A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva

2 Ética e economia Economia, ligada à Ética, apareceu Economia, ligada à Ética, apareceu no campo das decisões humanas no mínimo desde a antiguidade, com filósofos como Sócrates, no campo das decisões humanas no mínimo desde a antiguidade, com filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Platão e Aristóteles.

3 Finalidade das coisas Observar as coisas como elas são na realidade é um fato. Outro, muito dife­rente, é como as coisas deveriam ser. Observar as coisas como elas são na realidade é um fato. Outro, muito dife­rente, é como as coisas deveriam ser. afinalidade das coisas, isto é, a função para a qual foram feitas. A finalidade depende do fabricante, inventor ou criador daquilo que está sendo avaliado ou julgado. afinalidade das coisas, isto é, a função para a qual foram feitas. A finalidade depende do fabricante, inventor ou criador daquilo que está sendo avaliado ou julgado. É por esse motivo que se afirma que algo é bom, se cumprir sua finalidade, e ruim ou mau em caso contrário. É por esse motivo que se afirma que algo é bom, se cumprir sua finalidade, e ruim ou mau em caso contrário.

4 Uma coisa é boa quando cumpre o seu fim Resta analisar a relação entre finalidade e ética ou moral. Ninguém afirma que um relógio é ético por marcar corretamente as horas. Um carro também não é ético por alcançar a velocidade que consta do manual do proprietário. Resta analisar a relação entre finalidade e ética ou moral. Ninguém afirma que um relógio é ético por marcar corretamente as horas. Um carro também não é ético por alcançar a velocidade que consta do manual do proprietário.

5 Finalidade do homem e liberdade Sem liberdade não pode haver responsabilidade moral. Não se pode louvar nem culpar ninguém que não atue com liberdade. Sem liberdade não pode haver responsabilidade moral. Não se pode louvar nem culpar ninguém que não atue com liberdade. Então quem define a moralidade das ações humanas? Então quem define a moralidade das ações humanas? Qual o critério a ser seguido para definir se determinado comportamento é ou não ético? Qual o critério a ser seguido para definir se determinado comportamento é ou não ético?

6 Finalidade do homem e liberdade A diferença consiste em que, embora tanto as pessoas como as coisas coincidam em ter uma finalidade, só as pessoas podem dirigir-se livre e voluntariamente para ela. A diferença consiste em que, embora tanto as pessoas como as coisas coincidam em ter uma finalidade, só as pessoas podem dirigir-se livre e voluntariamente para ela.

7 Finalidade do homem e liberdade Qual é então o fim do homem? Qual é então o fim do homem? Quem é que dá essa finalidade ao homem? Quem é que dá essa finalidade ao homem? Novamente a chave do segredo, tal como no caso do relógio, é saber quem criou o homem e imprimiu em sua vida uma finalidade. Novamente a chave do segredo, tal como no caso do relógio, é saber quem criou o homem e imprimiu em sua vida uma finalidade. O homem, como criatura, tem uma finalidade e recebe uma moral que pode ou não seguir, porque, diferentemente das plantas e dos animais irracionais, é livre; essas normas morais - ética - são a chave de sua felicidade, porque estão intimamente ligadas à sua finalidade. O homem, como criatura, tem uma finalidade e recebe uma moral que pode ou não seguir, porque, diferentemente das plantas e dos animais irracionais, é livre; essas normas morais - ética - são a chave de sua felicidade, porque estão intimamente ligadas à sua finalidade.

8 o que é economia? Economia é o estudo das atividades que, com ou sem dinheiro, envolvam operações de troca entre as pessoas. Economia é o estudo das atividades que, com ou sem dinheiro, envolvam operações de troca entre as pessoas. Economia é o estudo de como os homens selecionam a utilização de recursos produtivos escassos ou limitados para produzir várias mercado­rias e distribuí-Ias aos diversos membros da sociedade, para consumo. Economia é o estudo de como os homens selecionam a utilização de recursos produtivos escassos ou limitados para produzir várias mercado­rias e distribuí-Ias aos diversos membros da sociedade, para consumo. Economia é o estudo de como a humanidade realiza a tarefa de organizar suas atividades de consumo e produção. Economia é o estudo de como a humanidade realiza a tarefa de organizar suas atividades de consumo e produção. Economia é o estudo da riqueza. Economia é o estudo da riqueza.

9 o que é economia? Para Robbins: "Economia é a ciência que estuda o comportamento humano como um rela­ cionamento entre fins e meios escassos que têm usos alternativos.'‘ Para Robbins: "Economia é a ciência que estuda o comportamento humano como um rela­ cionamento entre fins e meios escassos que têm usos alternativos.'‘ Para Arruda, Whitaker e Ramos "Economia é a ciência social que estuda o comportamento humano (individual e social) como adequação do uso dos meios limitados de que o homem dispõe para a realização de fins diversos em função da sua natureza, que pressupõe a liberdade." Para Arruda, Whitaker e Ramos "Economia é a ciência social que estuda o comportamento humano (individual e social) como adequação do uso dos meios limitados de que o homem dispõe para a realização de fins diversos em função da sua natureza, que pressupõe a liberdade."

10 Relação entre ética e economia Assim, como os fins econômicos a que uma pessoa se propõe não são to­talmente independentes da ética, a economia como ciência também não pode desentender-se dos aspectos éticos. Assim, como os fins econômicos a que uma pessoa se propõe não são to­talmente independentes da ética, a economia como ciência também não pode desentender-se dos aspectos éticos. A economia, como qualquer atividade humana, está subordinada à ética. A economia, como qualquer atividade humana, está subordinada à ética.

11 Relação entre ética e economia Exemplo: Imagine-se um problema de desemprego em determinado país. Muitas soluções podem ser pensadas como possíveis e viáveis, tais como diminuir os impostos das empresas que criem empregos, ou isentar fiscalmente áreas do... Exemplo: Imagine-se um problema de desemprego em determinado país. Muitas soluções podem ser pensadas como possíveis e viáveis, tais como diminuir os impostos das empresas que criem empregos, ou isentar fiscalmente áreas do...... não se justifica eticamente forçar de­ terminadas famílias a migrarem para determinada área onde estão necessitando de empregados.... não se justifica eticamente forçar de­ terminadas famílias a migrarem para determinada área onde estão necessitando de empregados.

12 Referências ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.


Carregar ppt "Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google