A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 BIOMAS BRASILEIROS. 2 Mapa dos biomas brasileiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 BIOMAS BRASILEIROS. 2 Mapa dos biomas brasileiros."— Transcrição da apresentação:

1 1 BIOMAS BRASILEIROS

2 2 Mapa dos biomas brasileiros

3 3 O QUE É BIOMA? Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bioma é um conjunto de espécies animais e vegetais que vivem em formações vegetais vizinhas em um território que possui condições climáticas similares e história compartilhada de mudanças ambientais, o que resulta em uma diversidade biológica própria. Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bioma é um conjunto de espécies animais e vegetais que vivem em formações vegetais vizinhas em um território que possui condições climáticas similares e história compartilhada de mudanças ambientais, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

4 4 AS FLORESTAS: FLORESTA AMAZÔNICA: (CLIMA EQUATORIAL) OCUPA TODA A REGIÃO NORTE E PARTE DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORDESTE. FLORESTA AMAZÔNICA: (CLIMA EQUATORIAL) OCUPA TODA A REGIÃO NORTE E PARTE DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORDESTE. A FLORESTA AMAZÔNICA APRESENTA UMA GRANDE VARIEDADE DE PLANTAS E ANIMAIS: CERCA DE TREZENTAS ESPÉCIES VEGETAIS DIFERENTES PODEM SER ENCONTRADAS EM CADA 2KM. A FLORESTA AMAZÔNICA APRESENTA UMA GRANDE VARIEDADE DE PLANTAS E ANIMAIS: CERCA DE TREZENTAS ESPÉCIES VEGETAIS DIFERENTES PODEM SER ENCONTRADAS EM CADA 2KM. SUAS ÁRVORES SÃO GRANDES E DE FOLHAS LARGAS, CHAMADAS DE LATIFOLIADAS. SUAS ÁRVORES SÃO GRANDES E DE FOLHAS LARGAS, CHAMADAS DE LATIFOLIADAS.

5 5 MATA DOS PINHAS TAMBÉM CONHECIDA COMO MATA DE ARAUCÁRIA (CLIMA SUBTROPICAL), LOCALIZA-SE NA REGIÃO SUL DO BRASIL E NAS ÁREAS DE SERRAS DO SUDESTE. TAMBÉM CONHECIDA COMO MATA DE ARAUCÁRIA (CLIMA SUBTROPICAL), LOCALIZA-SE NA REGIÃO SUL DO BRASIL E NAS ÁREAS DE SERRAS DO SUDESTE. A MATA DE ARAUCÁRIA APRESENTA UMA PEQUENA VARIEDADE DE ESPÉCIES VEGETAIS, DAS QUAIS A PREDOMINANTE É A ARAUCÁRIA OU PINHEIRO-DO- PARANÁ. A MATA DE ARAUCÁRIA APRESENTA UMA PEQUENA VARIEDADE DE ESPÉCIES VEGETAIS, DAS QUAIS A PREDOMINANTE É A ARAUCÁRIA OU PINHEIRO-DO- PARANÁ.

6 6 MATA ATLÂNTICA É A FLORESTA TROPICAL (CLIMA TROPICAL) QUE ORIGINALMENTE RECOBRIA EXTENSA FAIXA DO LITORAL BRASILEIRO E DA QUAL RESTARAM APENAS 5%. É A FLORESTA TROPICAL (CLIMA TROPICAL) QUE ORIGINALMENTE RECOBRIA EXTENSA FAIXA DO LITORAL BRASILEIRO E DA QUAL RESTARAM APENAS 5%. É UMA VEGETAÇÃO DE GRANDE DIVERSIDADE. É UMA VEGETAÇÃO DE GRANDE DIVERSIDADE. O ESPAÇO ANTES COBERTO PELA MATA ATLÂNTICA É HOJE, OCUPADO POR GRANDES CIDADES, ÁREAS DE PASTAGENS E DE AGRICULTURA. O ESPAÇO ANTES COBERTO PELA MATA ATLÂNTICA É HOJE, OCUPADO POR GRANDES CIDADES, ÁREAS DE PASTAGENS E DE AGRICULTURA.

7 7 O CERRADO O CERRADO (CLIMA TROPICAL)PREDOMINA NA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL. SUAS ÁRVORES TEM, GERALMENTE, TRONCO RETORCIDO, CASCA GROSSA E FOLHAS PEQUENAS, E FICAM ESPAÇADAS NO TERRENO, INDICANDO A FALTA DE CHUVAS EM DETERMINADO PERÍODO DO ANO. O CERRADO (CLIMA TROPICAL)PREDOMINA NA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL. SUAS ÁRVORES TEM, GERALMENTE, TRONCO RETORCIDO, CASCA GROSSA E FOLHAS PEQUENAS, E FICAM ESPAÇADAS NO TERRENO, INDICANDO A FALTA DE CHUVAS EM DETERMINADO PERÍODO DO ANO. É COMUM QUE, NO PERÍODO MAIS SECO OCORRAM QUEIMADAS NATURAIS. É COMUM QUE, NO PERÍODO MAIS SECO OCORRAM QUEIMADAS NATURAIS.

8 8 A CAATINGA A CAATINGA (CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO) OCUPA ÁREAS DO NORDESTE E DA PORÇÃO NORTE DO SUDESTE BRASILEIRO. SEUS ARBUSTOS E PLANTAS SÃO ADAPTADOS Á ESCASSEZ DE ÁGUA DA REGIÃO. A CAATINGA (CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO) OCUPA ÁREAS DO NORDESTE E DA PORÇÃO NORTE DO SUDESTE BRASILEIRO. SEUS ARBUSTOS E PLANTAS SÃO ADAPTADOS Á ESCASSEZ DE ÁGUA DA REGIÃO. A VEGETAÇÃO É XERÓFILA, OU SEJA, ADAPTADAS A FALTA DE CHUVAS. SUAS FOLHAS SÃO GROSSAS E COM ESPINHOS. A VEGETAÇÃO É XERÓFILA, OU SEJA, ADAPTADAS A FALTA DE CHUVAS. SUAS FOLHAS SÃO GROSSAS E COM ESPINHOS.

9 9 OS CAMPOS ELES OCORREM NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ, MATO GROSSO DO SUL, MINAS GERAIS, PARÁ E AMAPÁ. (CLIMA SUBTROPICAL E TROPICAL) ELES OCORREM NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ, MATO GROSSO DO SUL, MINAS GERAIS, PARÁ E AMAPÁ. (CLIMA SUBTROPICAL E TROPICAL) ESSA FORMAÇÃO VEGETAL É MUITO UTILIZADA PARA A PECUÁRIA BOVINA. ESSA FORMAÇÃO VEGETAL É MUITO UTILIZADA PARA A PECUÁRIA BOVINA.

10 10 PANTANAL LOCALIZA-SE NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL. (CLIMA TROPICAL) LOCALIZA-SE NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL. (CLIMA TROPICAL) SUAS FORMAÇÕES VEGETAIS SÃO AS QUE OCORREM EM CLIMAS TROPICAIS, COM TEMPERATURAS ELEVADAS E ESTAÇÕES SECAS E CHUVOSAS BEM DEFINIDAS. SUAS FORMAÇÕES VEGETAIS SÃO AS QUE OCORREM EM CLIMAS TROPICAIS, COM TEMPERATURAS ELEVADAS E ESTAÇÕES SECAS E CHUVOSAS BEM DEFINIDAS. NO PANTANAL PODEMOS ENCONTRAR: FLORESTAS, CERRADOS E CAMPOS. NO PANTANAL PODEMOS ENCONTRAR: FLORESTAS, CERRADOS E CAMPOS.


Carregar ppt "1 BIOMAS BRASILEIROS. 2 Mapa dos biomas brasileiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google