A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira nogueira.natania@gmail.com

2 O MUNDO PÓS-GUERRA Em 1944 líderes de 44 países reuniram-se na Conferência de Bretton Woods para decidir o futuro do planeta, entre eles o Brasil. Um dos objetivos da reunião era a reconstrução do capitalismo, estabelecendo regras financeiras e comerciais e evitando crises como as registradas após a Primeira Guerra. Durante o encontro foram criadas instituições voltadas para tentar alcançar essa estabilidade: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird ou Banco Mundial). Mas sua criação oficial ocorreria apenas em 27 de dezembro de 1945, quando foi assinada em Bretton Woods a ata de fundação do FMI e do Bird. O início do seu funcionamento, entretanto, só aconteceria dois anos depois.

3 Conferência de Bretton Woods Fonte: http://zip.net/bdtnc3

4 A Conferência de Yalta, também chamada de Conferência da Criméia, ocorreu entre 4 e 11 de fevereiro de 1945, reuniu os líderes dos EUA, URSS e Inglaterra e antecipou a partilha no final da Guerra. Dentre os temas discutidos estavam: a ocupação da Alemanha e da Áustria; as indenizações a serem pagas aos vencedores; a criação da ONU. Nesta reunião predominou um clima de otimismo e cordialidade. Dela a URSS saiu fortalecida militarmente e politicamente.

5 Winston Churchill (Inglaterra), Franklin D. Roosevelt (EUA) e Josef Stalin Fonte: http://zip.net/bxtnDchttp://zip.net/bxtnDc

6 Meses depois, em maio, houve uma segunda reunião, a Conferência de Postdam, agora sem a presença de Roosevelt, que faleceu em abril e, sendo substituído por Harry Truman, e de Churchill, que perdeu as eleições parlamentares, e foi substituído por, Clement Attlee, durante a conferência. Ao contrário do encontro anterior, a Conferência de Postdam foi marcada pela tensão. Os EUA já haviam feito testes com a bomba atômica, o que lhe dava supremacia militar e deixava Stalin desconfortável. Vários pontos da Conferência de Yalta foram revistos. O único consenso era que a Alemanha deveria ser ocupada e desmilitarizada.

7 Divisão da cidade de Berlim entre os vencedores.

8 A URSS pretendia manter o Leste europeu sob seu controle para garantir sua própria segurança pois os governantes daquelas nações estavam alinhados a Moscou. EUA e Inglaterra não estavam confortáveis com a situação, mas cederam. Stalin, por sua vez, prometeu assegurar eleições livres, o que nunca de fato ocorreu. Foram aceitas novas fronteiras de áreas anexadas pela URSS e nela também se iniciou a disputa por áreas de influência pelas duas superpotências que se afirmavam naquele momento: URSS e EUA.

9 Conferência de Potsdam 1945 Attlee, Harry Truman e Stalin. Fonte: http://zip.net/bwtmdGhttp://zip.net/bwtmdG

10 A CRIAÇÃO DA ONU A criação da Organização das Nações Unidas, que deveria substituir a fracassada Liga das Nações, foi decidida durante a Conferência de Yalta. Durante a Conferência de São Francisco, em abril de 1945, foi redigida a CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS que criava a ONU. Em julho a Carta foi assinada por representantes de 50 países, dentre eles o Brasil, e em 24 de outubro passou a entrar em vigor.

11 O chefe da delegação soviética Andrei Gromiko assina a Carta da ONU na Conferência Internacional de São Francisco, em 26 de Junho de 1945. Fonte: http://zip.net/bltl7Chttp://zip.net/bltl7C

12 São objetivos das Nações Unidas: 1.Manter a paz e a segurança internacionais; 2.Desenvolver relações amistosas entre as nações; 3.Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais; 4.Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

13 A Sede da Organização das Nações Unidas está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Foi construída entre 1949 e 1952, com projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e está localizada no setor leste de Manhattan.

14 Atualmente a ONU conta com mais 190 países membros. O Conselho de Segurança possuí 5 membros permanentes (EUA, Rússia, Inglaterra, França e China), com direito a veto e mais 10 membros eleitos a cada 2 anos, sem direito a veto. A Assembleia Geral reúne-se anualmente e são tomadas decisões a partir do votos dos representantes de países membros (dois terços a favor). Um dos pilares das ações da ONU é a defesa dos direitos humanos, ratificados pela DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS HOMENS, um manifesto contra a opressão e a tirania publicado em 10 de dezembro de 1948.

15

16 O início da Guerra Fria Foi Winston Churchill, ex-premier britânico, em um discurso feito em 1946, nos EUA, que usou pela primeira vez a expressão “cortina de ferro”, ou seja, a fronteira ideológica que separava a Europa Ocidental da Europa Oriental. Durante seu discurso, que ficou conhecido como Discurso de Fulton, ele acusava a URSS de “satelitizar” países do Leste Europeu para aumentar sua área de influência. A situação se torna mais tensa em 1947, quando Harry Truman lançou a doutrina que pregava o “mundo livre” sob comando dos EUA.

17

18 A Doutrina Truman defendia a intervenção norte- americana como forma de garantir a liberdades dos povos em diferentes partes do mundo, ou seja, quaisquer nações que se sentissem ameaçadas pela URSS. De seu lado, a URSS colocava-se como defensoras dos oprimidos e propunha a superação do capitalismo e a ascensão do proletariado ao poder. Como forma de fortalecer os países capitalistas os Estados Unidos colocaram em prática um plano de ação para recuperação de países europeus arrasados economicamente após a guerra.

19 A Europa da Guerra Fria nos anos de 1950

20 O Plano Marshall e a reação soviética Foi criado pelo secretário de Estado dos EUA George Marshall e baseava-se na Doutrina Truman. O plano previa a injeção de bilhões de dólares na economia europeia para reconstrução e a liberação de crédito também para países do Leste Europeu que estavam sob influencia da URSS. A URSS reagiu reunindo os 9 partidos comunistas do Leste europeu, além dos da Itália e França no KOMIMFORM, órgão de informação criado em 1947 que tinha por objetivo promover a coordenação dos partidos comunistas. Seu idealizador, o secretário-geral do Partido Comunista, A. Jadanov afirmava que o mundo estava dividido em duas frentes: a imperialista, liderada pelos EUA e a anti- imperialista e democrática, liderada pela URSS.

21

22 O plano Colombo O Plano Colombo nasceu a partir de uma conferência corrida no Commonwealth, em janeiro de 1950, em Colombo, Sri Lanka, com objetivo de para estimular o desenvolvimento dos países do sul e sudeste da Ásia no pós-guerra. Em 1951, um grupo de sete países criaram oficialmente o Plano Colombo. O Plano Colombo recebeu um grande estímulo financeiro por parte dos Estados Unidos, que aderiu ao grupo logo no início, fazendo dele um equivalente asiático ao Plano Marshall. Esse plano de ajuda econômica, possibilitou a criação de um mercado consumidor de produtos e capitais estadunidenses e a contenção do expansionismo soviético, enquanto garantia a expansão econômica e consolidação do mundo capitalista.

23 Selo comemorativo, impresso na Austrália pelos 10 anos do Plano Colombo.


Carregar ppt "A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google