A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria."— Transcrição da apresentação:

1 Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria

2 Maria Teresa Maia Gonzalez ► Nasceu em Coimbra, 1958 ► Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, ► Foi professora de Língua Portuguesa

3 Estrela à Chuva:

4 A história deste livro passa-se na cidade de Setúbal em que Estela e Gisela são duas adolescentes com uma vida familiar e escolar completamente diferentes uma da outra e frequentam ambas o 10ºano. Estela é uma rapariga de classe média que sonha ser actriz e famosa. Esta jovem pensa muito em roupas, vive obcecada pelo êxito e pela fama e sonha com os fortes e futuros aplausos. A sua doentia obstinação leva-a a subjugar a mãe, a ignorar os colegas, a enxotar os amores quando lhe acenam nos intervalos das aulas, etc. Para isso concorre a “castings” para programas musicais como o “Chuva de Estrelas” e também para novelas, mas sem qualquer êxito. Mesmo assim, continua a lutar pelos seus sonhos. Mas por outro lado, Gisela é uma jovem angolana, simpática e pobre, que vive numa família grande. Esta rapariga, apesar de ser amiga da Estela, tenta-lhe mostrar que a beleza e os bens materiais não são tudo. Gisela, ao contrário de Estela, é boa aluna e aproveita as oportunidades que lhe dão e apesar de ser pobre, luta e esforça-se para conseguir ser juíza ou advogada e é muito adulta para a sua idade devido às dificuldades com que se depara no seu dia-a-dia: toma conta dos 4 irmãos mais novos, faz as refeições e ajuda nas tarefas domésticas. Gisela foi obrigada a crescer depressa demais e começou a ter obrigações que outras raparigas não têm. Ambas lutam por aquilo que ambicionam mas … Resumo da obra :

5 “Não havia obstáculos intransponíveis para quem sabia aonde queria chegar”. Escolhi esta citação, pois é um bom apoio para sabermos e termos a perfeita noção de que, quando algo nos corre mal, não devemos desanimar e muito menos desistir, devemos sim seguir em frente e tentar fazer sempre melhor. Quando ansiamos e desejamos muito alguma coisa, damos o possível e impossível para que tal se concretize, e achamos que apesar de todos os obstáculos que possam eventualmente aparecer somos capazes de os derrubar, pois mais tarde vale de uma grande valorização e é essa a recompensa. “ O que há de bom na adolescência não é a adolescência; é termos esperança de que esta fase lixada passe depressa e em breve …”. Citações: Escolhi também esta citação porque concordo com a Estela. A adolescência é muito complicada não só para os nossos pais mas também para nós. Mas será melhor a adolescência ou a fase adulta cheia de obrigações e problemas?


Carregar ppt "Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google