A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Aula 4 – Risco

2 Conteúdo Programático desta aula:
Entender como funciona correlação de carteiras; Conhecer a relação de Risco e o Beta; Compreender o modelo de precificação de ativos;

3 RISCO:

4 σk = 1,41% ativo A σk = 5,66% ativo B EXEMPLO 1: Ativo A
I.I. = $20.000 Ativo B Taxa de retorno e Probabilidade Pessimista = 15%; Probabilid. = 0,25 Pessimista = 9% Mais Provável = 17% Probabilid. = 0,50 Mais Provável= 17% Otimista = 19% Otimista = 25% σk = 1,41% ativo A σk = 5,66% ativo B Ex 1: qual o ativo mais arriscado da Cia. Tudo de Bom? A empresa está considerando duas alternativas de investimento,para as quais fez as estimativas ao Lado:

5

6 FLUXOGRAMA ATIVO A ATIVO A PROBABILIDADE 0,25 PESSIMISTA 13%
MAIS PROVÁVEL 15% PROBABILIDADE 0,50 OTIMISTA 17% PROBABILIDADE 0,25

7 FLUXOGRAMA ATIVO B PROBABILIDADE 0,25 ATIVO B PESSIMISTA 9%
MAIS PROVÁVEL 17% PROBABILIDADE 0,50 OTIMISTA 25% PROBABILIDADE 0,25

8 MAPA CONCEITUAL (RISCO) Ativo B é MAIS ARRISCADO
Ativo A=>σk = 1,41% TORNOO Ativo B=>σk = 5,66% Risco ti Ativo B é MAIS ARRISCADO

9 Coeficiente de Variação:
É uma medida de dispersão que divide o desvio-padrão pela média. Quanto maior o coeficiente de variação, maior é o risco. Custo de Oportunidade: Ex: Considere um investidor que possua $50 mil aplicados no mercado financeiro, com uma remuneração de 15% ao ano; caso ele não faça o investimento e reverta este capital para o seu próprio negocio e se ao final do período considerado o retorno for menor do que o mercado oferece (15%) , ele perderá dinheiro, mas se a taxa de retorno superar os 15%, ele terá ganho.

10 CARTEIRA DE ATIVOS Para administrar o risco o investidor deve diversificar seus investimento em um conjunto de ativos. Com isso, retornos insuficientes proporcionados por um ativo, podem ser compensados por retornos maiores, proporcionados por outros. Combinando os ativos com o objetivo de montar uma carteira eficiente, o investidor obterá maior retorno possível e terá o menor risco possível, para que haja a combinação de ativos se faz importante o uso da correlação.

11 Correlação de uma carteira (ρ)
Para construir uma carteira eficiente , o investidor deve buscar ativos cujos retornos tenham movimentações diferentes. Isso é possivel por meio de avaliação da relação entre as taxas de retornos dos ativos, utilizando a medida estatistica, chamada correlação. Correlação é um conceito estatistico utilizado para saber como duas ou mais variáveis se relacionam e comparam o moviemento dos retornos, ou seja como um retorno de um ativo se movimenta em relação a outro. Relacionando-se ativos com baixa correlação (ou covariância inversa) é possível reduzir-se o risco total da carteira.

12 Quando as duas séries variam na mesma direção, teremos uma correlação positiva perfeita. Quando as duas séries variam em direções opostas teremos uma correlação negativa perfeita. Medimos o grau de correlação através do coeficiente de correlação, este pode variar de +1 e -1. O objetivo da correlação de uma carteira eficiente é a redução do risco geral, ou seja, a busca por combinar a melhor maneira de combinar ou adicionar a carteira ativos com correlação negativa. No caso de uma correlação positiva, os dois ativos oscilam no mesmo sentido, enquanto quando há uma correlação negativa, as variáveis se movem em sentido contrário, e, quando o valor é zero, não há relação entre os ativos.

13 CORRELAÇÃO E COVARIÂNCIA:
Método estatístico de calcular a maneira como os retornos se movem relativamente a uma outra carteira de ativos (quanto maior a diferença dos movimentos entre os ativos menor o risco). A medida estatística é o coeficiente de correlação que assume valores dentro de uma faixa de +/-1, para séries que apresentam correlação positiva perfeita, até –1, para séries cuja correlação negativa é perfeita.

14

15 O modelo de Markowitz, que usa retorno esperado da carteira (E), a variância da carteira (V), a participação (X) e o retorno esperado de cada ativo (μ) e a covariância entre o par de ativos diferentes (σ), mostra o risco máximo que um investidor está sujeito a aceitar, tendo como objetivo a maximização do nível do retorno sujeito a esse nível de risco. O modelo de Markowitz é baseado no conceito de fronteira eficiente, que permite que seja feita a melhor alocação entre os ativos, sempre em busca de maximizar o ganho.

16

17 TIPOS DE RISCO: O risco total de uma carteira é formado por dois tipos de risco. São eles: o risco diversificável e o risco não- diversificável. O risco diversificável, também é conhecido como risco não sistemático, representa a parte do risco de um ativo associado a causas aleatórias. Este tipo de risco está associado a fatos como alterações ou problemas ao nível da gestão da empresa, greves ou modificações nos padrões de consumo relativos aos produtos da empresa. Podemos perceber que é fruto do erro de administração ou decisão empresarial e assim podem levar uma empresa a um estado de insolvência. Baixa produtividade, uma linha de produtos mal desenvolvida e ameaças da concorrência podem levar a empresa ao risco.

18 O risco sistemático incide sobre todo e qualquer tipo de investimento
O risco sistemático incide sobre todo e qualquer tipo de investimento. O risco financeiro de uma empresa é uma das fontes do risco não- sistemático, pois ele relaciona-se ao nível de endividamento de uma empresa, e o risco não se dissolve. O risco de administração envolve a administração de uma empresa e esta está associada à tomada de decisão equivocada por parte dos administradores; O risco no setor econômico, trará maior sazonalidade , tipos diferentes de ciclos de produção , maior concorrência, etc.

19 O risco não diversificável também chamado de risco sistemático é atribuível a fatores de mercado que afetam todas as empresas e não pode ser eliminado por meio de diversificação, são os conhecidos riscos macroeconômicos, sociais e políticos. São eventos que podem representar grandes ameaça, mas esta ocorrência independe da vontade ou ação da empresa.

20 O risco não- sistemático é dependente de cada investimento específico, assim , quanto mais elevado o risco , maior tende a ser a exigência de retorno que compense o risco. Algumas classes de risco sistemático: Risco em relação a taxas de juros, pois essas afetam as taxas de retorno dos investimentos; Risco inflacionário, pois a inflação causa problemas econômicos e assim aumentam o risco do mercado Risco cambial, já que a valorização ou desvalorização da moeda local em relação as outras moedas causa um risco. Não podemos descartar eventos políticos, tsunami, inflação, incidentes internacionais, mudança de governo, etc.

21 COEFICIENTE BETA O coeficiente beta de um ativo pode ser determinado a partir de seus retornos históricos em relação aos retornos históricos da Carteira de Ativos do mercado; O coeficiente Beta na verdade é uma regressão linear dos retornos dos ativos com o retorno do mercado. O valor do beta serve para indicar qual será a variação de um ativo. O coeficiente beta é uma medida relativa de risco não diversificável. É um indicador de variabilidade do retorno de um ativo em resposta a uma variação do retorno do mercado. O coeficiente beta trabalha a rentabilidade de um ativo. O valor de beta é obtido a partir de dados de retorno. Os retornos históricos de um ativo são utilizados no calculo do coeficiente beta.

22 Interpretação dos betas – os betas podem ser negativos ou positivos, mas os mais comuns são este último.a maioria esta entre 0,5 e 2,0 Tipos de Beta: BETA DEFENSIVO- Se o beta for menor do que 1,0 Ex: imagine se o Ibovespa varia 5% durante a semana e o beta da ação varia 0,75. Então teríamos: 5% X 0,75 = 3,75% está seria a variação da ação neste período. BETA AGRESSIVO – Se o beta for maior do que 1,0 Ex: imagine o IBOVESPA variando em 4% na semana e o valor do beta da ação em 1,80%, então teríamos: 7,2% esta seria a variação da ação.  BETA NEUTRO – se o beta for igual a 1,0 a rentabilidade da ação acompanha o mesmo parâmetro do índice.

23 QUESTÕES: O que mede o risco? O que é coeficiente de variação? O que é correlação positiva perfeita e negativa perfeita? Quais são os tipos de risco? Dê exemplos.

24 PARTICIPAÇÃO CARTEIRA
APLICAÇÃO: Ex: Conforme a expectativa de retorno para uma carteira composta pelas seguintes ações nas seguintes proporções. AÇÃO PARTICIPAÇÃO CARTEIRA BETA ALFA 0,3 1,5 0,5 1 GAMA 0,2 0,4 Qual o valor do Beta de Carteira? Β = 0,3.1,5 + 0, ,2.0,4 = 0,45 + 0,5.0,08 = 1,03

25 APLICAÇÃO: Ex: Uma empresa possui uma carteira composta por 40% de A, 35% de B e 25% de C. Dado o beta de A de 1,3, de B 0,5 e de C 0,3, calcular o beta de carteira. β = 0,4 x 1,3 + 0,35 x 0,5 – 0,25 x 0,3 = 0,52 + 0,175 – 0,075 = = 0,62

26 DESVIO-PADRÃO E COEFICIENTE DE VARIAÇÃO CORRELAÇÃO DE UMA CARTEIRA (Ρ)
CORRELAÇÃO POSITIVA PERFEITA E NEGATIVA PERFEITA RISCO DIVERSIFICÁVEL E NÃO DIVERSIFICÁVEL COEFICIENTE BETA (β)


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google