A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)"— Transcrição da apresentação:

1 Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Aulas 10 e O modo de produção Capitalista Fases do capitalismo Financeiro (monopolista) Mercantil (comercial) Industrial

2 O Capitalismo Comercial
ECONOMIA Pacto colonial Expansão marítima e comercial (rotas marítimas) Monopólio comercial (metrópole e colônia) Colonialismo (colônia de exploração e de povoamento) Protecionismo (balança comercial favorável) Metalismo (acumulação primitiva de capital)

3 Capitalismo Industrial
1° Revolução Industrial Acúmulo de capital Inglaterra Centralização política (séc. XVIII) Ferro e carvão mineral

4 Economia Política Inglesa
Liberalismo Econômico É uma teoria que criticava o pensamento e práticas mercantilista. Apresenta como ideia central a liberdade individual, que principalmente se realiza em duas esferas: a econômica e a política. Define o homem como indivíduo que busca a satisfação de suas necessidades. Ao promover o interesse individual, o indivíduo acaba por ajudar o interesse coletivo, ao bem geral. As desigualdades sociais constituem um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento.

5 No âmbito político a teoria liberal debatia sobre a ação do Estado frente as liberdades individuais, refletindo sobre a legitimidade do poder do Estado. No âmbito econômico essa teoria criticava a intervenção do Estado na economia. Estado Mínimo – situação na qual caberia ao Estado apenas funções administrativas, a manutenção da ordem e da segurança interna e externa da sociedade e a defesa do direito de propriedade. Mercado – mecanismo auto-regulador. * Lei da oferta e da procura (“mão invisível”). * Defendia a concorrência e iniciativa privada. * “laissez-faire, laissez-passer”.

6 O principal teórico do liberalismo econômico e pai da ciência econômica foi Adam Smith. O economista escocês expõe em seu livro “A Riqueza das Nações” (1776) as principais idéias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim, através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor. Outros importantes teóricos desse período são David Ricardo, John Stuart Mill, Thomas Malthus, entre outros. Adam Smith David Ricardo John S. Mill Thomas Malthus


Carregar ppt "Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google