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EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?

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Apresentação em tema: "EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?"— Transcrição da apresentação:

1 EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?

2 QUAL CAMINHO ESCOLHIDO PELO PROJETO EDUQ? Abordagem da EA – abordagem socioambiental ( N. Minini-Medina, E. Left, E. Gaudiano, M. Novo ) Orientada para a compreensão de problemas Ensino partindo de situações concretas do entorno, mais próximo para questões mais globais Orienta a aprendizagem no sentido da procura de qualidade de vida e da participação social

3 Abordagem da EA – abordagem socioambiental ( N. Minini-Medina, E. Left, E. Gaudiano, M. Novo ) QUAL CAMINHO ESCOLHIDO PELO PROJETO EDUQ? Assinala o papel fundamental da interdisciplina- ridade Preconiza o enfoque por situações- problemas, núcleos de estudo, atividades de pesquisa educativa, Ênfase na avaliação de processos. Habilidade na tomada de decisões, deliberações e discussões.

4 QUAL O CAMINHO METODOLÓGICO DO PROJETO EDUQ?

5 O CAMINHO METODOLÓGICO INICIA COM...

6 A CONSTRUÇÃO DO D.R.S. NA COMUNIDADE Diagnóstico/Análise da realidade Qual é o contexto socioambiental da comunidade? Quais as potencialidades e os problemas socioambientais da comunidade? O que é relevante para a comunidade? Os problemas ou as potencialidades? Qual potencialidade ou problema iremos estudar?

7 O que sei sobre? ATUANDO NA COMUNIDADE

8 O QUE É UM PROBLEMA AMBIENTAL? É uma ação, atitude ou estado negativo existente que se deseja superar. Naná Mininni Medina e Elizabeth Santos

9 O QUE SÃO POTENCIALIDADES? Necessariamente não é a ausência de problema, mas um estado positivo existente e que se deseja manter, uma disposição real, suscetível de se realizar. Naná Mininni Medina e Elizabeth Santos

10 Destruição da mata ciliar Tráfico de animais silvestres Perda da fauna e da flora Extinção de animais Caça predatória Poluição dos rios Consumo inadequado da água Contaminação da água Seca dos rios Doenças provocadas pela água contaminada Turismo (Ecoturismo) Cobertura florísticas Floricultura Plantas medicinais Biodiversidade na alimentação Mananciais em abundância(recursos hídricos ) Pesca BIODIVERSIDADE ÁGUA POTENCIALIDADES Não é necessariamente a ausência de problemas TEMAS PROBLEMAS AMBIENTAIS

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12 Q.R.A – PASSO A PASSO NA ESCOLA 1.Mobilização da Comunidade para o Encontro 2.Levantamento de Problemáticas e Potencialidades ambientais 3.Escolha da Problemática e da Potencialidade ambiental que será focada no Projeto. 4.Construção do Quadro Regulador da aprendizagem.

13 QUESTÕES ORIENTADORAS COM A COMUNIDADE 1.Qual é o contexto socioambiental da comunidade? 2.Como esse contexto dialoga com as situações globais? 3.Quais são as potencialidades e os problemas socioambientais da comunidade? 4.O que é relevante para a comunidade: os problemas ou as potencialidades?

14 A CONSTRUÇÃO DO Q.R.A NA COMUNIDADE, NA ESCOLA... Diagnóstico da aprendizagem/ Levantamento do Conhecimento Prévio Compreensão da realidade diagnosticada / Construção de novos conhecimentos. Intervenções e Procedimentos. O que sabemos sobre a problemática ou a potencialidade diagnosticada na comunidade? O que precisamos saber no contexto da comunidade? E no contexto da escola? Como aprender o que precisamos saber?

15 PROBLEMÁTICAS POTENCIALIDADES  Prática da Monocultura  Uso de Agrotóxicos  Desmatamento  Queimadas  Caça Predatória  Desperdício de frutas  Fertilidade do Solo  Grande Produção de banana  Agricultura Orgânica / Familiar COMUNIDADE DE ANDORINHAS

16 O QUE SABEMOS SOBRE A PROBLEMÁTICA OU A POTENCIALIDADE DIAGNOSTICADA? ANÁLISE DA REALIDADE O QUE PRECISAMOS SABER E POR QUÊ? COMPREENSÃO DA REALIDADE DIAGNOSTICADA COMO E COM QUEM APRENDER O QUE PRECISAMOS SABER? INTERVENÇÕES METODOLOGIA DO PROJETO  Agricultura para a sobrevivência.  A comunidade conhece o manuseio do solo.  O solo é fértil e o clima é propício para o cultivo de hortaliças, banana e aipim etc.  Água abundante e gratuita.  A forma de cultivo da terra é adequada para o plantio de alimentos orgânicos.  O que são alimentos orgânicos e qual o valor nutritivo deles.  Como construir uma horta orgânica?  Solicitar à Sec. de Agricultura um técnico agrícola ou agrônomo, para explicar sobre o cultivo adequado de plantio de alimentos orgânicos. Pesquisar em livro, revistas e sites especializados em alimentos orgânicos.  Palestras e seminários para a comunidade e estudantes sobre a qualidade e valor nutricional de alimentos orgânicos.  Construir uma Horta na escola em parceria com a Comunidade. QUADRO REGULADOR DA APRENDIZAGEM – EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AGRICULTURA ORGANICA / FAMILIAR

17 Vamos levantar as Problemáticas e Potencialidades da nossa Comunidade?

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19 HORA DA PLENÁRIA MAÕS À OBRA... BOM TRABALHO!

20 DESPERTAR...AVALIAR, RETOMAR, REFAZER...


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