A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Levantamento Epidemiológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Levantamento Epidemiológico"— Transcrição da apresentação:

1 Levantamento Epidemiológico
A epidemiologia e o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde Pereira, M.; 1995

2 Levantamento Epidemiológico
Premissas básicas da epidemiologia: Os agravos à saúde não ocorrem por acaso; A distribuição desigual dos agravos é produto da ação de fatores causais e moduladores que se distribuem irregularmente na população; O conhecimento dos fatores determinantes das doenças permite a aplicação de medidas preventivas e curativas específicas.

3 Levantamento Epidemiológico
De acordo com Pereira A.C. (1995) existem métodos de investigação epidemiológica que abrangem um certo número de estratégias adaptadas para aplicação a situações próprias do estudo da saúde da população, que também são utilizadas, de maneira mais ampla, na metodologia científica que rege todas as ciências.

4 Levantamento Epidemiológico
TIPO OPERATIVO POSIÇÃO DO INVESTIGADOR REFERÊNCIA TEMPORAL TIPOS DE ESTUDO Agregado Baseado no indivíduo Observacional Intervenção Transversal Longitudinal Ecológicos Séries temporais Ensaios comunitários levantamentos Coorte Caso-controle Ensaios clínicos

5 Levantamento Epidemiológico
O levantamento epidemiológico é um instrumento metodológico utilizado para medir a extensão de um problema ou agravo à saúde que acomete um agrupamento de pessoas Pereira, A.C.; 2003

6 Levantamento Epidemiológico
Objetivos do levantamento em saúde bucal: Conhecer a magnitude e distribuição dos problemas em saúde bucal da população estudada. Identificar as necessidades de tratamento existentes.

7 Levantamento Epidemiológico
Objetivos do levantamento em saúde bucal: Subsidiar o planejamento das ações de promoção, proteção e recuperação a ser implementadas pelos serviços de saúde bucal. Formar um banco de dados para posteriores avaliações das ações de saúde bucal implementadas.

8 Levantamento Epidemiológico
Os levantamentos em saúde bucal são estudos do tipo transversal, cujo objetivo e coletar informações referentes a um determinado problema em uma população, podendo ainda abordar aspectos referentes a fatores de risco, uso de serviços, consumo de medicamentos, conhecimentos, atitudes e praticas relacionadas a saúde, além de dados demográficos e de outra natureza Pereira, A.C.; 2003

9 Levantamento Epidemiológico
ESTUDO TRANSVERSAL A relação exposição-doença é examinada em uma dada população, em um momento particular; Gera informações sobre a PREVALÊNCIA das doenças/agravos.

10 Levantamento Epidemiológico
ESTUDO TRANSVERSAL VANTAGENS DESVANTAGENS Simplicidade e baixo custo; Rapidez; Facilidade para obter amostra representativa; Alto potencial descritivo; Único tipo de estudo possível em numeras ocasiões. Condições de baixa prevalência exigem amostra de grande tamanho; Possibilidade de erros de classificação; Os pacientes curados ou falecidos não aparecem na estatística da doença; Dados da exposição atual podem não representar a exposição passada;

11 Levantamento Epidemiológico
A arte de realizar um levantamento adequado para a realidade de cada região ou país está na correta compatibilização entre as aspirações dos pesquisadores, que em geral gostariam de conhecer com detalhes a situação de saúde da comunidade sob seus cuidados, e o volume de recursos físicos, humanos e financeiros movimentados pela coordenação de saúde bucal. Pinto, 2000

12 Levantamento Epidemiológico
Só se deve colher as informações que realmente serão posteriormente utilizadas Pinto, 2000

13 Levantamento Epidemiológico
É fundamental que a prática de pesquisas epidemiológicas seja algo regular na programação das instituições de saúde e não se constitua em atividades sazonais em que seus resultados redundem na mera publicação do relatório final. Roncalli, 2004.

14 Levantamento Epidemiológico
Etapas de um levantamento epidemiológico segundo Pinto (2000): Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo. Seleção da amostra. Calibração dos examinadores. Preparação operacional do estudo. Condução dos exames e interpretação dos resultados.

15 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo: É a fase de planejamento do levantamento onde através de uma construção coletiva devemos elaborar o projeto de trabalho a ser apresentado às autoridades competentes.

16 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo: Definir os objetivos do estudo. Identificar os problemas de saúde bucal que serão investigados. Delimitar a abrangência e profundidade do estudo. Grupos populacionais que serão examinados. Recursos necessários para o levantamento com estimativa de custos. Instituições envolvidas no projeto. Cronograma de atividades. Enviar o projeto para apreciação por um Comitê de Ética em Pesquisa

17 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Definição os objetivos do estudo: Prevalência, Incidência e distribuição das doenças bucais. Identificar as necessidades de tratamento da população. Avaliação de programas de saúde bucal. Informações qualitativas sobre o acesso e a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população. Informações sobre o conhecimento que a população tem a respeito das doenças bucais Informações sobre os métodos de higiene oral utilizados pela população. Identificação de fatores de risco às doenças bucais.

18 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Problemas de saúde bucal: Cárie dental. Problemas gengivais. Maloclusão. Fluorose. Uso e necessidade de prótese. Alterações de tecido mole. Câncer bucal. Placa bacteriana. Traumatismo dental.

19 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Abrangência do estudo: Território geográfico: Município (zona urbana e/ou rural), bairros, área da unidade de saúde, escola, creche ou pré-escola. Local de exame: espaços coletivos, domicílios ( setores censitários / quadras, junto ao IBGE).

20 MUNICÍPIO Unidade Amostral Primária
BRASIL População de Referência MACRORREGIÃO Primeira Estratificação SETOR CENSITÁRIO RURAL Unidade Amostral Secundária SETOR CENSITÁRIO URBANO Unidade Amostral Secundária MUNICÍPIO Unidade Amostral Primária QUADRA URBANA Unidade Amostral Terciária VILA RURAL Unidade Amostral Terciária DOMICÍLIO URBANO Local do Exame DOMICÍLIO RURAL Local do Exame

21 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Profundidade do estudo: Variáveis: gênero, raça, idade, condição social / econômica / educacional, exposição a fluoretos, exposição a fatores de risco, exposição a fatores de proteção.

22 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Grupos populacionais: 18 a 36 meses – análise da situação de saúde bucal dos bebês. 5 anos – análise da dentição decídua, início da escola primária. 12 anos – Idade de comparação internacional, adolescentes jovens no ensino fundamental, dentição permanente completa (exceto 3º molar).

23 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Grupos populacionais: 15 a 19 anos – dados da adolescência referentes a incidência da carie dental e perda precoce de unidades dentais, alterações gengivais e problemas oclusais. 35 a 44 anos – dados sobre a saúde bucal dos adultos, características da atenção clínica recebida, problemas periodontais. 65 a 74 anos – dados da população idosa, qualidade de vida.

24 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento: Materiais. Humanos. Financeiros.

25 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Materiais: Permanentes. Consumo. Instrumentais. Pessoais.

26 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Materiais Permanentes: Estufa ou autoclave. Computador. Impressora. Xerox. Maquina fotográfica. Veiculo.

27 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Materiais Consumo exame: Gaze. Luva: procedimento e expurgo. Máscara. Gorro. Jaleco. Álcool 70%. Espátula de madeira. Glutaraldeido. Papel toalha. Escova p/instrumental. Sabão de coco. Sabão liquido. Saco de lixo hospitalar. Caixa plástica.

28 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Materiais Consumo escritório: Lápis. Borracha. Caneta. Prancheta. Apontador. Fichas: exame, autorização, mapa diário. Crachá. Envelopes. Fita crepe. Almofada de carimbo. Clipes. Grampeador. Tesoura.

29 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Materiais Instrumental: Espelho bucal. Sonda CPI/OMS. Pinça clinica. Caixa metálica.

30 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Materiais Pessoal: Calçado e roupa confortável. Protetor solar. Boné.

31 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Humanos: Coordenador – CD. Examinador – CD. Anotador – CD, THD, ACD, qualquer pessoa com treinamento especifico. Monitor – qualquer pessoa com treinamento especifico. Digitador – qualquer pessoa com treinamento especifico.

32 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Humanos Coordenador: Colaborar com o planejamento e coordenar a correta execução do levantamento. Calibrar os examinadores. Resolver as duvidas que surgirem.

33 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Humanos Examinador: Coordenar o exame no local determinado. Examinar a amostra. Indagar o paciente se necessário. Zelar pelas condições de biosseguranca e os aspectos éticos ligados a pesquisa. Preencher o mapa diário de exame.

34 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Humanos Anotador: Organizar o material para anotação. Fazer o registro das informações ditadas pelo examinador. Advertir o examinador para qualquer irregularidade no exame.

35 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Humanos Monitor: Organizar o local de exame. Fazer a reposição das fichas e do instrumental (incluindo lavagem e esterilização). Conferir as fichas preenchidas Conduzir os pacientes. Manter a ordem no local de exame.

36 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Humanos Digitador: Digitar as fichas de exame. Digitar o relatório final. Compor em conjunto com o coordenador a apresentação dos dados finais.

37 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Recursos necessários para o levantamento Financeiros: Orçamento detalhado dos recursos a serem utilizados: material permanente e de consumo e despesa com pessoal (deslocamento, alimentação, hospedagem, assessoria técnica, etc). Identificar possíveis instituições financiadoras.

38 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Instituições envolvidas: Faculdade de Odontologia. Entidades de Classe (CROs, Sindicatos, ABOs, etc.) Poder municipal (secretaria de saúde e de educação) Instituições de ensino fundamental e médio (públicas e privadas). Associação de moradores. Igrejas. ONGs. Mídia – escrita, falada, visual. OBS: fazer contato prévio com os responsáveis diretos pela Instituição e pedir as autorizações por escrito quando necessário.

39 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Cronograma de atividades: Estabelecer prazos/metas para execução das atividades. Atenção com datas especiais: feriados, festas locais, férias, etc.

40 Levantamento Epidemiológico
Determinação dos objetivos e desenho geral do estudo Enviar o projeto para um Comitê de Ética em Pesquisa: Embora a maioria dos estudos epidemiológicos em saúde bucal seja classificada na categoria de risco mínimo de acordo com a portaria MS 196/96, é fundamental a aprovação do CEP para o início dos trabalhos, ressaltando: Preservação do direito individual de colaboração. Garantia do sigilo das informações. Explicitar os riscos envolvidos e as medidas de reparação. Termo de consentimento livre e esclarecido.

41 Levantamento Epidemiológico
Seleção da amostra: Momento crucial de um levantamento, pois e nesta fase que selecionaremos os participantes da pesquisa, deve portanto ser representativa da população em estudo. Evita um viés de seleção.

42 Levantamento Epidemiológico
Seleção da amostra: Estabelecimento do tamanho da amostra. Definir a forma de alocação dos elementos amostrais, ou seja como os indivíduos serão retirados da população (conveniência ou aleatoriamente). Caracterizar as estratégias de composição dos diversos estratos que compõem a amostra. Roncalli, 2004

43 Levantamento Epidemiológico
Seleção da amostra: Critérios para a definição do tamanho da amostra Freqüência da doença na população. Variabilidade dos critérios de diagnóstico da doença. Margem de erro da pesquisa.

44 Levantamento Epidemiológico
Calibração dos examinadores: É o momento em que padronizamos os critérios de exame com os participantes da Pesquisa. Evita um viés de mensuração. Tipos: Intra-examinadores – examinador consigo mesmo. Inter-examinadores – todos os examinadores entre si.

45 Levantamento Epidemiológico
Calibração dos examinadores: Concordância inter-examinadores: CPO-D = 90% DAÍ = 85% CPI = 80% PIP = 80% Índice de Dean (fluorose) = 80% Necessidade e uso de prótese = 90% SB-Brasil, 2003

46 Levantamento Epidemiológico
Calibração dos examinadores: Concordância intra-examinadores: CPO-D = 97,5% DAÍ = 95% CPI = 95% PIP = 95% Índice de Dean (fluorose) = 92,5% Necessidade e uso de prótese = 97,5% SB-Brasil, 2003

47 Levantamento Epidemiológico
Preparação operacional do estudo: Seleção e treinamento dos Recursos Humanos. Seleção e aquisição dos Recursos Materiais. Definição de instrumentos. Pré-teste. Flexibilidade das condições locais.

48 Levantamento Epidemiológico
Preparação operacional do estudo Seleção e treinamento dos Recursos Humanos: Preferir profissionais com experiência em levantamentos. Profissionais da rede pública deverá conciliar o levantamento com o atendimento de rotina. Os anotadores devem ser preferencialmente THD ou ACD. Os monitores devem ser escolhidos preferencialmente na comunidade a ser trabalhada. Capacitar todo o pessoal envolvido no levantamento.

49 Levantamento Epidemiológico
Preparação operacional do estudo Seleção e aquisição dos Recursos Materiais: Fazer o processo licitatório para compra dos materiais de consumo. Verificar a existência na SMS do material permanente. Identificar as unidades de saúde que servirão de base de apoio em relação ao material do levantamento.

50 Levantamento Epidemiológico
Preparação operacional do estudo Definição de instrumentos: Ficha de exame. Termo de consentimento: instituição e individual. Mapa diário. Cartão de agendamento. Fichas de tabulação.

51 Levantamento Epidemiológico
Preparação operacional do estudo Pré-teste ou estudo piloto: Amostra pequena (n=20). Realizar a atividade nos espaços coletivos e nos domicílios. Finalidade: entrosar a equipe de trabalho, verificar em locúo as condições de exame, averiguar o tempo de trabalho, identificar falhas na metodologia e logística do levantamento. Propor as correções necessárias.

52 Levantamento Epidemiológico
Preparação operacional do estudo Pré-teste ou estudo piloto: Disposição espacial: Mesa de apoio para o material. Cadeira (ideal que seja de braço) do examinador de frente à do examinado. Cadeira do anotador na lateral do examinador. Local ventilado e com boa luminosidade (natural ou artificial). Local delimitado para o exame.

53 Levantamento Epidemiológico

54 Levantamento Epidemiológico

55 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados: Execução do levantamento. Tabulação dos dados. Análise dos resultados. Elaboração do relatório final

56 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Execução do levantamento: As equipes devem se reportar semanalmente ao coordenador. Em caso de intercorrêcia ao comunicação deve ser imediata. O levantamento deve começar pelo menos uma semana após a calibração. Fazer a divulgação do levantamento: ACS, radio, TV, jornais, lideranças comunitárias e religiosas. Não interromper os serviços odontológicos por causa do levantamento. Sistematizar a referencia para unidades de saúde nos casos de urgência.

57 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Tabulação dos dados: Responsabilidade do coordenador e sua equipe. Manual – preencher as fichas de somatório e fazer os cálculos necessários. Digital – escolher um pacote estatístico: SB-Brasil, Epi-Info, SPSS, etc.

58 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Análise dos resultados: Responsabilidade do coordenador e sua equipe. Comparar os dados obtidos com outros estudos: levantamentos nacionais (1986, 1996, 2003), levantamentos anteriores realizados no município, levantamentos estaduais, levantamentos em municípios com características semelhantes. Fazer as inferências e explicações necessárias.

59 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final: Documento escrito completo – enviar para: poder executivo, poder legislativo, secretario de saúde, conselho municipal de saúde, banco de dados do MS; coordenação estadual de saúde bucal, cursos de odontologia (graduação e pós-graduação). Partes do documento escrito – enviar para as instituições pesquisadas os seus resultados específicos. Apresentação oral publica – CMS e em congressos (com autorização do município). Disponibilizar os dados para qualquer cidadão – internet, bibliotecas, banco de dados, etc.

60 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro: Capa. Equipe de Governo e de Trabalho. Introdução. Metodologia. Resultados e Discussão. Conclusão. Referencias. Apêndices. Anexos.

61 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Capa: Instituições executoras. Titulo Local/Data

62 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Equipe de Governo e de Trabalho: Equipe do executivo: prefeito, secretario de saúde, coordenador de saúde bucal. Equipe de trabalho: coordenador, examinadores, anotadores, monitores, digitadores (indicando a que instituições pertencem).

63 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Introdução: Justificativas: importância do levantamento. Caracterização do Município: aspectos sócio-econômicos, populacionais, serviços de saúde bucal. Objetivos do levantamento: geral e específicos.

64 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Metodologia: Índices utilizados: critérios de exame. Sistemática de trabalho: no domicílio e nos espaços coletivos. Abordar composição da equipe, material, instrumentos de coleta de dados, instrumentais utilizados, logística do levantamento.

65 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro: Resultados de Discussão: Utilizar tabelas e gráficos. Comparar com outros estudos. Caracterizar e contextualizar as condições de saúde bucal encontradas.

66 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Conclusão: Objetivos alcançados. Recomendações.

67 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Referencias: Referencia completa de todas as obras citadas ao longo do relatório.

68 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Apêndices: Material elaborado pelos autores. Fichas utilizadas. Documentos circulares. Fax.

69 Levantamento Epidemiológico
Condução dos exames e interpretação dos resultados Elaboração do relatório final Roteiro Anexos: Material elaborado por terceiros. Fichas utilizadas. Documentos circulares. Fax.


Carregar ppt "Levantamento Epidemiológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google