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Gamificação do Ensino Seiji Isotani
5 segundos Seiji Isotani Laboratório de Computação Aplicada à Educação Universidade de São Paulo (USP)
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Antigamente .... 15 segundos
3
Antigamente .... 10 15 segundos
4
Atualmente .... 15 segundos
5
Atualmente .... 15 segundos
6
Atualmente .... 15 segundos
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Guilherme até aqui O que está diferente?
8
Geração Y 30 segundos
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1 min
11
15 segundos
12
15 segundos
13
15 segundos
14
O perfil dos alunos mudou muito ....
Matheus até aqui Mas os métodos de ensino ....
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Ou seja, ESTUDAR não é atrativo, muito menos motivador
!
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E o Resultado ?
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A percepção do povo brasileiro sobre a qualidade da educação básica segundo o Ibope: 25% avaliam a educação básica pública como ótima e boa 45% a avaliam como regular/satisfatória 28% apenas acredita que a situação do ensino público é péssima ou ruim. Fonte:
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E como você pode auxiliar
?
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Criando atividades que façam com que a educação seja tão atrativa e motivadora quanto outras mídias
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Gamificação 15 segundos
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Gamificação Mas peraí ... O que é um game? 30 segundos
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Sistema (espaço do jogo)
1 min
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Jogadores 1 min
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Desafio 1 min
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Regras 15 segundos
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Interatividade
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Feedback
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Resultados Quantificáveis
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Uso da mecânica dos jogos, estética e pensamento baseado em jogos para
Gamificação Uso da mecânica dos jogos, estética e pensamento baseado em jogos para engajar pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas 15 segundos (Kapp, 2012)
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Teoria da diversão (fun theory)
4 min
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5 portas 30 segundos
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Desafio Guilherme até aqui.
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Desafio 1 min
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1 min
41
Desafio 1 sec Solução
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Solução 30 segundos
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Múltiplas opções 30 segundos
44
Construção passo-a-passo
30 segundos
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Desafio Feedback Solução
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Métrica / Feedback Rápido
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Dicas para tomada de decisão
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Errar é humano ... E é bom saber !!!
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Notas Evolutivas
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Desafio Feedback Solução Recompensa
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Recompensa
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Motivar a realização de ações desejáveis
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Reconhecimento Desafio Feedback Solução Recompensa
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Reconhecimento
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Permite criar comunidades de prática
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Competição saudável
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Resumindo
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Matheus até aqui.
60
O que não é Gamificação Matheus até aqui.
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Aprender usando um jogo
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Medalhas, pontos e reconhecimento oferecidos sem planejamento instrucional adequado
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“Trivialização” da aprendizagem
10
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Perfeito para qualquer situação de aprendizagem
15 segundos
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Novidade Apesar do termo ter se tornado conhecido mais recentemente. A gamificação é utilizada a séculos. A diferença é a forma como estes elementos estão sendo utilizados de maneira muito mais coesa 15 segundos
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Propor uma aula gamificada baseada na Aula 4
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