A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1."— Transcrição da apresentação:

1 Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1

2 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 2 O RETORNO ESPERADO DE MERCADO, Rmédio: AÇÃO A: INVESTIMENTO COMUM ( produtos financeiros ) AÇÃO B: NÃO FARIA INVESTIMENTOEM B; SERIA MAIS INTERESSANTE PEGAR DINHEIRO NO MERCADOD FINANCEIRO E COMPRAR AÇÕES DA CARTEIRA DE MERCADO.

3 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 3 INGREDIENTES PARA UM BOM MODELO DE RISCO E RETORNO UM BOM MODELO DE RISCO E RETORNO DEVE FAZER O SEGUINTE: A)OFERECER UMA MEDIDA PARA RISCO QUE SEJA UNIVERSAL: UMA MEDIDA DE RISCO, PARA SER ÚTIL, TEM QUE SER APLICÁVEL À TODOS OS INVESTIMENTOS, QUER SEJAM AÇÕES OU BÔNUS OU IMÓVEIS, JÁ QUE TODOS COMPETEM PELO MESMO R$ DE INVESTIMENTO. B)ESPECIFICAR QUE TIPOS DE RISCO SÃO RECOMPENSADOS E QUE TIPOS NÃO O SÃO. UM BOM MODELO DEVE SER CAPAZ DE FAZER A DISTINÇÃO ENTRE RISCOS RECOMPENSADOS E RISCOS NÃO RECOMPENSADOS, E OFERECER UM RACIOCÍNIO INTUITIVO PARA A DIFERENCIAÇÃO.

4 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 4 C) PADRONIZAR MEDIDAS DE RISCO, PERMITINDO ANÁLISE E COMPARAÇÃO: EMBORA O RISCO SEJA SEMPRE RELATIVO, UMA BOA MEDIDA DE RISCO DEVE SER PADRONIZADA DE TAL FORMA QUE UM INVESTIDOR, AO EXAMINAR A MEDIDA DE RISCO DE UM DADO INVESTIMENTO, POSSA CHEGAR A UMA CONCLUSÃO QUANTO AO RISCO DO INVESTIMENTO RELATIVAMENTE À OUTROS. D) TRADUZIR A MEDIDA DE RISCO EM RETORNO ESPERADO. NÃO BASTA UM MODELO DIZER QUE INVESTIMENTOS DE RISCOS MAIS ELEVADOS DEVEM RENDER RETORNOS ESPERADOS MAIS ELEVADOS, SEM FORNECER UMA ESTIMATIVA ESPECÍFICA DE PRÊMIO DE RISCO.

5 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 5 E) FUNCIONAR. UM TESTE MAIS EXIGENTE SERIA EXAMINAR SE OS RETORNOS EFETIVOS, MAIS UMA VEZ, A LONGO PRAZO, SÃO IGUAIS AOS RETORNOS ESPERADOS DERIVADOS DO MODELO. O CAPM AINDA É O PADRÃO PELO QUAL OS DEMAIS MODELOS PARA RISCO E RETORNO SÃO MEDIDOS. O CAPM É CONSTRUÍDO SOBRE A PREMISSA DE QUE A VARIÂNCIA DE RETORNOS É A MEDIDA DE RISCO APROPRIADA, MAS APENAS AQUELA PORÇÃO DE VARIAÇÃO QUE É NÃO DIVERSIFICÁVEL É RECOMPENSADA. O MODELO MEDE ESSA VARIÂNCIA NÃO-DIVERSIFICÁVEL USANDO UMA ESTIMATIVA BETA, E RELACIONA OS RETORNOS ESPERADOS A ESSA ESTIMATIVA BETA.

6 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 6 NO CAPM, OS INVESTIMENTOS SÃO MEDIDOS EM DUAS DIMENSÕES: O RETORNO ESPERADO SOBRE OS INVESTIMENTOS COMPREENDE A RECOMPENSA, E A VARIÃNCIA NOS RETORNOS ESPERADOS COMPREENDE O RISCO DO INVESTIMENTO. NO MUNDO DA CAPM, A VARIÂNCIA É A ÚNICA MEDIDA DE RISCO. INVESTIDORES COM OPÇÃO DE ESCOLHA ENTRE DOIS INVESTIMENTOS COM O MESMO DESVIO- PADRÃO MAS RETORNOS ESPERADOS DIFERENTES, SEMPRE ESCOLHERÃO AQUELE COM O RETORNO ESPERADO MAIS ELEVADO.

7 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 7

8 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 8 UTILIZANDO O CAPM Rf = Taxa livre de risco; Rm = Retorno esperado sobre o índice de mercado. - RETORNO ESPERADO TAXA DE RETORNO EXIGIDA NAS DECISÕES DO INVESTIMENTO É FORMADA COM BASE NA REMUNERAÇÃO DE UM ATIVO LIVRE DE RISCO MAIS UM PRÊMIO PELO RISCO IDENTIFICADO NA DECISÃO EM AVALIAÇÃO, OU SEJA: RETORNO ESPERADO = TAXA DE JUROS LIVRE DE RISCO (Rf) + PRÊMIO PELO RISCO.

9 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 9 EXEMPLO: ADMITA UMA AÇÃO QUE APRESENTA UM BETA IGUAL A 2,0. OU SEJA, SEU RISCO SISTEMÁTICO É O DOBRO DO MERCADO COMO UM TODO. A TAXA LIVRE DE RISCO DA ECONOMIA É DE 6,5% E A EXPECTATIVA DOS INVESTIDORES É DE QUE O PRÊMIO PELO RISCO DE MERCADO ATINJA A 8,5% DETERMINAR A REMUNERAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA PELO INVESTIDOR DESSA AÇÃO.

10 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 10 SOLUÇÃO: PELOS DADOS DO EXEMPLO, SABE-SE QUE: BETA = 2,0 Rf = 6,5% Rm = 15% ( 6,5% + 8,5% ) LOGO, A TAXA DE RETORNO REQUERIDA R PELOS INVESTIDORES DESSA AÇÃO ATINGE A: R = Rf + Beta( Rm – Rf ) R = 6,5% = 2,0(15% - 6,5% ) R = 23,5% - - - - O RETORNO ESPERADO DESSA AÇÃO DEVE SER, NO MÍNIMO, IGUAL A 23,5%, QUE REPRESENTA A TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE PARA O INVESTIMENTO NESSA AÇÃO.

11 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 11 EXERCÍCIOS: DETERMINADO ATIVO POSSUI UM RETORNO MÉDIO ESPERADO DE 18% E A TAXA DE JURO DE ATIVO LIVRE DE RISCO É 7%. DETERMINAR O RETORNO ESPERADO ( CAPM ) PARA OS SEGUINTES BETAS: a)Beta = 1,70 b)Beta = 1,10 c)Beta = 0,90


Carregar ppt "Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google