceleraram os processos erosivos nas bordas do Pantanal. A consequência imediata tem sido o assoreamento dos rios na planície, o que tem intensificado as inundações - com sérios prejuízos à fauna, flora e economia do Pantanal.

16 Expansão do povoamento
A construção de Brasília foi uma das principais medidas que favoreceu o povoamento e o desenvolvimento econômico das Região Centro-Oeste. Favoreceu a abertura de rodovias, ampliou a comunicação da Região Centro- Oeste com o restante do país e atraiu grande numero de pessoas em busca de melhores condições vida. A partir de meados do século XVII, expedições bandeirantes saíam da vila de São Paulo, próxima do litoral, rumo ao interior do Brasil. Assim, alcançaram as terras do atual Centro-Oeste e ocuparam esse território. Essas expedições tinham como objetivo aprisionar indígenas para o trabalho escravo e também procurar pedras e metais preciosos. A descoberta do ouro na região, atraiu grande população e levou à formação de vários povoados que, com o passar do tempo, transformaram-se em cidades. 

17 Manifestações culturais da região
Sua cultura é bem diversificada, com elementos da cultura indígena, dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas.  A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa, realizadas na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento simboliza a busca e a prisão de Cristo. Atrai aproximadamente 10 mil turistas, sendo o único lugar do Brasil que realiza essa manifestação cultural. Em Pirenópolis, ocorre uma das mais significativas Cavalhadas do Brasil, é uma apresentação teatral ao ar livre que representa uma batalha medieval entre cavalheiros cristãos (vestidos de azul) e cavalheiros mouros (vestidos de vermelho). Essa é uma das principais atrações turísticas da Festa do Divino de Pirenópolis.

18 Crescimento econômico
As principais atividades econômicas são: agropecuária, extrativismo e serviços. A agropecuária continua sendo a base da economia do Centro-Oeste. Na produção agrícola, a região é a maior produtora de soja, segunda maior produção de arroz e terceira maior produção de milho do Brasil. Importante também é atividade de exploração de recursos minerais, tais como: cobre, níquel, calcário, água mineral, ouro, diamante e ferro-nióbio. O setor de serviços é muito forte nas capitais dos estados que formam o Centro-Oeste, e, embora tenha se desenvolvido nas últimas décadas, a indústria tem pouca participação na economia da região.

19 Alguns vídeos e fotos sobre...
Vídeo: Região Centro-Oeste Vídeo: Danças típicas

20 Bibliografia utilizada
Caracteristicas da região Centro- Oeste wikipedia centro oeste bacias hidrograficas Geografia fundamental Livro de Geografia 7º ano Logo Colégio Maria Imaculada Cerrado e pantanal Centro-Oeste Guia Centro-Oeste Brasil Economia Centro-Oeste Expansão do povoamento do Centro-Oeste Região Centro-Oeste Danças típicas geofundamental região Centro-Oeste Impactos Ambientais no cerrado e pantanal


Carregar ppt "Centro-Oeste Professor Wilson forti Alessandra Hanna mine N.1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google