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Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos

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Apresentação em tema: "Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos

2 Amigo secreto dos conceitos: Espaço e forma.

3 Questionamentos Suas aulas possibilitam seus alunos a capacidade de instigar a curiosidade? Quais ações você professor tem realizado para seu aprimoramento matemático na sua vida profissional?

4 História do Tangram (desafios)

5 Era uma vez uma cidade que todos os habitantes eram quadrados
Era uma vez uma cidade que todos os habitantes eram quadrados. Uma menina cansada de ser quadrada, resolveu dobrar-se e transformar-se em dois triângulos. Com dois triângulos ela conseguiu se transformar em muitas coisas diferentes. Vamos tentar adivinhar no que ela se transformou? Ela não parou por aí, dobrou-se e conseguiu formar em mais duas peças, um triângulo menor e um trapézio. Você é capaz de adivinhar no que ela poderia transformar-se?

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7 Ela brincou bastante com as quatro peças. Mas queria mais
Ela brincou bastante com as quatro peças. Mas queria mais. Então com o trapézio dobrando-se ao meio obteve mais peça que acabou imaginando que seria dois sapatinhos e com esses sapatinhos poderia correr o mundo para conhecer muitas coisas. De tanto andar acabou quebrando o bico do sapato. Agora já tinha mais uma peça. Outro triângulo e um quadrado. Continuo a andar somente com um único pé de sapato e acabou quebrando o salto do sapato. Com o salto do sapato quebrado ela possuía mais duas peças outro triângulo e um paralelogramo. Finalmente a garotinha se deu por satisfeita com as sete peças, porque com elas poderia se transformar no que desejasse.

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9 Questionamentos sobre o trangram
Os lados das figuras são retos? Separe as peças que possuem a mesma forma.

10 Quantos lados têm essa forma?
Qual o nome dessa forma? Qual o número de lados de cada figura? Formando figuras: triângulo Forme um triângulo grande com dois triângulos pequenos. Construa um triângulo maior usando: um quadrado e dois triângulos.

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12 Construa um triângulo com: dois triângulos pequenos e com um triângulo médio.

13 Composição e decomposição de figuras
Composição e decomposição de figuras. Dois triângulos pequenos equivalem a um triângulo grande? Que fração do triângulo maior cada triângulo menor representa? Observe as duas peças que sobraram sem ser os triângulos. Quantos lados têm essas formas?

14 Formando figuras: quadrado
Com duas peças. Com três peças. Com quatro peças. Construa um pentágono com quatro peças. Construa novamente um quadrado inicial.

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18 Criação de história com as figuras do tangram

19 Oficina 4º ano A Matemática e a arte Nas obras de arte, também é possível encontrar elementos matemáticos. Observe a pintura e encontre elementos matemáticos no quadro do pintor Kandinsky.

20 Tente encontrar muitos elementos matemáticos: Linhas retas e linhas curvas Linhas retas perpendiculares e paralelas; Figuras geométricas Círculos e semi círculos Ângulos Quadrados Triângulos Retângulos Linhas abertas e fechadas (...)

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22 A LINHA ASSANHADA - Carlos Jorge
1- Era uma linha assanhada. Era tudo e quase nada. 2- Era um retângulo, um quadrado, um círculo ou um triângulo.  3- Era torta, reta, curva, semi-reta. 4- Nada sabia de Geometria, mas geometrava como ninguém. 5- Um dia virou cubo, se atrapalhou e quase virou tubo. 6- Inventava e desenventava formas.

23 7- Outro dia foi montanha. Se desmanchou e virou céu
7- Outro dia foi montanha. Se desmanchou e virou céu. Se cansou e virou mar. Se aborreceu e virou sol. 8- Reta, curva, torta e quase certa. Certo dia, imitou homem. 9- Não gostou e virou bicho. Enrolou e se enroscou. 10- Se contorceu para endireitar. Se engasgou pra consertar e embaraçou. 11- Virou um tanto de coisas grandes, miúdas. Acertou e desacertou. 12- Rolou pra lá e pra cá. 13- Virou ponto e sossegou.

24 Oficinas Construção de poliedros com papel; Construção dos sólidos geométricos com massinha; Construção dos sólidos geométricos utilizando palitos; Construção dos sólidos geométricos com canudos.

25 Construção de poliedros com papel
Explorar a planificação dos poliedros, mostrando quais polígonos o compõem e quantas são suas faces. As duplas classificarão segundo os seus critérios, justificando as suas escolhas. Levantar boas ideias para utilização após a confecção dos poliedros. Qual registro o professor poderia propor aos seus alunos após a realização dessa atividade?

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27 Construção dos sólidos geométricos com massinha
Quais relações com os conteúdos matemáticos essas construções nos possibilita? Quantos sólidos conseguimos formar utilizando a massinha? Com estes sólidos podemos confeccionar um móbile. Qual seria sua utilidade para o ensino da Matemática? Quais questionamentos ou situações-problema o professor poderá levantar com essa atividade? Qual registro o professor poderia propor aos seus alunos após a realização dessa atividade?

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29 Construção dos sólidos geométricos utilizando palitos
Quais os desafios o professor deve propor durante a construção dos sólidos? Levantar boas ideias para utilização após a confecção dos poliedros. Qual registro o professor poderia propor aos seus alunos após a realização dessa atividade?

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31 Construção dos sólidos geométricos com canudos
Quais relações com os conteúdos de matemática essa construção nos possibilita? Assistir vídeo: Qual a figura geométrica mais presente na nossa vida? Justifique a resposta. Qual registro o professor poderia propor aos seus alunos após a realização dessa atividade?

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34 Em seu planejamento, escolha uma sugestão desenvolvida neste encontro e trabalhe como preferir com seus educandos e traga evidências para socialização.

35 Obrigada!


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