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Gamificação do Ensino Seiji Isotani

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Apresentação em tema: "Gamificação do Ensino Seiji Isotani"— Transcrição da apresentação:

1 Gamificação do Ensino Seiji Isotani
5 segundos Seiji Isotani Laboratório de Computação Aplicada à Educação Universidade de São Paulo (USP)

2 Antigamente .... 15 segundos

3 Antigamente .... 10 15 segundos

4 Atualmente .... 15 segundos

5 Atualmente .... 15 segundos

6 Atualmente .... 15 segundos

7 Guilherme até aqui O que está diferente?

8 Geração Y 30 segundos

9 1 min

10

11 15 segundos

12 15 segundos

13 15 segundos

14 O perfil dos alunos mudou muito ....
Matheus até aqui Mas os métodos de ensino ....

15 Ou seja, ESTUDAR não é atrativo, muito menos motivador
!

16 E o Resultado ?

17

18

19

20

21

22 A percepção do povo brasileiro sobre a qualidade da educação básica segundo o Ibope: 25% avaliam a educação básica pública como ótima e boa 45% a avaliam como regular/satisfatória 28% apenas acredita que a situação do ensino público é péssima ou ruim.  Fonte:

23 E como você pode auxiliar
?

24 Criando atividades que façam com que a educação seja tão atrativa e motivadora quanto outras mídias

25 Gamificação 15 segundos

26 Gamificação Mas peraí ... O que é um game? 30 segundos

27 Sistema (espaço do jogo)
1 min

28 Jogadores 1 min

29 Desafio 1 min

30 Regras 15 segundos

31 Interatividade

32 Feedback

33 Resultados Quantificáveis

34 Uso da mecânica dos jogos, estética e pensamento baseado em jogos para
Gamificação Uso da mecânica dos jogos, estética e pensamento baseado em jogos para engajar pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas 15 segundos (Kapp, 2012)

35 Teoria da diversão (fun theory)
4 min

36 5 portas 30 segundos

37 Desafio Guilherme até aqui.

38 Desafio 1 min

39 1 min

40

41 Desafio 1 sec Solução

42 Solução 30 segundos

43 Múltiplas opções 30 segundos

44 Construção passo-a-passo
30 segundos

45 Desafio Feedback Solução

46 Métrica / Feedback Rápido

47 Dicas para tomada de decisão

48 Errar é humano ... E é bom saber !!!

49 Notas Evolutivas

50 Desafio Feedback Solução Recompensa

51 Recompensa

52 Motivar a realização de ações desejáveis

53 Reconhecimento Desafio Feedback Solução Recompensa

54 Reconhecimento

55

56 Permite criar comunidades de prática

57 Competição saudável

58 Resumindo

59 Matheus até aqui.

60 O que não é Gamificação Matheus até aqui.

61 Aprender usando um jogo

62 Medalhas, pontos e reconhecimento oferecidos sem planejamento instrucional adequado

63 “Trivialização” da aprendizagem
10

64 Perfeito para qualquer situação de aprendizagem
15 segundos

65 Novidade Apesar do termo ter se tornado conhecido mais recentemente. A gamificação é utilizada a séculos. A diferença é a forma como estes elementos estão sendo utilizados de maneira muito mais coesa 15 segundos

66

67 Propor uma aula gamificada baseada na Aula 4


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