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Antropologia do turismo Visão geral ANCX5. Minha objeção aos antropólogos é a mesma que aos missionários. Por que esse tipo de gente perde seu tempo convertendo.

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1 Antropologia do turismo Visão geral ANCX5

2 Minha objeção aos antropólogos é a mesma que aos missionários. Por que esse tipo de gente perde seu tempo convertendo pagãos e estudando os hábitos dos “nativos”, sendo que podem encontrar, em suas próprias ruas, homens e mulheres cujas crenças e comportamentos são, no mínimo, tão alheios quanto os dos M’pongos e, no que nos diz respeito, tão terrível e perigosamente mais significativos? A antropologia, assim como a caridade, deveria começar pela própria casa. Aldous Huxley (1894-1963)

3 Antropologia do turismo Década de 1960: Início dos estudos antropológicos sobre o turismo: – Theron Nuñez. Tourism, Tradition, and Acculturation: Weekendismo in a Mexican Village, 1963. – 1974: Primeiro simpósio sobre antropologia do turismo, no encontro anual da Associação Antropológica Americana

4 Para a economia, porém, o turismo já é objeto de estudo há muito tempo. Impactos econômicos: – Aumento da renda – Estímulo a investimentos – Redistribuição de renda – Geração de empregos – Etc.

5 Turismo – fenômeno complexo Turismo GeografiaEconomiaDireito Antropologia

6 Turismo enquanto fenômeno social: – deslocamentos de pessoas para locais nos quais não residem – necessidade da sociedade moderna; procurado nos intervalos do trabalho

7 Antropologia do turismo Turismo: – propicia o contato entre diferentes culturas, e, portanto, com a alteridade – a vivência, por um tempo determinado, da diferença

8 Antropologia do turismo Consequências do turismo: – Oração da Igreja Ortodoxa grega (1970): Senhor Jesus Cristo. Filho de Deus, tende piedade de das cidades, das ilhas e dos povoados desta Pátria Ortodoxa, assim como dos santos monastérios que vêm sendo assolados pela onda turística mundial. Concede- nos a graça de uma solução para este dramático problema e protege aos nossos irmãos submetidos a uma dura prova pelo espírito modernista destes invasores ocidentais contemporâneos

9 Antropologia do turismo Resistências – Trade turístico: Não apóia os estudos do turismo provenientes das ciências humanas devido ao seu caráter crítico Geografia, sociologia, antropologia mostram a forma irresponsável como alguns empresários, orientados apenas pela lucratividade, vêm tratando o meio ambiente e a cultura

10 Antropologia do turismo Resistências – Antropologia: Alguns pesquisadores não consideram o turismo um objeto de estudo digno, devido ao seu caráter de produto comercial, industrializado, massificante, etc., Os antropólogos, quando em trabalho de campo (observação participante), não querem ser confundidos com meros turistas

11 Antropologia do turismo Interesse do turismo para a antropologia: – Vivemos num mundo marcado pelo turismo, fato que não pode ser ignorado – O turista é uma espécie de nômade, portador de cultura e que a faz circular – O turismo é produtor de novas formas culturais. Estudar o turismo é uma boa maneira de enteder a criação de cultura.

12 Antropologia do turismo Contribuições da antropologia para o turismo: 1)De tipo metodológico: a natureza comparativa da antropologia permite melhor compreensão das diferenças e semelhanças entre culturas 2) De tipo teórico-conceitural: o conhecimento gerado pela antropologia, a partir de sua base relativizadora, pode ser utilizado pelo turismo no sentido de:

13 Antropologia cultural - procurar o desenvolvimento de contatos culturais enriquecedores -diminuição do etnocentrismo e racismo; -conscientização da diversidade cultural como traço positivo da humanidade -respeito às identidades culturais

14 Antropologia do turismo – Outras contribuições práticas Criação de produtos Atenuação dos efeitos não desejados dos deslocamentos turísticos Recuperação de destinações turísticas Avaliação de recursos patrimoniais suscetíveis de uso turístico

15 Interesses e estudos antropológicos do turismo Descrição - análise Da comunidade; Destinos; Grupos envolvidos; Encontros; Consumo; Imagem; Cultura e variações culturais Aplicação - Planejamento Planos de desenvolvimento; Solução de conflitos; Planos de formação; Identificação de recursos; Construção de produtos; Revitalização de destinos; Dilemas éticos?

16 Algumas definições antropológicas do turismo AutorAspectos enfatizadosDefinição Núñez, 1963 Processo de aculturação- Os efeitos do turismo sobre a cultura local anfitriã são definidos como um processo de aculturação Dumazdier, 1967 Moderna atividade de lazer -O turista é uma pessoa com tempo de lazer e que viaja - o lazer é uma atividade livre de obrigações MacCannel l, 1976 Procura da autenticidade- O turismo é uma resposta humana à rotina de costumes e à superficialidade Graburn, 1977 e 1992 Variedade moderna da peregrinação tradicional - O turismo é uma viagem sagrada que quebra o cotidiano, um tempo extraordinário que permite ver como vivem os outros e carregar novas energias para o regresso ao tempo cotidiano Nash, 1992Formas de colonialismo e imperialismo - O turismo cria dependências entre a metrópole geradora e a periferia receptora de turismo; o turismo expressa formas imperialistas de dominação e subdesenvolvimento cultural

17 Antropologia cultural Formas como a antropologia tem pensado o turismo: – Turismo como intercâmbio sociocultural – Turismo como experiência ritual moderna – Turismo como prática de consumo diferencial – Turismo como instrumento de poder político- ideológico

18 Turismo como válvula de escape criada pelo sistema Jafari: “[...] O sistema, ao mesmo tempo em que se encarrega de suas pessoas (os trabalhadores), passa por cima delas – elas trabalham para o sistema. Na medida em que age, absorve física e mentalmente seus trabalhadores. Estes, quando estão esgotados, não apresentam um rendimento efetivo. Por isso, o sistema deve integrar subsistemas recreativos (satélites), a fim de sanar as ‘extenuações’ ou os ‘vazios’ que se acumulam ao longo da corrente principal cotidiana [...]. Na conclusão desse processamento, os trabalhadores [...] estão preparados para voltar a desempenhar suas incumbências dentro do sistema principal.”

19 Antropologia do turismo Temas: – Impacto na cultura local ocasionado por turistas portadores de culturas diferentes – Mudanças nas relações de gênero nas famílias tradicionais a partir do contato com turistas – Mudanças de hábitos por aculturação – Geração de novas necessidades – A questão da diferença de classes entre turista e prestador de serviço

20 Impactos da atividade turística Primários (visíveis): modificações do ambiente físico-espacial (construção, crescimento da população e comércio, etc) Secundários (caráter lento): modificações nos comportamentos de grupo, nas percepções dos outros e dos lugares cotidianos, nos valores e em outros padrões culturais.

21 Sistema turístico Participantes diretosParticipantes indiretos Sociedades de origemAgentes de viagem; turistas potenciais; força de trabalho Grupos de população próximos ao turista (família, amigos, vizinhos, etc.); ONGs conservacionistas e vinculadas ao desenvolvimento, etc. DestinoPolítico, gestores e administradores; turistas; força de trabalho estrangeira; força de trabalho loal; população residente na área de destino População residente próxima da área de destino; Políticos, gestores, administradores; comerciantes (fornecedores de produtos para o destino); ONGs

22 Assimetrias da relação turistas- comunidades receptoras Encontros: - Temparalidade limitada (transitoriedade); desconhecimento – anonimato; poder econômino; disparidade lazer-trabalho; superioridade sociocultural Sociedades de origem Sociedades de destino

23 Etapas da transformação indivíduo-turista e relação com ritos de passagem 1) processo de decisão 2) preparação da viagem 3) desenrolar da viagem (experiência da viagem) 4) processo de mudança 5) retorno à sociedade de origem Ritos de passagem ou transição: Fases: -de separação (1,2,3) -limiar (4) -Agregação (5)

24 Perspectivas em relação ao turismo 1)Conceituação otimista ou plataforma de defesa 2)Conceituação pessimista ou plataforma de advertência 3)Plataforma de adaptação 4)Plataforma de conhecimento 5)Plataforma prospectiva

25 Perspectivas em relação ao turismo Otimista / Plataforma de defesa O turismo é um mercado em expansão que gera riqueza, trabalho e renda. O turismo é sempre positivo e a sua defesa é realizada por planejadores, economistas e profissionais de marketing. O turismo é interpretado como oportunidade para o desenvolvimento. Ênfase: Estudos de impacto

26 Perspectivas em relação ao turismo Pessimista / Plataforma de advertência Assume postura crítica face aos problemas sociais e culturais resultantes do turismo: prostituição, dependência econômica, degradação ambiental, assimilação cultural, perda de privacidade, etc. Abordagem que foi muito forte na antropologia dos anos 1970 e 1980 Ênfase: Estudos de impacto

27 Perspectivas em relação ao turismo Plataforma de adaptação Dado o turismo ser um fenômeno inegável, é necessário se adaptar a ele da melhor forma. Essa perspectiva procura formas alternativas de desenvolvimento turístico baseadas na participação local e na adaptação ao ambiente. Desenvolvimento sustentável. Ênfase: Formas de desenvolvimento

28 Perspectivas em relação ao turismo Plataforma do conhecimento O turismo não é em si nem bom nem mau. É necessário desenvolver uma visão holística para melhor entender o turismo e os problemas/efeitos socioculturais associados. Deve-se conhecer as estruturas e as normas locais, juntamente com o papel do sistema turístico gerador. Perspectiva multidisciplinar. Ênfase: Estudos sistemáticos e detalhados

29 Perspectivas em relação ao turismo Plataforma prospectiva Destaque para a previsão e busca de mecanismos de adaptação (minimização de efeitos negativos, adaptação de produtos e imagem) Ênfase: Estudos sistemáticos partindo dos interessados. Aplicabilidade

30 Definição das culturas e variações culturais no sistema turístico Culturas de origem: culturas das múltiplas sociedades geradoras de turistas e trabalhadores estrangeiros Culturas de destino: culturas das sociedades de destino sem sua transformação em objeto passível de promoção Cultura do turista: o indíviduo abandona a corrente cotidiana e une-se temporariamente a um novo grupo (turistas) mais ou menos homogeneizado e carregado de expectativas e estereótipos. Cultura de contato/cultura de encontro: constitui um cruzamento cultural único resultante das formas adaptadas das culturas de residentes e visitantes

31 Referências Esta apresentação, com circulação interna e para fins exclusivamente didáticos, foi elaborada a partir de seleção de citações das seguintes fontes, a quem cabem todos os créditos pelas informações aqui veiculadas: http://www.cafeportugal.net/resources/3/files/PSEdita2.pd fhttp://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html http://www.cafeportugal.net/resources/3/files/PSEdita2.pd fhttp://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html Banducci Jr., Álvaro; Barretto, Margarita. (orgs.). Turismo e identidade local. Uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. Santana, Augustín. Antropologia do turismo. Analogias, encontros e relações. São Paulo: Aleph, 2009.


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